Empreendedorismo

Os cinco tipos de clientes que você tem na sua empresa

Existem muitos perfis de clientes, mas acreditamos que para todos, o mais importante é a agilidade na hora de resolver suas demandas.
Tempo de leitura: 2 minutos

Há muito tempo fala-se sobre a qualidade do atendimento nos call centers. Há quem reclame dizendo que a ligação demora muito mais tempo que o necessário e muitas vezes o problema nem é resolvido. Em pesquisa recente, a ResearchNow apurou que mais de 55% dos consumidores se sentem desconfortáveis com a espera e 47% acham que ligar para um setor de atendimento ao cliente é totalmente inútil.

Hoje em dia, com a enorme quantidade de canais de relacionamento pode ser difícil conhecer plenamente seus clientes, embora isso seja cada vez mais importante para as marcas. Com essa informação é possível melhorar o relacionamento entre empresa e consumidor, oferecendo a cada cliente uma experiência única. Há muitos perfis de consumidores. E para ajudar, listamos aqui alguns dos mais comuns:

- O cliente satisfeito:
- O cliente estressado:
- O cliente conectado:
- O cliente bonzinho:
- O cliente crítico:
- O cliente confuso:

O satisfeito

Costuma sempre demonstrar contentamento com o atendimento da empresa, embora também seja exigente em suas opções e dificilmente se satisfaz com alguma coisa que não corresponda plenamente às suas espectativas. É um perfil muito importante para qualquer empresa, já que tem o hábito de apontar os aspectos positivos referentes a ela, o que pode ser bastante útil na melhora do relacionamento com os demais clientes, e ele até costuma indicar a empresa nas redes sociais.

O estressado

Quando entra em contato, parece sempre estar nervoso. Seja com alguma questão que a empresa precisa resolver, ou por qualquer outro motivo banal. Nunca está disposto a dialogar. Exige que sua demanda seja solucionada o mais rápido possível e demonstra toda a sua insatisfação se precisar esperar, mesmo que por breves momentos. Com este perfil é necessário demonstrar vontade de ajudar o quanto antes, pois o que ele realmente precisa é sentir-se compreendido.

O conectado

É aquele que vive conectado nas redes sociais e posta em tudo que é lugar. Costuma ser o perfil de consumidor que mais preocupa as empresas,  e nem precisa dizer o porque, se não for bem atendido ele não exitará em postar sua insatisfação no Facebook, só para começar.

O bonzinho

É o cliente que está sempre de bem com a vida e tem a maior paciência do mundo. Ele não só se dispõe a esperar por uma solução, mas também quer ouvir as ofertas que o atendente tem para fazer, e às vezes, até pede informações sobre outros serviços da empresa. Gosta de conversar, relata sobre os produtos ou serviços que já comprou e demonstra estar plenamente satisfeito com absolutamente tudo.

O crítico

Este quando liga é para deixar claro a sua insatisfação, com as mais variadas críticas à empresa, aos produtos, ao atendimento da loja onde comprou... Este perfil de cliente pode ser tratado como um “termômetro” para mensurar a qualidade do atendimento, ele oferece a possibilidade de a empresa empregar suas opiniões para implementar melhorias no atendimento aos clientes.

O confuso

Uma saco de paciência é a principal ferramenta para atender esse cliente, ele não entende com facilidade o que está sendo dito. Mas costumam se manter fieis a uma determinada marca, quando são bem atendidos.

Há muitos outros perfis de clientes, mas acreditamos que para todos o mais importante é que a empresa demonstre agilidade na hora de resolver suas demandas. Este é o fator que no final das contas desenvolve o engajamento das pessoas com determinada marca e seu atendimento.

É necessário estabelecer um bom relacionamento com os usuários e clientes, analisando quais são suas principais demandas, as queixas e reclamações mais recorrentes, além de procurar identificar seus perfis. Uma empresa que souber tratar com as diferenças e singularidades de seus clientes, certamente adicionará muito mais valor a sua marca e aos serviços que presta.

 

eZoop! Empreendedorismo
Author: eZoop! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo