Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como evitar que seus animais de estimação estraguem suas coisas

Dar ao seu animal de estimação uma saída para sua inclinação natural de mastigar as coisas, é o melhor caminho. Ofereça-lhes algo apropriado para mastigar.
Tempo de leitura: 6 minutos
Como evitar que seus animais de estimação estraguem suas coisas

Nossos animais de estimação podem ser domesticados, mas às vezes somos lembrados de que descendem de animais selvagens. Como quando seus hábitos instintivos fazem com que destruam nosso sofá ou façam xixi naquele tapete novo. É enlouquecedor, com certeza - mas com algum esforço e compreensão, podemos adequar suas necessidades naturais e ainda manter uma casa confortável e limpa.

Como humanos, quando nossas conveniências modernas trabalham contra nossa natureza, nós simplesmente nos ajustamos para encaixá-las. Mas o animais não fazem isso. E quando os forçamos a desistir de seus instintos naturais, nem sempre funciona.

Leia também: Meu cachorro pode comer frutas?

Então listamos alguns dos “problemas” mais comuns enfrentados por que tem animais de estimação e como eles devem ser resolvidos.

Por que eles fazem isso

Mastigar é uma parte natural do comportamento do animal de estimação. Filhotes e gatinhos geralmente mastigam porque estão crescendo, cães e gatos adultos mastigam coisas porque, bem ... algumas coisas são simplesmente mastigáveis ​​demais. Quem nunca mordeu uma tampa de caneta que atire a primeira pedra...

Às vezes, porém, eles mastigam coisas devido a uma deficiência de vitaminas, por isso vale sempre a pena conversar com seu veterinário. Mas se o seu cão ou gato está mastigando apenas para mastigar, há algumas coisas a serem consideradas.

O que não funciona

Não deixe isso acontecer. Às vezes, mastigar é perigoso para animais de estimação (cordões, plantas tóxicas), por isso é importante identificar o problema e acabar com ele. Para isso existem inibidores de sabor, produtos que são especificamente concebidos para tornar o sabor desagradável para animais de estimação. Mas sempre tome cuidado com o que você está permitindo que seu animal ingira.

O que fazer para substituir os objetos mastigáveis

Dar ao seu animal de estimação uma saída para sua inclinação natural de mastigar as coisas, é o melhor caminho. Ofereça-lhes algo apropriado para mastigar de acordo com seu tamanho. Para pequenos animais de estimação, experimente caixas de papelão ou rolos de papel higiênico. Para gatos, experimente plantas amigas dos gatos, como erva-cidreira, erva-dos-gatos ou hortelã. E há muitos brinquedos para roer disponíveis para cães; apenas preste atenção a esses detalhes:

Leia também: 10 erros que você deve evitar na alimentação do seu cachorro

Se você comprar um brinquedo para o seu cão, certifique-se de que não existam buracos no brinquedo não sejam tão grandes que o cão possa ficar com a mandíbula presa nele. Já vi vários casos de emergência em que um cão é trazido com um brinquedo preso na boca dele. Não dê brinquedos que se assemelhem a itens inadequados; por exemplo, não dê a seu cachorro um sapato velho para mastigar porque ele não saberá a diferença entre o sapato velho e o seu novo par de sapatos.

Se o seu animal de estimação mastiga para brincar, certifique-se de brincar com ele. E, claro, esconda ou livre-se de quaisquer objetos perigosos que eles possam mastigar.

Pelos espalhados pela casa toda. Porque os pets fazem isso? Bom, basicamente porque são peludos, é a natureza deles.

Como minimizar o problema

Uma maneira de lidar com queda de pelos é livrando-se do que já está lá, vamos apenas ver o que funciona. Escovar seu animal de estimação é provavelmente a maneira mais fácil de controlar a eliminação de pelos, mas temos algumas maneiras melhores:

1- Bicarbonato de sódio: Espalhar bicarbonato de sódio sobre superfícies acarpetadas antes de passar o aspirador. Isso ajuda a soltar os pelos.
2- Rodo de borracha: passar um rodo seco no carpete também pode ajudar a arrancar os pelos.
3- Shampoos naturais para animais de estimação: existem alguns shampoos que ajudam a liberar o 'subpelo' do seu animal de estimação, que é de onde vem grande parte da queda. Antes de usar qualquer coisa, certifique-se de revisar o produto completamente para ter mais segurança.
4- Pincéis de “auto-limpeza”: você os instala na parede e os gatos se esfregam neles enquanto passam, escovando-se.

No final das contas, o pelo de um animal de estimação é algo com que você aprende a conviver. Isso não significa que você tenha que desistir de manter sua casa limpa, no entanto. Gerenciar o problema por alguns minutos todos os dias pode tornar sua casa muito mais confortável.

Fazendo xixi nas coisas. Por que eles fazem isso?

Existem muitas razões pelas quais cães e gatos fazem suas necessidades onde não deveriam. Antes de fazer qualquer outra coisa, certifique-se de que não seja um problema de saúde. Muitos animais começarão a fazer isso quando estiverem com dor ou se tiverem problemas de saúde; portanto, uma vez que você descartar as outras possibilidades, é melhor conversar com seu veterinário.

Tanto cães quanto gatos podem urinar em coisas para marcar seu território, e isso geralmente acontece quando algo ou alguém novo entra em sua casa.

Geralmente é por causa de sentimentos de insegurança ou uma ameaça percebida. Essa ameaça percebida, por exemplo, pode ser a apresentação de um novo bebê, um novo animal de estimação, um visitante ou mesmo uma nova peça de mobiliário. O cheiro de outros animais em seu calçado ou roupa também pode fazer com que um cão sinta a necessidade de marcar seu território.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre alimentação para o seu cachorro

Castrar e esterilizar pode ajudar a conter esse comportamento, mas aqui está o que não deve ser feito.

O que não funciona

A maioria dos especialistas concorda, gritar ou “enfiar o nariz” não é uma boa solução. Isso só faz com que seu animal de estimação tenha medo de você, e eles realmente não aprendem que seu comportamento está errado.

Se você esfregar o nariz do seu cão na urina ou fezes como uma forma de indicar que ele fez algo errado, você não conseguirá nada disso, em vez disso, apenas fará com que seu cão fique com medo de sua companhia. Isso pode fazer com que seu cão perceba que você não é apenas ameaçador, mas também instável. Essa ação às vezes assusta tanto os cães que eles recorrem à “fuga” sempre que sentem vontade de avacuar. Se o seu cão acha que é assustador urinar ou evacuar no meio da sala, ele pode ir direto para o seu quarto...

Além disso, também não é uma coisa muito legal de se fazer a um animal só porque ele faz o que é da natureza dele.

O que fazer ao invés disso

Então, o que funciona? Para começar, temos um punhado de dicas úteis para cães. Por exemplo:

1- Use o cheiro do seu cão: ao limpar a urina do seu cão, coloque as toalhas de papel encharcadas na área designada para o banheiro. Isso o incentiva a ir ao banheiro naquele local destinado para ele.

2- Coloque guloseimas na área de 'eliminação' do cão: os cães não querem eliminar onde comem, por isso, se houver comida lá, pode desencorajá-los de usar essa área como banheiro.

Você também pode usar 'ruído positivo' para redirecionar o comportamento do seu cão. Portanto, quando você achar que seu cão está prestes a fazer xixi em algum lugar, use um som não ameaçador para distraí-lo. Treinar um filhote em casa é o seu próprio desafio, mas algumas dessas dicas podem ajudar.

