Empreendedorismo

Estratégia digital. Como transformar um site numa máquina de vendas.

Uma estratégia digital que começa no seu site e os fatores mais importantes que devem receber maior enfoque.
Tempo de leitura: 6 minutos

Um guia para você criar sua estratégia digital para prospecção de clientes de forma consistente. Da mesma maneira como o marketing digital, também o webdesign tem tendências próprias, e você precisa ficar atendo a elas se quiser se manter atualizado.

Mas antes precisamos entender que uma estratégia digital de sucesso não termina no seu site, na sua loja ou blog. Essa abordagem pode ter muitos enfoques diferentes e abranger tópicos que vão desde a navegação das páginas até a experiência do usuário e criação de conteúdo de forma sistemática.

Sobre: Estratégia digital.

Neste artigo, vamos analisar uma estratégia digital que começa no seu site e também vamos mostrar os fatores mais importantes que devem receber maior enfoque.

Mas o que é uma estratégia digital?

Estratégia digital nada mais é do que um plano de ação estratégico que visa levar seu site do atual estágio, para onde você quer que ele esteja num futuro próximo. Sua estratégia digital vai determinar como você deve lançar ou revisar seu site para ter aumento de tráfego, o que vai resultar em mais conversões e mais clientes.

E esta estratégia obviamente começa com um site, mas vai além dele e pode envolver:

- Novidades tecnológicas
- Mudança de comportamento e experiência do usuário
- Tendências que afetam como as pessoas usam a Internet de maneira geral

Você não deve pensar na sua estratégia digital como sendo uma lista de tarefas estáticas, mas como um trabalho que deve estar sempre sendo revisado e que se amplia e muda assim como seu negócio e o seu segmento de mercado.

Sobre: Estratégia digital.

Mas antes de criar a Estratégia digital, um bom lugar para começar nossa análise é a experiência mobile dos usuários.

Se você ainda não o fez essa análise no seu plano de estratégia digital, agora é uma boa hora para começar a se concentrar no que chamamos no nosso meio de 'responsividade' ou design responsivo, onde o projeto de um site é direcionado para os dispositivos móveis, dimensionando todos os elementos adequadamente para cada dispositivo em que será acessado.

Ao implantar uma estratégia digital, quando você foca em copyright, design de interface e otimização de conversão do ponto de vista mobile, a versão para desktop do seu site também receberá melhorias como consequência direta desse novo enfoque. Como resultado, você será forçado a usar uma abordagem mais limpa, concisa e mais criativa em seu site 'normal'.

Sobre: Estratégia digital.

Quer mesmo chamar a atenção do seu público com sua estratégia digital? Tenha um design simples e elegante.

Embora ter uma abordagem de mobilidade adequada e um design responsivo seja um ótimo começo, sua estratégia digital precisa levar em conta a experiência do usuário (UX). Se o UX do site é ruim, as pessoas vão sair dele em poucos segundos. Para manter os visitantes no site e maximizar o número de conversões, é preciso garantir que cheguem ao local desejado com a menor quantidade de cliques possível.

Sobre: Estratégia digital.

Numa estratégia digital você precisa entender se o site está oferecendo ou não uma boa experiência, então responda estas perguntas:

- A navegação do site é organizada e fácil de entender?
- A arquitetura do site faz sentido?
- Os hiperlinks são fáceis de identificar?
- Existem mais recursos que podemos adicionar para atrair um número de usuários maior?
- Todas as páginas estão otimizadas para gerar o maior número possível de conversão?

Sobre: Estratégia digital.

Na sequência, procure entender a intenção dos usuários. Dessa forma será mais fácil ajustar sua estratégia digital.

Parte do sucesso de uma estratégia digital consiste em entender o que é melhor para o seu público, sem forçá-lo a fazer o que você pensa que ele deveria fazer. Por exemplo, se a única forma de contato que você está usando é um formulário "FALE CONOSCO", está na hora de reavaliar essa abordagem. O que você precisa analisar numa estratégia digital é: como meu público deseja interagir com minha empresa?

Em tempos de restrição de deslocamento, ter uma boa estratégia digital pode fazer muita diferença, pois as pessoas gastam ainda mais tempo na internet e os usuários procuram atender suas demandas de diferentes maneiras. Eles não têm tempo para enviar uma mensagem pelo formulário do site e ficar esperando para ver se receberão um e-mail de informando que alguém já leu a mensagem.

