Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

PROPED e os desafios da pediatria no mundo moderno

Conheça quais são os novos temas que têm quebrado a cabeça de especialistas em cuidados infantis no mundo inteiro.
Tempo de leitura: 5 minutos
Dois bichinhos de pelúcia com estetoscopio representando o PROPED e os desafios da pediatria no mundo moderno.

Verdade seja dita: a pediatria foi uma das áreas da Saúde que ficaram de lado nos últimos anos. A importância dos cuidados relacionados às crianças e aos adolescentes nunca deixou de fazer parte do mundo, porém eles não estiveram no centro do debate médico recente.

Contudo, o cenário vem apresentando mudanças e os especialistas acreditam que isso tende a se intensificar, principalmente pela influência que os impactos do stress infantil  vêm afetando a saúde dos pequenos. Para tanto, existem programas como o PROPED (Programa de Atualização em Terapêutica Pediátrica), que prestam apoio aos profissionais da área.

Quais são os desafios da pediatria que o PROPED visa lidar?

Primeiramente, entenda que não são apenas os médicos pediatras que precisam atualizar os conhecimentos. Por meio do PROPED, diversos especialistas em Saúde podem se beneficiar para aprimorar a prestação de serviço à primeira infância e a vários outros estágios da vida infantil.

No passado, o grande desafio da pediatria era apenas um: reduzir ao máximo a mortalidade infantil. Isso significava, basicamente, combater a desnutrição e alguns quadros infecciosos que pudessem ocorrer por contaminação precoce e contato com microrganismos patogênicos.

No entanto, com avanço das pesquisas, a prevenção de mortes nos primeiros anos de vida já possui procedimentos que se mostraram eficientes e, assim, novos desafios se apresentaram.

O PROPED e outros programas se dedicam a promover a melhora na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Não basta apenas nascer e se manter vivo, é preciso que essa vida tenha qualidade e seja mantida de modo satisfatório.

Por isso, vários outros aspectos da pediatria entraram na pauta e ampliaram ainda mais o leque de estudos necessários aos profissionais.

Temas que integram o currículo do PROPED atualmente

Confira alguns dos temas que fazem parte do PROPED e da discussão pediátrica mais atual no Brasil e no mundo:

- Desenvolvimento infantil em contextos biológicos adversos, prematuridade e asfixia perinatal: atuação do pediatra;
- Atendimento otorrinolaringológico em pediatria: situações comuns, peculiaridades e pontos-chave;
- Comportamento suicida na infância e na adolescência: considerações teóricas e práticas para pediatras;
- Os desafios do ensino de pediatria na graduação;
- Dores musculoesqueléticas na infância;
- Impacto do racismo na adolescência;
- Violência doméstica contra a criança e o adolescente;
- Convulsão e epilepsia na infância;
- Os desafios da prematuridade e suas repercussões na infância e adolescência;
- Diabetes tipo 1 e tipo 2 na infância: diagnóstico, abordagem e tratamento.

Diante de todos os assuntos, fica evidente a necessidade de um diálogo multidisciplinar e da atualização constante dos próprios conhecimentos. Afinal, muitos dos temas abordados são mutáveis e permanecem sob constante transformação na sociedade, já que eles tangem a própria organização social em caráter ético e moral do desenvolvimento.

Pode-se dizer que a pediatria voltou a ser um tema relevante na área de saúde, mas não apenas isso. Agora, os especialistas pediatras precisam se debruçar sobre muito mais métodos e conceitos para executarem o trabalho diário.

Como exposto anteriormente, não basta apenas garantir a vida, agora é preciso avançar alguns passos na direção do “viver bem” de todas as crianças.

 

...

 

 

 

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.