MundoZ! Portal de Conteúdo.

Como investir em Bitcoin

Está começando sua jornada no mundo dos investimentos em cryptomoedas? Vamos ver como você pode investir em bitcoin de forma segura.
Tempo de leitura: 7 minutos
Como investir em Bitcoin

Você pode comprar bitcoins por meio de corretoras (exchanges), ou de outras pessoas que já possuam o ativo. Mas independentemente de onde você compre, tente considerar os riscos de investir em ativos digitais.

A compra de bitcoins costuma ser o primeiro passo dos investidores no mundo das criptomoedas. E pode ser um cenário totalmente estranho para aqueles que estão habituados com os ‘produtos financeiros tradicionais’, como ações, por exemplo.

O valor do bitcoin - a primeira e também a mais famosa criptomoeda do mundo - saiu de 3.237 dólares em dezembro de 2018 para atingir um recorde de preço, sendo negociada acima dos 65.000 dólares em novembro de 2021.

Como todas as criptomoedas, o bitcoin é puramente um ativo de especulação e por isso está sujeito a um nível muito mais alto de volatilidade do que outros investimentos conhecidos, como ações, títulos e fundos mútuos.

Uma boa estratégia no mundo dos investimentos é alocar (investir) no máximo 10% do seu portfólio em ações individuais ou em ativos de risco, como bitcoin.

Como comprar bitcoin, em 4 etapas

Primeiro você precisa decidir onde comprar seus bitcoins.
As exchanges de criptomoedas podem ser a porta de entrada para você começar a investir em bitcoin.

Pense em como guardar suas criptomoedas.
Você vai guardar seus bitcoins em uma carteira quente ou fria?

Faça sua compra. 
Descubra quanto você deseja investir em bitcoin.

Faça o gerenciamento do seu investimento.
Comece determinando o seu plano de longo prazo para este ativo.

1 - Decidindo onde comprar bitcoin

Existem muitas maneiras para comprar bitcoins e outras criptomoedas, incluindo as exchanges e corretores tradicionais.

Exchanges de criptomoedas

Você pode comprar bitcoin em várias exchanges de criptomoedas. Muitas oferecem dezenas de opções de criptomoedas, enquanto outras têm apenas o bitcoin e mais algumas poucas opções. Geralmente essas corretoras (exchanges) cobram uma variedade de taxas e tem muitas medidas de proteção, então, você precisa fazer uma boa pesquisa antes de escolher aquela que melhor se adapta ao seu perfil.

As corretores de ações tradicionais

As opções existentes entre as corretoras tradicionais que disponibilizam formas para comprar e vender bitcoin ainda são poucas. 

Das corretoras online e exchanges de criptomoedas que acompanhamos, as seguintes estão oferecendo bitcoin.

Exchange

Serviço

Binance.US

Acesso para comprar e vender cerca de 60 criptomoedas.

Coinbase

Acesso para comprar e vender cerca de 100 criptomoedas.

eToro

Plataforma de negociação com acesso a 17 criptomoedas.

Gemini

Capacidade de comprar e vender mais de 50 criptomoedas.

Robinhood

Sete criptomoedas incluindo bitcoin, bitcoin cash e ethereum.

SoFi Active Investing

Oferece mais de 20 criptomoedas para negociação, incluindo bitcoin, ethereum e litecoin.

TradeStation

Oferece negociação para cinco criptomoedas, incluindo bitcoin, bitcoin cash e ethereum.

Webull

Oferece 10 criptomoedas para negociação, incluindo bitcoin, bitcoin cash, ethereum e litecoin.

Kraken

Kraken Oferece mais de 90 criptomoedas.

Outras formas de comprar ou investir em bitcoin

Em alguns países existem os ATMs Bitcoin.

Funcionam como caixas eletrônicos normais, mas você pode usá-los somente para comprar ou vender bitcoins.  

Pessoas que vendem e compram diretamente (ponto a ponto)

Você também pode comprar bitcoins diretamente de outras pessoas que detém a cryptomoeda, assim como os ATMs, em alguns países existem ferramentas ‘ponto a ponto’, como o Bisq, Bitquick e o LocalBitcoins.com. MAS, procure ter o máximo cuidado quando for comprar bitcoin diretamente de particulares. O risco desse tipo de transação é grande.

Fundos negociados em bolsa

A corretora ProShares lançou o primeiro fundo bitcoin ETF em outubro de 2021. O fundo (BITO) não investe diretamente em bitcoin, em vez disso, eles investem em contratos futuros de bitcoin.

O que preciso saber antes de comprar bitcoin

Configurar uma conta numa exchange leva alguns minutos, mas você precisará fornecer algumas informações importantes, começando pelo número do seu CPF e os dados da sua conta bancária, além de cartão de débito ou cartão de crédito para pode enviar dinheiro para sua conta na exchange. Alguns provedores também podem exigir que você tenha uma identificação com foto, o que inclui fazer uma selfie segurando o seu documento de identidade ou CNH.  

Uma dica que pode salvar suas finanças e sua vida

Não use o seu cartão de crédito. Embora algumas exchanges permitam que você compre bitcoin usando cartão de crédito, fazer investimentos onde você pega dinheiro emprestado com juros altos, como é o caso do cartão de crédito, nunca é uma boa ideia.

Sobre a proteções do investidor em cryptomoeda  

Ou, neste caso, a falta delas.

Bitcoin e outros investimentos em criptomoedas não são segurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) contra ‘falhas de câmbio’ ou fraudes, uma proteção que os investidores do mercado tradicional de ações tem e que é de até R$ 250.000.  Algumas exchanges até oferecem seguro privado, mas isso não protege contra roubos online, como o roubo da senha da sua conta, por exemplo.

Agora uma dica que pode lhe poupar muita dor de cabeça.

Use uma conexão de Internet segura e privada.
Isso é importante sempre que você fizer transações financeiras online. Não é aconselhável comprar bitcoin enquanto estiver num café, em seu quarto de hotel ou usando conexões públicas de internet.

2 – Você precisa decidir como vai guardar seus bitcoins

O Bitcoin pode ser armazenado em dois tipos de carteiras digitais:

Uma carteira quente ou uma carteira fria.

Usando uma carteira quente, as transações geralmente são mais rápidas, enquanto uma carteira fria geralmente exige etapas extras de segurança que ajudam a manter seus ativos seguros, mas também fazem as transações demorarem mais.

Carteira quente para guardar bitcoins

Com uma carteira quente, o bitcoin é armazenado por uma corretora (exchange) ou um provedor confiável, na nuvem, que é acessado por meio de um aplicativo ou mesmo num navegador de internet no seu computador.

Qualquer Exchange que onde você tenha conta vai oferecer uma carteira quente e gratuita de bitcoin, onde suas compras serão armazenadas automaticamente. Mas muitos usuários acabam optando por transferir e guardar seus bitcoins num provedor de hotWallet (carteira quente) terceirizado, que normalmente também é gratuito e permite o download de um app.

Mas por que você deveria escolher uma carteira em um provedor diferente da sua exchange?

Embora os entusiastas digam que a tecnologia blockchain por trás do bitcoin é ainda mais segura do que as tradicionais transferências eletrônicas de dinheiro, as carteiras quentes são um alvo muito atraente para os hackers de plantão.

É como o bitcoin.org alerta:

“Muitas exchanges e carteiras online já foram alvos de ataques no passado e esses serviços, via de regra, ainda não oferecem um plano de seguro e nem mesmo um nível de segurança suficiente a ponto de serem usados ​​para guardar dinheiro como se fosse num banco comum.”

Existem muitos fornecedores de hotWallets, oferecendo uma grande variedade de tipos de carteiras.

E estes são alguns:

Coinbase

Que também é um serviço de câmbio de bitcoin muito famoso, a Coinbase oferece hotWallets online de forma gratuita e garante que repõe as perdas decorrentes de quebras de segurança ou hacks, roubo por parte de funcionários deles ou transferências efetuadas de maneira fraudulenta.

Electrum

É um software que permite que seus bitcoins sejam armazenados em seu computador pessoal.

Blockchain

Da mesma forma que a Coinbase, a Blockchain é uma carteira online quente. Mas ao contrário da Coinbase, a Blockchain não opera como uma casa de câmbio, tendo ainda como ponto positivo o fato de que é considerada um alvo bem menos atraente para os hackers.

Mycelium

É uma carteira bitcoin que pode ser usada apenas no celular, com versões disponíveis para usuários de Android e iPhone.

Embora alguns provedores de hot wallet ofereçam seguro contra ataques de hackers em grande escala, esse seguro pode não cobrir casos isolados de acesso não autorizado à sua conta.

Carteira fria para guardar bitcoins

Uma carteira fria é um pequeno dispositivo portátil e criptografado que permite baixar e transportar seus bitcoins. As carteiras frias podem custar até 100 dólares, mas são consideradas muito mais seguras do que as carteiras quentes.

Estes são alguns fornecedores de carteira fria:

Trezor

Esta empresa oferece carteiras frias pequenas que variam de cerca de 60 a 220 dólares.

Ledger Nano

Projetada como um pendrive, a Ledger Nano tem carteiras que variam de 60 a 120 dólares.

Ao criar contas para suas carteiras digitais e nas casas de câmbio, procure usar uma senha forte e autenticação de dois fatores.

3 – Agora você está pronto para comprar bitcoins

Depois de vincular sua carteira de bitcoin à uma exchange de sua escolha, a última etapa é a mais fácil de todas - decidir quanto bitcoin você deseja comprar.

Embora um único bitcoin custe dezenas de milhares de dólares, a criptomoeda (cujo símbolo de negociação é BTC ou XBT) pode ser comprada e vendida de forma fracionada, portanto, seu investimento inicial pode ser tão baixo quanto uns 25 dólares, por exemplo.

4 - Fazendo o gerenciamento do seu investimento em bitcoin

Se você gosta de day trading, uma opção é comprar bitcoin e vender no mesmo dia, se o valor subir. Mas se você encara o bitcoin como uma moeda digital para um futuro próximo, talvez seu plano de investimento seja comprar e guardar para o longo prazo. Seja qual for a sua ideia, saiba que possuir bitcoin gera uma situação tributária complexa.

 

 

...

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! Dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.