Existem alguns outros fatores a serem considerados quando você está lidando com uma caixa sanitária:

1- É uma área de alto tráfego? Os gatos gostam de privacidade, então certifique-se de que a caixa de areia esteja em um lugar onde o seu gato se sinta seguro.
2- A caixa de areia é desconfortável? Gatos mais velhos podem não querer escalar caixas com paredes altas. Ou seu gato pode ser muito grande para sua caixa de areia.
3- Você mudou a caixa recentemente? Alguns gatos podem ser exigentes com sua ninhada.
4- Gatos não gostam de dividir a caixa de areia. Então se você tem muitos gatos, considere ter uma caixa para cada um.

Quanto à 'pulverização':

Os gatos podem borrifar quando percebem uma ameaça ao seu território, como quando um novo gato entra em casa ou quando outros gatos estão por perto. Alternativamente, os gatos podem borrifar de frustração com suas circunstâncias, incluindo condições como dietas restritivas ou tempo insuficiente para brincar (uma reação que os proprietários muitas vezes interpretam erroneamente como vingança), ou em resposta ao cheiro de móveis e tapetes novos.

Sim, animais de estimação podem ser mimados. Mas, novamente, eles estão apenas fazendo o que vem naturalmente. Portanto, encontrar um meio-termo para manter uma casa bonita e limpa pode significar trabalhar para corrigir a raiz de seu comportamento. Uma boa opção também pode ser o uso de neutralizadores de odor em qualquer lugar que seu gato já tenha pulverizado.

Arranhando móveis. Por que eles fazem isso

Muitas vezes você pode dizer que alguém é dono de um gato apenas olhando para o sofá. Os gatos adoram coçar coisas por uma variedade de razões - para deixar seu cheiro, lixar suas garras. Portanto, seu sofá não é um lugar para sentar. Infelizmente, aos olhos do seu gato, é uma manicure gigante.

O que não funciona

Gritar não vai impedir seu gato de fazer isso. Essa tática é completamente inútil para eles, pois, simplesmente não estão programados para ler regras sociais.

Como você espera que seu gato vai saber que você está gritando com ele porque quer que ele pare de arranhar o sofá? Sem a capacidade cognitiva de conectar sua explosão aos arranhões, os gatos entendem a bronca apenas como uma agressão. Para o gato, você é um primata louco que o está atacando sem motivo.

Portanto, se você disser "não" ao seu gato, ele continuará arranhando as coisas de qualquer maneira, e se você concluir que ele "não escuta", você está errado. Ele não é capaz de ouvir porque não tem ideia do que você está falando.

O que fazer em vez disso: a melhor coisa que você pode fazer é dar a eles um lugar alternativo para arranhar. Assim que tiverem um local dedicado para arranhar, provavelmente deixarão seu sofá em paz. Mas você tem que escolher um poste que eles realmente usem.

Evite que seus gatos destruam seus móveis. Tenha um poste, que seja

1- Robusto e alto: o gato precisa se esticar. Não cometa o erro de colocar um poste estranho que se mova constantemente quando seu gato for arranhar. Isso fará com que ele volte direto para o seu sofá.
2- O material certo: Muitos gatos gostam de sisal, mas alguns preferem madeira ou papelão ondulado. Você pode experimentar e ver o que seu gato prefere.
3- No local certo: Seu gato gosta de se arranhar depois das refeições? Coloque o poste ao lado da tigela de comida. Depois de usar a caixa de areia? Coloque isso lá. Basicamente, coloque-o em um local que seja confortável para ele.

Se um poste não funcionar, você pode considerar usar um spray com água. Para recapitular, regras para o treinamento com spray de água:

Nunca grite ou diga ao gato que você é a fonte do borrifo de água que o atinge. Você quer que o gato associe arranhar no sofá ou cavar furiosamente no carpete com a explosão aparentemente aleatória de água, e não com a sua presença. Isso também significa, infelizmente, não rir quando o gato fica com uma expressão extremamente desconcertada após ser borrifado.

Pulando em você. Por que eles fazem isso

Parece óbvio porque os cães pulariam sobre as pessoas - eles são mais baixos do que nós e querem estar no nosso nível para dizer "olá". Basicamente, eles querem chamar nossa atenção.

