Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como entrar no marketing digital?

Uma mulher usando o celular para trabalhar com marketing digital ilustra nosso artigo sobre: Como entrar no marketing digital?

Vamos descobrir como você pode entrar no marketing digital e trabalhar em qualquer lugar faturando como se tivesse uma empresa física. Confira todas as nossas dicas para começar a trabalhar com boas estratégias e alcançar grandes resultados. E isto num espaço de tempo bem mais curto do que a média dos negócios convencionais oferece.

Para qualquer tipo de negócio, ter estratégias digitais é fundamental para atingir os consumidores que estão na rede (internet) e ter bons retornos em faturamento. Não é por acaso que o marketing digital é utilizado por tantas empresas no mundo todo. Se fosse uma estratégia ruim, as grandes companhias não apostariam nisso. Não concorda?

O ‘terreno online’ é um dos melhores meios para você se conectar com o seu público-alvo, seja na hora de mostrar um produto (digital, no nosso caso) ou finalizar uma compra.

Ainda lá em 2021, segundo a eMarketer, o Brasil foi um dos maiores mercados de varejo eletrônico da América Latina. A verdade é que na primeira fase epidemia, o comércio eletrônico no país cresceu incríveis 68%, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Ou seja, estar no ‘marketing digital’ é uma necessidade para quem quer vender e escalar. Então, se você quer saber como começar a usar essa poderosa máquina, que tem feito milionários ao redor do mundo, a seu favor, separamos dicas importantes para quem está começando. E por falar nisso, conheça o nosso curso de marketing digital para iniciantes.

Para entrar no marketing digital estude muito sobre o assunto para dominar técnicas avançadas de prospecção e persuasão

O primeiro passo para quem deseja iniciar nesse mercado milionário do marketing digital é buscar estudar mais sobre o assunto e suas estratégias. Isso porque, o marketing digital é uma área realmente ampla e você precisa conhecer suas opções antes de tomar qualquer decisão.

Para se ter uma ideia, você ou sua empresa tem a opção de trabalhar com tráfego pago, criando anúncios para divulgar produtos ou serviços.

Portanto, esses anúncios podem ser veiculados em buscadores do Google, em banners de sites e espaços no Facebook e Instagram, por exemplo. Ou mesmo feitos blogs, oferecendo uma gama de informações úteis para conquistar seus seguidores e ganhar mais credibilidade.

Dessa maneira, ao pesquisar por informações, a pessoa pode encontrar o seu artigo e acabar conhecendo a sua marca e seu negócio. Há também o SEO (Otimização para mecanismos de busca) ou em inglês: Otimização para Hunt Machines.

O SEO, embora seja mais lento, ainda é uma técnica poderosa para quem quer entrar no marketing digital


Seo consiste em uma série de estratégias para melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de busca do Google ou Bing, por exemplo. Quanto melhor o seu conteúdo/informação, melhores serão as chances de seus seguidores apostarem em você e se converterem em clientes.

As redes sociais

E, claro, a presença nas redes sociais precisa ser bem divulgada, com bons conteúdos. Nesses espaços, você também consegue atingir pessoas que possam se interessam pelo seu produto, seja por meio de promoções nessas plataformas ou redirecionamento para o seu site/loja virtual.

Enfim, são inúmeras as possibilidades e o ideal é que você aprenda mais sobre elas através de cursos de marketing para começar a entender como agir. Você pode aproveitar os tipos variados de conteúdo que encontra em blogs e canais de vídeo, por exemplo.

Ou mesmo cursos mais completos e concentrados em áreas específicas, semelhantes como Inbound Marketing, operação de redes sociais, curso de especialista de marketing, dentre outros.

  

Ao entrar no marketing digital procure ter clareza sobre quais são seus objetivos

Quando se dispuser a entrar no marketing digital procure se inteirar ao máximo sobre as técnicas e estratégias deste meio. E para poder aproveitar todas as possibilidades que este mercado bilionário oferece, você precisa definir bem suas metas.

Afinal, saber o que você quer alcançar torna mais fácil determinar o caminho para chegar lá. Disto isto, vale a pena estipular quais os resultados você quer alcançar por meio das estratégias de marketing digital.

- Deseja melhorar o reconhecimento da sua marca pessoa/empresarial?
- Levar mais leads (clientes em potencial) para o seu site?
- Aumentar o volume de negócios e conquistar novos usuários?

Cada uma dessas pretensões terá uma estratégia diferente e você precisará se estudar para dominá-las.

Saber quais ferramentas usar pode fazer muita diferença. Assim, tenha tudo bem definido para saber exatamente como agir, quais ferramentas empregar e entender quais resultados você busca. 

