Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Seu cão não quer mais comer a ração? Veja o que fazer

Em casos simples, trocar a ração pode resolver. Em outros, a recusa pode ser um sinal de que algo está incomodando o seu amigo. Ter um cachorro é muito bom, mas implica em várias responsabilidades. Uma delas é fornecer a ele uma nutrição adequada à raça, porte e idade. O jeito mais prático de fazer isso é escolhendo uma ração que supra todas suas necessidades.

No entanto, não basta oferecer o alimento: é preciso se certificar de que o cão não esteja comendo demais ou de menos. O excesso de ração pode favorecer o sobrepeso, fator de risco para várias enfermidades. Por outro lado, se o animal não come o suficiente, ele pode ficar fraco e desnutrido, o que também pode deixá-lo doente.

 

O ideal é fracionar a ração em várias porções, obedecendo às recomendações de quantidade do rótulo do alimento escolhido. Essa também é uma boa forma de controlar o quanto o animal está comendo. Se ao colocar a próxima porção ainda há restos no pote, você deve ficar atento.

Observação é a chave para entender a causa

A perda de apetite pode ser causada por vários fatores, que vão desde um mau dia até problemas comportamentais, fisiológicos e hormonais. Se a recusa ao alimento for pontual, tudo bem. Mas se o problema se repete por vários dias, é preciso identificar sua causa.

E a melhor forma de fazer isso é observando o comportamento do animal e o ambiente em que ele está inserido. O cão pode estar com ciúmes de um novo pet ou de você estar passando muito tempo fora de casa, por exemplo. Nesses casos, atenção e carinho podem resolver a questão.

Um profissional é a pessoa mais indicada para te ajudar a descobrir o que pode estar causando a recusa. Mas, mesmo se você procurar um especialista, as suas observações serão fundamentais para o diagnóstico.

É importante descartar a possibilidade de alguma doença, pois, se esse é o caso, o animal vai precisar ser tratado para voltar a comer normalmente. Enquanto isso, o veterinário pode dar algumas dicas para que ele não fique desnutrido, como oferecer alimentos in natura ou sachê.

Veja também

- Comida de cachorro. Alimentos que o seu cachorro não pode comer

Oferecer comida fresca ou trocar a ração podem resolver

Também é comum a recusa se o dia estiver muito quente ou se o alimento passar tempo demais no pote, já que a maioria das rações costuma perder cheiro e textura, o que faz com que diminua o interesse do animal por elas.

A dica é oferecer sempre ração fresca, em pequenas quantidades. Deixar a ração no pote o dia todo não é uma boa ideia e ainda pode favorecer o aparecimento de parasitas na comida, especialmente se ela for úmida. Em outros casos, o seu cachorro pode ter simplesmente enjoado daquela ração e trocar de sabor ou marca pode resolver o problema. Se você não identificou outro motivo pelo qual o animal pode estar recusando a comida, vale tentar fazer isso.

Também pode ser válido oferecer ração úmida, que a maioria dos animais prefere. Esquentar esse tipo de ração por alguns segundos no micro-ondas antes de servir pode ressaltar cheiros atrativos para o animal.

Animais mais velhos pedem alimentação especial

Cachorros mais velhos costumam ter menos apetite que os mais novos, por conta de alterações no metabolismo provocadas pela idade. Por isso é tão importante oferecer uma ração adequada a essa faixa etária, pois ela é enriquecida, o que significa que o animal deve ficar bem nutrido, mesmo comendo menos.

Em alguns casos, os cães idosos precisarão de uma ajudinha para favorecer a mastigação. Pode ser necessário umedecer o alimento seco com um pouco de água. Lembre-se que as consultas ao veterinário são ainda mais necessárias nessa fase da vida.

Veja também
- 10 erros que você deve evitar na alimentação do seu cachorro

 

...

 

Author: Mundo Pet