O que não funciona

Encorajar o comportamento não é uma boa ideia se você quiser que ele mude. Você pode ficar animado para ver seu cachorro, mas quanto mais animado você estiver, mais animado ele ficará. O mesmo vale para gritos nervosos - isso só o deixa mais animado ainda. E, obviamente, você não deve tentar dar uma joelhada ou empurrar seu cão para longe. Você pode machucá-la e ele não entenderá por que você faz isso.

O que fazer ao invés disso

Quando seu cão pular, é melhor permanecer calmo, mas assertivo. Existem dicas específicas para fazer isso:

1- Quando seu cachorro começar a pular, fique parado, olhe para frente (não para ele) e puxe as mãos e os braços até o peito. Espere calmamente que seu cachorro pare de pular. Quando suas patas dianteiras tocam o chão, olhe imediatamente para ele e acaricie-o com calma. Se ele ficar animado e pular novamente, endireite-se e repita a sequência.

2- Se você estiver entrando numa sala e seu cachorro começar a pular, saia imediatamente e feche a porta, deixando-o apenas uma fresta aberta. Pela fresta da porta, diga "Sente-se". Quando o cão se sentar, volte calmamente para a sala, ajoelhe-se e acaricie-o suavemente. Se ele pular novamente, levante-se rapidamente e saia da sala novamente, fechando a porta atrás de você. Continue repetindo essa sequência até que seu cão pare de pular.

O “Método Seja uma Árvore” também pode ser útil:

1- Ensine as crianças a ficarem paradas, como uma árvore. As árvores são enfadonhas e o cão irá eventualmente embora. Isso funciona para cães estranhos, e sempre que o cão da família fica muito brincalhão ou agressivo.

É importante notar, se o seu cão se comporta de forma agressiva, provavelmente vale a pena consultar um treinador ou alguém que possa oferecer uma ajuda mais ampla.

Deixando sua casa com mau cheiro. Por que eles fazem isso

Novamente, isso não é algo que nossos animais de estimação possam controlar, e não devemos culpá-los. Ainda assim, eles podem ser criaturas muito fedorentas. Veja como lidar com isso.

As melhores maneiras de remover o cheiro das suas coisas

O que funciona

Para os donos de gatos, geralmente se trata da caixa sanitária. E existem algumas coisas que ajudam:

1- Bicarbonato de sódio: da próxima vez que você trocar a caixa de areia, adicione um pouco de bicarbonato de sódio para ajudar a neutralizar os odores.
2- Local: é tentador esconder a caixa em uma área pequena e fechada. Mas isso, na verdade captura o cheiro e o mantém concentrado. Deixá-lo em uma área aberta permite uma melhor ventilação.
3- Rotina: Mais uma vez, em última análise, tudo se resume a seguir uma rotina de limpeza regular. Organize seus utensílios de uma forma que torne a limpeza rápida e eficiente. É recomendável limpar diariamente, substituindo a cama duas vezes por semana e substituindo a própria caixa anualmente.

Para cães e animais de estimação, em geral, use purificadores de ar:

Os purificadores e umidificadores de ar não só melhoram a qualidade do ar em sua casa, mas também ajudam bastante na eliminação de todos os tipos de odores da casa, incluindo os que emanam da caixa de areia. Existem purificadores de ar especiais concebidos especificamente para canis de animais de estimação e salões de beleza. Mas certamente também podem ser usados ​​em um ambiente doméstico.

Para o mau hálito, é recomendável avaliar a dieta do seu animal e dar-lhes alimentos de boa qualidade e fáceis de ingerir. Para os cães, dar-lhes algo para mastigar pode ajudar a garantir que seus dentes também permaneçam limpos. O mau hálito também pode ser um sintoma de problemas de saúde, por isso é uma boa ideia consultar o seu veterinário.

 

Leia também: Comida de cachorro. Alimentos que o seu cachorro não pode comer

Author: Mundo Pet