Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

As demissões nas bigtechs e os vistos de trabalho

As demissões nas bigtechs e os vistos de trabalho de trabalho

Relatório diz que nos últimos 3 anos as empresas de tecnologia empregaram 45.000 trabalhadores com permissão H-1B, o visto de trabalho nos EUA. Mas agora, com a onda de demissões nas bigtechs muitos deles tem apenas 60 dias para encontrar outro emprego e poder permanecer no país.

Muitos trabalhadores com visto H-1B, empregados por grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, nos últimos três anos, foram demitidos, de acordo com dados apurados pela Bloomberg.

As grandes empresas de tecnologia, como a Amazon, Lyft, Meta, Twitter, Salesforce, patrocinaram ao menos 45.000 empregados com visto H-1B nos últimos três anos, apurou a Bloomberg a partir de dados do Serviço de Imigração dos EUA.

A Bloomberg relatou que as últimas demissões da Meta e do Twitter afetaram cerca de 350 trabalhadores imigrantes.

O H-1B é um visto temporário que permite que as empresas possam contratar profissionais estrangeiros para "funções especializadas". Os EUA emitem no máximo 65.000 vistos H-1B para trabalhadores estrangeiros por ano, e estes podem permanecer no país entre três a seis anos.


Onda de demissões nas bigtechs, visto de trabalho só vale por 60 dias.


Porém, se estas pessoas forem demitidas, elas têm apenas 60 dias para encontrar uma nova colocação e assim poder permanecer no país, é isso, ou terão que voltar para casa.

Existe uma certa dependência do programa H-1B por parte das empresas de tecnologia, para que possam trazer profissionais de engenharia qualificados, de todas as partes do mundo. Isso é importante para que as empresas mantenham vantagem competitiva num setor em rápida evolução.

Mas, à medida que a onda de demissões aumenta nas bigtechs americanas, os trabalhadores que foram para os EUA com visto H-1B nos últimos 3 anos estão enfrentam incertezas.

Muitos deles já foram demitidos e precisam se preocupar com filhos, financiamentos de imóveis, empréstimos estudantis e outras contas, além do apertado prazo de 60 dias para encontrar um novo emprego. E isso tudo num mercado altamente saturado de profissionais qualificados.


Twitter tinha 700 funcionários com visto de trabalho


O Twitter, agora sob o comando de Elon Musk, empregava 700 funcionários com visto H-1B antes da onda de demissões. Um ex-funcionário do Twitter disse que muitos dos trabalhadores com visto H-1B ainda permanecem na empresa, apesar da pressão imposta por Musk.

Eles se submetem a isto por que "não querem ter que procurar um novo emprego num mercado de trabalho saturado, onde as chances de conseguir antes de serem forçados a sair do país são pequenas."

Um indiano e ex-funcionário da Meta que entrou no país com visto H-1B há 15 anos disse que financiou uma casa em 2022, justamente quando começou a trabalhar na Meta. Ele foi demitido um ano depois e agora está em busca de uma colocação, mesmo que seja de técnico, para poder permanecer nos Estados Unidos com seus dois filhos.

"Você passa meses se preparando para conseguir um bom emprego aqui", disse ele. "É difícil saber que, mesmo depois de 15 anos trabalhando aqui, você corre o risco de não poder ficar no país."

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.