Conheça sua base de seguidores para entrar no marketing digital com o pé direito

Ao entrar no marketing digital, não podemos esquecer que a base de seguidores (nosso público-alvo) é um fator muito importante. Todas as estratégias precisam considerar quem você quer atingir para se comunicar da maneira correta.

Dessa forma, seja produzindo conteúdo ou criando um anúncio (tráfego pago), você deve entender como atrair seus seguidores. E se você está entrando agora no marketing digital, só vai conseguir isso com bons cursos sobre o assunto. Apenas pesquisa na internet não vai te dar toda a informação que precisa.

Voltando à estratégia, você pode usar linguagem abrangente no inicio, mas depois terá que fazer uma abordagem mais direcionada. E para isso terá que considerar a posição, idade e preferências das pessoas. Você pode conduzir pesquisas ‘informais’ usando suas postagens nas redes sociais para levantar essas informações. Além de usar questionários e formulários online.

A coleta de dados neste ponto é essencial e você deve obter informações demográficas e comportamentais. Os próprios sistemas das redes oferecem ferramentas com esses dados, embora de forma mais superficial.

Planejando sua presença digital

Outra dica importante para quem deseja entrar no marketing digital e obter bons resultados é o planejamento da presença digital. Um bom canal de negócios, blog e redes sociais precisa ser simplificado e bem administrado. Isso significa ter constância na publicação de conteúdo.

De nada adianta ter uma conta no Instagram, apenas para bonito, se ela não tiver um bom conteúdo. Postar com frequência e de forma sistematizada faz muita diferença. Uma boa presença digital precisa ser trabalhada e bem segmentada para que as estratégias implementadas tragam resultados. Então, concentre-se em ter perfis ativos nas redes sociais e com bom conteúdo, se for usar um blog, ele também precisa de frequência de postagens.

Ao mesmo tempo, os anúncios feitos em redes sociais precisam ser organizados


A título de ilustração, no Instagram e no Facebook, a frequência ideal de anúncios pode variar de duas a três vezes ao dia. Já, no caso de você também usar um blog, procure mantê-lo atualizado diariamente ou no mínimo semanalmente.

E neste caso, você não precisa necessariamente criar conteúdo novo, mas deve atualizar seus artigos já publicados, com frequência. Ou seja, como é importante ter tudo organizado, você pode trabalhar com um cronograma. Um calendário de postagens, isso ajuda muito.

Ter uma boa definição de datas certas para implementar cada estratégia, os tipos de conteúdo, os formatos e a periodicidade de cada publicação, é de grande ajuda também. Isso é conhecido como linha editorial, a forma de organizar a pauta (conteúdo) que deverá ser produzido para suprir as estratégias de marketing.

Acompanhe sempre os resultados do marketing digital

Um detalhe essencial para quem quer entrar no mundo do marketing digital é que não adianta ficar só focando nas estratégias sem checar os resultados. Verificar os dados de cada ação (campanha) ajuda a entender o que está funcionando e o que não está.

Dessa forma, você pode ter uma visão mais ampla da situação, ‘cobrir seu ponto’ e ver como está seu negócio, entender se seus anúncios estão funcionando e de onde está vindo sua base de seguidores.

Além de verificar quais publicações nas redes sociais induzem ao maior engajamento. Mas é claro , não se esqueça de considerar o Retorno sobre o Investimento (ROI). Com ele, você consegue entender melhor se o dinheiro que você está investindo em anúncios na internet e produção de conteúdo está trazendo ganhos para o seu negócio.

Busque ajuda de profissionais

Depois de todas essas dicas, você já tem um caminho para entrar no mundo do marketing digital. Mesmo assim, tenha em mente que a assessoria de um profissional pode ser de grande valia.

Você será acompanhado por pessoas com experiência, focadas em resultados. Assim, cada esforço tende a ser de fato mais assertivo, capaz de oferecer o retorno que você deseja .

Concluindo.

O marketing digital oferece inúmeras opções para quem deseja ter uma boa presença online e alcançar bons resultados para um negócio. E para entrar nesse mundo e começar a explorar suas opções, você precisa se preparar.

Então, é fundamental estudar muito sobre o assunto e aprender mais sobre seus meandros. E de novo, aproveitando a oportunidade, convidamos você para conhecer o nosso curso de marketing digital para iniciantes.

Além de fazer um bom planejamento, de acordo com os seus objetos e os de seu público-alvo. E claro, com uma estratégia organizada, também é preciso checar os resultados para saber o que está dando certo e o que precisa de ajustes.

Veja também
- E o marketing de afiliados, vale a pena?

...

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.