Sua estratégia digital não deve classificar todos os usuários num único grupo e assumir que um simples formulário de contato será o bastante. Dependendo de onde eles estão na jornada de compra, usuários diferentes terão diferentes necessidades e intenções ao visitarem seu site. Em vez de fornecer apenas uma opção, por que não tentar alguns métodos diferentes de comunicação?

Sobre: Estratégia digital.

Alguns exemplos onde você pode começar a melhorar sua estratégia digital:

- Mostre um número de telefone ou outras informações de contato em todas as páginas;
- Considere um recurso de chat ou chatbot como o Drift! por exemplo;
- Um recurso de calendário que possibilite aos usuários reservar suas próprias consultas ou compromissos pode ser útil;
- Adicione uma opção para que os usuários vejam uma demonstração gravada do seu software ou produto.

Sobre: Estratégia digital.

Reavalie o orçamento da sua estratégia digital.

Depois de revisar todo o site e garantir que ele seja o mais limpo e claro possível, é hora de pensar no orçamento da estratégia digital. Com a crise do corona vírus provocando uma desaceleração em muitas economias e empresas, é uma boa ideia reavaliar o orçamento da estratégia digital e determinar se seus gastos e objetivos estão alinhados. Se sua empresa tiver a sorte de estar a salvo do impacto econômico da pandemia, tenha em mente pelo menos que os hábitos de compra dos consumidores podem estar em constante mudança.

Sobre: Estratégia digital.

Uma boa estratégia digital deve incrementar o tráfego usando o marketing de conteúdo.

Se você quer mesmo direcionar o máximo de tráfego para seu site e converter o maior número possível de leads, é preciso publicar conteúdo muito, muito relevante. Este é um ponto chave de uma boa estratégia digital. É preciso transmitir sua mensagem com precisão, consistência e qualidade, além de contar sua história ao mesmo tempo em que inspira os usuários a tomar uma decisão de compra.

O 'X' do marketing de conteúdo que apresenta resultados, numa estratégia digital, é fornecer ao público informação atemporal e recursos que sejam realmente úteis para eles. É preciso produzir uma gama de conteúdo enorme que inclui blogs, vídeos, downloads de eBooks e infográficos sabendo que nem todo o usuário consome conteúdo da mesma maneira.

Na esteira de desenvolver conteúdo, você precisa implementar algum sistema de gestão de conteúdo, como o WordPress ou Joomla por exemplo.

Com um sistema de gerenciamento de conteúdo você poderá publicar, armazenar, criar fluxo, gerenciar, atualizar e personalizar de forma ágil o conteúdo do seu site - sem ficar dependente de um desenvolvedor para fazer todas as atualizações necessárias.

Sobre: Estratégia digital.

Parte essencial de qualquer estratégia digital. Faça uma análise de SEO dos seus concorrentes.

Uma maneira de direcionar tráfego para o site é através da 'otimização dos mecanismos de busca', o famoso SEO. Há muitas abordagens diferentes sobre SEO e uma das mais importantes para sua estratégia digital é acompanhar o que seus concorrentes andam fazendo.

Usando ferramentas como o ahrefs ou SEMRush, é possível realizar comparações entre o seu site atual e seus principais concorrentes ou ainda identificar qiual a estratégia digital que a agência de marketing de conteúdo contratada pelo seu concorrente anda fazendo. Com isso você terá respostas para perguntas como:

- Quais são as palavras-chave deles melhor classificadas?
- Quais são as páginas dos sites deles com mais tráfego?
- Quem está apontando links para o site deles?
- Será que alguma das páginas deles apresenta erro 404?

Agora empregue essas informações para construir uma estratégia digital consistente e você já terá feito mais da metade do caminho.

Sobre: Estratégia digital.

Entre em ação rápido se quer ter sucesso em sua estratégia digital.

Uma estratégia digital de sucesso deve considerar muitas questões. Mas concentrando-se nos avanços tecnológicos, nas mudanças do comportamento do usuário e nas tendências de design, você garantirá que seu site esteja bem projetado, fácil de usar e com novas e interessantes tecnologias para manter o engajamento dos usuários.

Foque na implementação desses tópicos em sua estratégia digital e você estará preparado para o sucesso por um bom tempo. Quer transformar seu site numa máquina de vendas? Entre em contato com a ZoopCreative! 

 

TAGS:
estratégia digital, marketing digital, SEO

Author: Empreendedorismo

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo