Marketing de afiliados vale a pena? Veja nossa análise

O marketing de afiliados é um modelo de vendas flexível, onde se pode criar fluxos de receita com resultados consistentes, quando bem executado.
Tempo de leitura: 5minutos.
Marketing de afiliados vale a pena? Veja nossa análise

O número de pessoas dispostas a entrar para o mercado de afiiiados tem aumentado a cada dia, mas será que o marketing de afiliados ainda vale a pena? Ao mesmo tempo que a procura por esse tipo de negócio só aumenta, existe uma dúvida quanto ao fato de se ainda continue valendo a pena entrar neste segmento, pois tem-se a impressão de que o mercado pode estar saturado, e isso faz com que algumas pessoas desistam de dar seus primeiros passos como afiliadas.

Essa incerteza é normal, afinal, estamos falando de um negócio que exigirá muita dedicação para que realmente possa render bons resultados.

Resumidamente, quem trabalha como afiliado faz a indicação de novos clientes para empresas, geralmente por meio de 'link rastreado' - para que as vendas possam ser devidamente identificadas - e este link é exclusivo para cada afiliado. Sendo que o link de rastreamento pode ser publicado em blogs, redes sociais, sites, e-mails, etc.

RELACIONADO
Que tal ter uma renda extra semanal divulgando produtos nas redes sociais?

O trabalho no marketing de afiliados pode ser realizado de diferentes maneiras.

É possível firmar parcerias com algumas marcas para fazer o lançamento de produtos específicos e ganhar uma comissão sobre os ganhos gerados através da divulgação. Ou, você pode se cadastrar em Programas de Afiliados - como Hotmart, Monetizze, Eduzz, entre outros - e escolher os produtos que deseja promover. Essas plataformas funcionarão como mediadoras entre produtores e afiliados.

Mas, afinal de contas, o marketing de afiliados vale a pena? Fique conosco e acompanhe nossa análise.

O marketing de afiliados realmente funciona?

O negócio de marketing de afiliados funciona como um modelo de vendas flexível, criando diversos fluxos de receita. Porém, esse não é um tipo de negócio com ganhos rápidos - a não ser que você já inicie com ótimas estratégias planejadas e executadas.

O que é preciso para ganhar dinheiro com o marketing de afiliados?


1- Realizar pesquisas sobre os produtos, estratégias de tráfego pago e orgânico e interesses do público-alvo;
2- Criar engajamento do público com os produtos que você deseja divulgar;
3- Trabalhar um bom relacionamento com os potenciais clientes (leads) - que demonstram interesse em comprar o produto por meio do seu link de afiliados;
4- Entender e usar o SEO (otimização para mecanismos de pesquisa) e marketing em redes sociais para conseguir novos seguidores e assim gerar ganhos consistentes.

Ganhar dinheiro com marketing de afiliados exige muita dedicação por um longo período, mas isso pode se tornar mais fácil se você se preparar e procurar por conteúdo que realmente te ajude a aumentar seu conhecimento sobre o marketing de afiliados.

O marketing de afiliados vale a pena quando é bem executado e prova disso é que muitas pessoas estão conseguindo bons resultados com um dos treinamentos - Fórmula Negócio Online - mais recomendados para quem quer trabalhar com esse tipo de negócio.

Ou seja, assim como qualquer outro tipo de empreendimento ou trabalho autônomo, é necessário buscar por capacitação. Além disso, também é importante compreender quais são as suas vantagens e desvantagens, para que assim você possa analisá-las e decidir se deve ou não se dedicar ao o marketing de afiliados.

RELACIONADO
Marketing digital. Será que esse negócio é para mim?

Quem pode trabalhar com marketing de afiliados?


Não existem requisitos ou exigências mínimas para que você trabalhe com marketing de afiliados, tudo o que você vai precisar é de um computador com a acesso à  internet.

No entanto, não tem como negar que algumas pessoas podem conseguir resultados de uma forma bem mais rápida quando se trata de divulgação de produtos. Essas pessoas são: influenciadores, empresários e produtores de conteúdo, por exemplo.

Porém, se você não se encaixa em nenhuma dessas categorias, o marketing de afiliados vale a pena desde que você se dedique.

Quais são as vantagens e desvantagens do marketing de afiliados?


Trabalhando nesse tipo de negócio, você poderá se beneficiar de diversas maneiras - além da geração de renda pela internet.

Quais são as principais vantagens do marketing de afiliados?


Possui baixo custo:

O cadastro na maioria dos programas de afiliados costuma ser gratuito, logo, seus custos normalmente estão relacionados aos seus esforços promocionais e estratégias de marketing, como o tráfego pago, por exemplo.

Não precisa lidar com produtos físicos:

Esse negócio não exige que você crie ou armazene produtos, pois você divulgará um produto que já existe e que não depende de logística. Ou seja, não existe a necessidade de ter um estoque para que os produtos sejam enviados aos compradores - isso fica ao encargo do produtor.

Alta flexibilidade:

É possível trabalhar em qualquer lugar e em qualquer hora que você desejar, desde que tenha um computador com acesso à internet.

Pode ser apenas uma renda extra:

Muitas pessoas fazem do marketing de afiliados seu principal e único trabalho, mas existe a possibilidade de apenas utilizá-lo como uma opção para ganhos extras.

Por outro lado, algumas das desvantagens do marketing de afiliados são:


Tempo para gerar resultados: é necessário se dedicar e estar disposto a experimentar o negócio por um determinado período para que se possa gerar um grande volume de vendas.

Vendas “perdidas”: às vezes, pode ser que um potencial cliente veja o seu link de afiliados, se interesse pelo produto, mas não compre pelo seu link e acabe fechando o negócio com outra pessoa ou diretamente com o produtor.

Não existe controle dos produtos: quem realiza o controle do produto é o seu produtor. Você, como afiliado, só realiza a promoção do seu link com o objetivo de conquistar tráfego e conversões de vendas. Todo o processo de criação e envio de produto não fica sob seu controle.

Alta concorrência: qualquer tipo de negócio tem a sua concorrência e isso não é diferente com o marketing de afiliados. Esse mercado é altamente competitivo e o que vai fazer seu link se destacar e atingir potenciais clientes são seus esforços de divulgação, e boas estratégias de marketing digital.

RELACIONADO
Como criar uma fonte de renda extra, mesmo que você esteja sem dinheiro

Nossas últimas considerações sobre se marketing de afiliados vale a pena.

Pode ser difícil conquistar uma receita constante e estável com esse tipo de negócio online - assim como muitos em muitos outros mercados - e ainda mais complicado se destacar entre tantos profissionais que estão fazendo a promoção dos mesmo produtos que os seus.

Porém, quando você passa a dominar o marketing de afiliados e compreende as estratégias que o envolvem, os resultados podem se tornar surpreendentes e mais que satisfatórios.

O que é preciso para ser um afiliado de sucesso?


1- Conhecer muito bem seus parceiros - Programas de Afiliados;
2- Escolher produtos de qualidade;
3- Ganhar a confiança do público-alvo;
4- Criar uma marca - o nome do seu blog, redes sociais, etc;
5- Investir em diferentes estratégias de marketing digital;
6- Sempre analisar e acompanhar sua receita e seu tráfego.

Lembre-se que o marketing de afiliados vale a pena, desde que você faça um bom planejamento e execute boas estratégias! Para saber mais sobre isso clique aqui.

Agora é com você. Mâos à obra o boas vendas!


...

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo