MundoZ! Portal de Conteúdo.

Empreendedorismo

Marketing Interativo: Dicas para estreitar laços com clientes

As principais estratégias de marketing interativo que você pode aplicar ao seu negócio para potencializar resultados.
Tempo de leitura: 4 minutos

Para quem tem um site de vendas online ou outros tipos de negócios, é essencial investir em Marketing interativo visando estreitar os laços com os clientes. Isso porque em qualquer empresa o cliente deve estar em foco, sendo assim uma das principais preocupações no desenvolvimento de estratégias.

Isso acontece porque a manutenção dos seus clientes pode ser muito mais vantajosa do que investir apenas na captação de novos consumidores. No entanto, a manutenção deles exige bastante esforço, realizado por meio de estratégias eficientes. Nesse caso saber quais escolher e como aplicar as estratégias é essencial para conseguir observar bons resultados.

Nesse artigo você vai descobrir quais são as principais estratégias de marketing interativo que você pode aplicar ao seu negócio para obter os resultados que você deseja. 

Entenda o que é Marketing Interativo

Como o próprio nome sugere, o Marketing Interativo atua estimulando os clientes a interagirem com a marca de uma forma que propicie altos níveis de nutrição, ocasionando então a própria conversão em muitos casos. Isto pode ajudar muito qualquer site de vendas a engajar seu público. Essa é uma excelente maneira de tornar um consumidor muito mais engajado, proporcionando a ele uma experiência muito mais prazerosa.

Por meio disso, é possível aumentar os níveis de confiança do consumidor e assim elevar a probabilidade de ele se fidelizar à marca.

O cliente como foco das estratégias

A interação entre a marca e os seus clientes faz com que os mesmos sejam colocados como uma parte muito importante de todos os processos executados pela organização.

Por isso, eles adquirem um papel ativo, sentindo-se incluídos como colaboradores de grande importância.

A partir disso, a empresa deve investir em um diálogo eficiente com os seus clientes, de modo que os mesmos sintam-se ativos e controladores das próprias experiências. Apesar de parecer que o marketing interativo seja algo exclusivo entre clientes e a organização, ele possui também uma grande importância no desenvolvimento do negócio.

Isso porque quando os clientes tem abertura, eles passam a opinar e fornecer feedbacks e opiniões, contribuindo muito com o desenvolvimento de novos produtos e melhorias.

Dessa forma, essa interação pode contribuir muito para tomadas de decisão mais inteligentes, de modo que diferentes setores da empresa sejam beneficiados com um maior nível de otimização.

Por que buscar um relacionamento mais próximo com os clientes?

Ultimamente o perfil dos consumidores de maneira geral tem se alterado muito, mostrando que cada vez mais eles estão exigindo tanto produtos de mais qualidade quanto melhor atendimento.

Sendo assim, o antigo padrão de atendimento deve ser abandonado, buscando-se aplicar técnicas diferenciadas de acordo com o perfil de cada cliente.

Em geral os clientes se sentem melhor quando são tipos como uma parte importante da organização e, quando percebem que a sua opinião e satisfação realmente importam.

A partir disso eles se tornam consumidores fiéis e que acabam tanto comprando novamente quanto promovendo a marca para outras pessoas.

As melhores estratégias para fortalecer os laços com os seus clientes

Como você viu até agora estabelecer um bom relacionamento com os seus clientes é essencial por motivos como:

- Fidelização à marca;

- Promoção da marca;

- Feedbacks e opiniões sobre serviços e produtos;

- Maior frequência de compra.

Os benefícios são muitos, mas você sabe como fortalecer os laços entre a sua empresa e os seus clientes? Existem algumas estratégias simples que você pode aplicar. Veja algumas elas a seguir:

1. Produzir conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo relevante e de qualidade é uma ótima maneira de demonstrar aos seus clientes que a sua empresa realmente entende muito bem sobre o seu ramo de atuação.

Uma boa maneira de estimular os seus leitores a frequentarem o site ou blog é criando materiais voltados para a solução das principais dúvidas e problemas deles.

Por exemplo, se você vende planos de saúde para empresas, é bom que seu website tenha muito conteúdo que possa dirimir quaisquer dúvidas de seus clientes não apenas sobre o serviço oferecido, mas também de possíveis curiosidades que eles possam ter.

Ao demonstrar interesse em auxiliar os consumidores com a solução dos seus principais problemas, a relação de confiança entre vocês é aumentada também.

2. Marcar presença nas redes sociais

Hoje em dia qualquer empresa que queira obter sucesso sendo sempre lembrada pelos seus clientes precisa obrigatoriamente ter uma boa presença nas redes sociais.

Essas ferramentas tem milhares de visualizações o tempo todo, por isso uma publicação feita pela sua empresa pode rapidamente se espalhar. Não se esqueça de curtir e responder aos comentários feitos nos seus perfis.

3. E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia bastante antiga mas ainda muito eficiente para manter contato frequente com os seus clientes.

Eles podem ser usados para enviar novidades, promoções e também para redirecionar as pessoas à outros locais como redes sociais, site ou blog.

4. Live marketing

O live marketing é uma forma de levar à sua empresa aos seus clientes de maneira mais marcante. As estratégias podem ser variadas, indo desde as mais simples como distribuição de brindes até a realização de um evento, por exemplo.

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre marketing interativo está na hora de colocar a mão na massa e marcar presença na vida dos seus clientes.



Tags: site de vendas onlineMarketing Interativo,

Author: Lucas Pelisari - Colaboração para MundoZ!

RELACIONADOS

5 dicas para aumentar as vendas no seu delivery

5 dicas fundamentais para que seu delivery venda como água!
Tempo de leitura: 5 minutos.
Empreendedorismo

Topo