Tecnologia

Empresas que operam o modelo SaaS no Brasil

O mercado SaaS no Brasil

As queridinhas dos investidores, as empresas SaaS - empresas que oferecem Software como Serviço - já somam mais de 5.000 empresas no Brasil.

Empresas com grande potencial de crescimento mas que ainda representam um número muito pequeno diante do tamanho e das necessidades do mercado brasileiro. E por incrível que pareça este setor tem apresentando grande resiliência durante a atual crise.

Para quem chegou de Marte agora, listamos algumas das empresas SaaS mais conhecidas no mercado brasileiro:

Resultados Digitais
Alura
Vindi

O maior pólo de desenvolvimento de empresas deste setor está na região sudeste, com maior concentração no estado de São Paulo, onde estão metade das empresas, entretanto o segmento tem uma grande presença em outras regiões do país onde existem pólos tecnológicos muito desenvolvidos.

Empresas SaaS e alguns de seus diferenciais.

Este é um segmento que anda em plena sintonia com o que se pode chamar de 'economia de acesso', onde o consumidor das soluções tecnológicas fornecidas por este tipo de empresa não precisa mais adquirir um software, ele apenas aluga um sistema. Ao adquirir softwares como serviço os consumidores tem muito mais facilidades no tocante a utilização e a questões relacionadas a manutenção do programa pois como o modelo de SaaS - software como serviço - é quase que totalmente escalável, ou seja, a empresa que desenvolve e fornece a solução constrói um sistema que poderá ser acessado por milhões de usuários e isso no final das contas acaba facilitando o processo de manutenção e melhoria contínua do sistema, uma vez em que basta a empresa desenvolvedora publicar uma atualização para que todos os usuários recebem em tempo real a novidade ou mesmo uma correção de segurança.

Veja Também
Uma tecnologia que simplifica a vida dos donos de pequenas empresas

Como resultado disso os consumidores tem acesso a ferramentas de alta tecnologia que são constantemente atualizadas estando sempre em sintonia com as melhores práticas de segurança, usabilidade e com as ferramentas mais modernas existentes no mercado, não só brasileiro mas mundial.

Um mercado aquecido que nem mesmo a pandemia de Covid-19 conseguiu desacelerar.

Se compararmos o mês de março de 2020, inicio da crise causada pelo CoronaVírus, com a mesma época de 2019, houve um crescimento de mais de 40% no segmento SaaS, segundo informações do Vindi Insights.

Nem mesmo as SP500, relação das quinhentas maiores empresas listadas nas bolsas americanas (NYSE e NASDAQ), se desenvolvem com tamanha agilidade. Empreendimentos baseados em modelos de negócios por assinatura, como SaaS, tendem a crescer entre 5 e 9 vezes mais rápido.

INCORPORAR IMAGEM
<iframe src="https://e-zoop.com/images/blog/tecnologia/mapa_de_startups_no_brasil.png?1" width="100%" height="910" frameborder="0" allowfullscreen sandbox></iframe>

 

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo