Empreendedorismo

Sobre a terceirização nas empresas

O benefícios de se ter mão de obra terceirizada na empresa.
Tempo de leitura: 4 minutos.

Controlar os gastos de uma empresa é essencial para o seu desenvolvimento, uma medida inteligente para isso é a terceirização de setores. Embora essa não seja uma prática tão nova, ainda é cercada por muitas dúvidas pelos gestores que ainda não fazem uso dessa técnica. É claro que, antes de adotar esse procedimento para a sua empresa, é fundamental saber o que diz a legislação sobre as peculiaridades desse tipo de contratação de mão de obra, evitando assim futuros problemas.

- Como fazer publicidade na minha empresa sem gastar nada
- Regras para abrir uma empresa
- Deixe de vender produtos e passe a vender valor

Fique conosco e saiba que vantagens sua empresa terá ao terceirizar setores.

Terceirização de setores: O que pode e o que não pode

De acordo com a Nova Lei de Terceirização de Serviços, quaisquer setores de uma empresa podem ser terceirizados, seja de qual segmento for. Todavia, algumas práticas são expressamente proibidas, tais como

- Desrespeito às regras impostas pelo Ministério do Trabalho;
- Exclusividade do trabalhador terceirizado para uma única empresa;
- Contratação de pessoas jurídicas que não possuem especialização;
- A prestadora de serviços não deve pagar salários menores do que a empresa contratante;
- Deixar de seguir as normas de segurança e saúde no trabalho.

Seguindo essas regras, o empreendedor terá como retorno todas as vantagens agregadas à terceirização de setores.

Quais setores da empresa podem ser terceirizados?

Como mencionamos, independente do seu ramo de atuação, é possível terceirizar setores diversos de uma empresa, como logística, segurança, contabilidade, infraestrutura, contabilidade, RH, dentre tantos outros.

Dessa forma, conseguirá perceber em pouco tempo os seguintes benefícios

Maior otimização do tempo

Ao descentralizar as tarefas da empresa para os colaboradores terceirizados, é possível assegurar que processos mais complexos não sejam realizados em cima da hora, evitando possíveis erros.

Qualidade dos serviços

Uma das grandes vantagens da terceirização de setores, é a qualidade do trabalho prestado. Isso acontece porque, as prestadoras de serviços, investem em constantes qualificações de seus trabalhadores, para que estejam sempre atualizados, oferecendo todo seu conhecimento para o melhor desempenho da contratante.

Economia

Como a responsabilidade com o pagamento de salários, benefícios, encargos trabalhistas e impostos ficam a cargo da prestadora de serviços, a empresa faz uma grande economia ao optar pela terceirização de setores.

Crescimento acelerado

Certamente, se uma empresa dispõe de mais tempo para realizar tarefas de maior prioridade e consegue reduzir seus gastos, conseguirá ter um crescimento mais rápido do seu empreendimento.

Como a terceirização de setores contribui para a redução de gastos da sua empresa

Além da redução com salários, impostos e encargos trabalhistas como foi dito anteriormente, a empresa consegue fazer uma economia significativa com a diminuição de desperdício de produtos e desgaste de maquinário.

Vale ressaltar ainda que, com profissionais com maior qualificação, a empresa ganha em produtividade. Outro diferencial, é que, ao atuar com trabalhadores terceirizados, a contratante fica isenta da obrigatoriedade de seguir as Convenções Coletivas que são estipuladas para o seu segmento de atuação.

A terceirização de setores pode ser é uma alternativa bastante lucrativa, não apenas para o gerenciamento de momentos de crise, sendo uma escolha essencial para o crescimento saudável de uma empresa, aumentando suas chances de sucesso.

Mesmo que essa solução já esteja disponível há algum tempo, muitos gestores ainda possuem algum receio quanto a essa forma de contratação. No entanto, para que esse receio seja vencido, o ideal é que escolha pelo menos um setor da empresa para terceirizar. Desse modo, em pouco tempo se renderá às vantagens que a terceirização de setores trará para você e sua empresa.

...

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo