Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que é tráfego orgânico no marketing digital?

Uma equipe de marketing digital em reunião.

O tráfego orgânico refere-se aos visitantes que chegam ao seu site ou mídias sociais como resultado de pesquisas não patrocinadas, ou seja, que não pagaram para ter visibilidade. Em termos simples, se alguém digitar uma pergunta no Google, por exemplo, e clicar no site da sua empresa nos resultados da pesquisa, esse visitante é proveniente da busca orgânica.

Mas, como isso é relevante para o marketing digital? Vale a pena investir nessa estratégia? Este artigo responderá essas perguntas, destacando as vantagens e desvantagens. Boa leitura!

Entenda o que é tráfego orgânico 

A tráfego orgânico é uma expressão bastante comum no universo do marketing digital. No caso do SEO (otimização para motores de busca), trata-se do número de visitantes que chegam a um site, blog ou página na web por meio de motores de busca como Google, Bing e Yahoo sem o uso de publicidade paga.

É o tipo de tráfego que é obtido naturalmente, sem que seja necessário pagar por anúncios ou outros tipos de promoção. Ele é considerado o tipo de tráfego mais valioso, pois tende a atrair visitantes que estão interessados no conteúdo ou nos produtos oferecidos pelo site. 

A busca orgânica pode ser desenvolvida com técnicas de SEO, que incluem a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade, a otimização de palavras-chave, a criação de links de qualidade, entre outras.

Qual é a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Há uma distinção clara entre tráfego orgânico e tráfego pago no marketing digital. O tráfego pago refere-se aos visitantes que encontram sua empresa por meio de anúncios pagos. Esses anúncios podem estar em motores de busca e redes sociais.

Enquanto a busca orgânica é obtida de maneira "natural", o tráfego pago exige um investimento financeiro. As empresas pagam para que seus anúncios sejam exibidos em posições privilegiadas nos resultados de pesquisa ou em redes sociais.

Embora o tráfego pago possa gerar resultados mais rápidos, ele também pode ser mais caro. Além disso, uma vez que o anúncio é desativado, o tráfego tende a diminuir. Por outro lado, o tráfego orgânico, embora possa levar mais tempo para construir, tende a ser mais duradouro e eficaz a longo prazo.

Relacionado
- Como vender banners e espaços publicitários.

Por que as empresas investem em tráfego orgânico?  

As empresas investem em tráfego orgânico por uma série de razões. Primeiramente, ele tende a ser qualificado.Isso significa que os visitantes que chegam ao site por meio de buscas orgânicas estão interessados no conteúdo ou produto que a empresa tem a oferecer. 

Além disso, pode ser uma forma mais sustentável de gerar visitas ao site. Ao contrário do tráfego pago, que depende do contínuo investimento em anúncios, o orgânico pode continuar a trazer visitantes ao site por um longo período de tempo com o SEO. Ele também melhora a reputação e a visibilidade de uma empresa.

Vantagens do tráfego orgânico 

Confira os pontos positivos de utilizar estratégias de tráfego orgânico em sua empresa!

Custo acessível

Uma das maiores vantagens da busca orgânica é que ela é gratuita, sendo necessário investir apenas o seu tempo. Embora seja necessário investir tempo e esforço para otimizar seu site para os motores de busca (SEO), você não precisa pagar diretamente por cada clique ou visita.

Alto potencial de conversão 

Visitantes orgânicos geralmente têm uma intenção de pesquisa específica. Isso significa que eles estão ativamente procurando informações ou soluções que sua empresa pode oferecer, tornando-os mais propensos a se converterem em clientes. 

Ou seja, de acordo com o estágio em que o usuário se encontra no funil de vendas. 

Credibilidade e confiança

Os usuários tendem a confiar mais nos resultados de pesquisa orgânicos do que nos anúncios pago. Ao aparecer organicamente nos resultados da pesquisa, você pode aumentar a credibilidade da sua marca e ganhar a confiança dos leads.

Desvantagens do tráfego orgânico

Como nem tudo são flores, existem também pontos negativos. Confira!

Tempo e esforço

Embora o tráfego orgânico seja gratuito em termos de custo por clique, ele requer uma quantidade significativa de tempo e esforço. Otimizar seu site para os motores de busca pode ser um processo longo e técnico, e pode levar algum tempo para ver os resultados.

Competição intensa 

Com milhões de sites competindo pelos melhores lugares nos resultados da pesquisa, pode ser difícil se destacar. Mesmo com a melhor otimização de SEO, ainda há uma chance de que seus concorrentes possam superá-lo.

Dependência dos algoritmos de busca

O tráfego que se obtém de forma orgânica depende fortemente dos algoritmos dos motores de busca. Se o Google atualizar o algoritmo, por exemplo, pode haver uma queda no seu tráfego orgânico.

Vale a pena investir em tráfego orgânico? 

A resposta curta é: sim. Embora o tráfego orgânico possa ter suas desvantagens, o potencial para atrair visitantes altamente engajados e a custo zero torna-o uma estratégia de marketing digital valiosa. Além disso, investir em busca orgânica pode aumentar a autoridade do seu site, melhorar sua reputação online e fortalecer a confiança e a lealdade do cliente. 

Exemplos de empresas que investem em tráfego orgânico 

Confira agora três exemplos de empresas brasileiras de diferentes nichos que apostam na busca orgânica:

Nubank 

A Nubank é uma empresa que oferece serviços bancários digitais. Eles utilizam técnicas de SEO em seu site e blog para garantir que suas páginas apareçam nos resultados de busca do Google para as palavras-chave relevantes.

Natura

A Natura é uma empresa de cosméticos que utiliza ingredientes naturais e sustentáveis. Eles utilizam o marketing de conteúdo em seu blog e em suas páginas de produtos para atrair visitantes orgânicos.

Magazine Luiza

Esta é uma empresa de varejo que vende produtos eletrônicos, móveis e eletrodomésticos. Eles utilizam técnicas de SEO em seu site para garantir que suas páginas de produtos apareçam nos resultados de busca do Google para as palavras-chave.

Além disso, eles têm uma forte presença nas redes sociais, onde compartilham conteúdo e interagem com seus seguidores para aumentar a visibilidade da marca e atrair mais visitantes para o site.

Agora você já sabe o que é tráfego orgânico! Este conteúdo te ajudou a esclarecer suas dúvidas? Continue lendo outros artigos do site!

Relacionado
- Como usar a IA para criar um negócio com menos de 500 reais.

MundoZ! Empreendedorismo
Author: MundoZ! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.