Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O verdadeiro motivo que fez Elon Musk comprar o Twitter

O rosto de Elon Musk ao lado da marca do Twitter mostrada num monitor da NYSE ilustra nosso artigo sobre: O verdadeiro motivo que fez Elon Musk comprar o Twitter.

Logo após Elon Musk comprar o Twitter e assumir o cargo de CEO da empresa, no ano passado, o mundo da mídia – que passa a maior parte do dia nessa plataforma de rede social – estava obcecado com os motivos por trás desse movimento.

Ele [Musk] comprou o Twitter para promover uma agenda política de extrema direita? Por que ele levou uma pia para a sede do Twitter naquele dia? Musk estaria planejando dominar o mundo?

A resposta é mais enfadonha do que isso e tem a ver com algo que ele já fez no passado.

Musk, é claro, faz parte da ‘Trupe do PayPal’, a equipe que construiu a gigante plataforma de pagamentos no final dos anos 90 e se tornou bilionária.

Uma pista do que teria feito Elon Musk comprar o Twitter é que os pagamentos estão no sangue dele.

Uma de suas primeiras empresas foi uma empresa de pagamentos chamada X. E este é um nome que ele ressuscitou para um misterioso produto do Twitter. O Twitter que, segundo ele, atingirá 104 milhões de usuários até 2028.

Caitlin Long, uma respeitada ex-banqueira do Morgan Stanley que agora dirige uma empresa de stablecoin, disse que não tem dúvidas de que Musk está usando o Twitter como um veículo para promover seu antigo desejo de refazer o setor de pagamentos.

“Ele tem tentado ‘desintermediar’ este setor durante toda a sua carreira”, disse ela, referindo-se à rede de transferência de dinheiro administrada pelos bancos.

Long vê a jogada de Musk na compra do Twitter como a reencarnação da Libra (a malfadada moeda digital do Facebook), que buscava fornecer carteiras criptográficas para mais de 1 bilhão de usuários do Facebook.

O plano de Mark Zuckerberger fracassou sob o minucioso escrutínio do Congresso americano. Mas a ex-banqueira do Morgan Stanley [Caitlin Long] diz que o Twitter pode ter sucesso onde o Facebook falhou. Isso porque seu backbone de pagamento é a rede Bitcoin Lightning. Uma estrutura principalmente descentralizada que não tem a mesma ‘carga política’ do projeto liderado por Mark Zuckerberg.

Se você quiser mais evidências de que a compra do Twitter por Musk é uma jogada dele no setor de pagamentos, veja algumas das pessoas que ele trouxe para ajudá-lo:

- O fundador da Binance, Changpeng Zhao;
- David Sacks, outro membro da ‘trupe do PayPal’ que está profundamente envolvido com criptomoedas;
- Assim como Sriram Krishnan, que investe para a 16z Crypto e que tem um endereço Ethereum em seu Twitter.

A compra do Twitter soa mais como uma operação política e de mídia - ou de pagamentos?

Mais um bom motivo para pensar que Musk tratará sua nova empreitada como um veículo para pagamentos é porque ele disse isso.

De acordo com documentos obtidos pela imprensa americana, Musk previu que o Twitter pode gerar 1,2 bilhão de dólares em receita de pagamentos até 2028.

E isso também atingiria seu objetivo declarado de tornar a plataforma menos dependente dos anunciantes.

Quando Musk dirigia o PayPal em 1999, a empresa estava em posição de revolucionar o sistema de pagamentos mundial por causa de uma nova tecnologia, a internet. Além da atitude rebelde de sua equipe executiva.

Avançando para a aquisição do Twitter, fica claro que ele quer fazer a mesma coisa DE NOVO.

Veja também
- Quinze dias de terror: conheça os bastidores da campra do Twitter por Elon Musk.

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.