Empreendedorismo

BNDES oferece cartão de crédito com juros baixos para MEI

Cartão de crédito. Uma das alternativas de crédito mais acessadas pelos microempreendedores.
Tempo de leitura: 4 minutos

Com as taxas de juros nos níveis mais baixos da história, o BNDES quer ajudar no financiamento de médio e longo prazo de diversos setores da economia. Durante a crise causada pelo Covid-19, a oferta de crédito para o Microempreendedor Individual (MEI) teve um incremento substancial. Sem dispor de capital de giro, proprietários dos pequenos negócios foram duramente assolados pelas restrições do isolamento social, que fechou milhares de empresas e pequenos comércios no país todo.

E com este cenário cheio de incertezas, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) tem se mostrado uma grande alternativa para o empreendedores do MEI que buscam pelas modalidades de empréstimo e cartão de crédito. Com as taxas de juros mais baixas o banco de desenvolvimento objetiva auxiliar no financiamento a médio e a longo prazo dos setores mais vulneráveis da economia.

Dentre os serviços que são ofertados pelo BNDS estão o cartão de crédito para Micro Empreendedor Individual (MEI). Uma das alternativas de crédito mais acessadas pelos microempreendedores, essa modalidade conta com taxas de juros em torno de 1,17% ao mês, além do parcelamento da fatura em até 48 parcelas.

Para quem está disponível?

A modalidade só está disponível para quem está enquadrado no MEI, empreendedores com faturamento anual de até R$ 81.000,00. Além disso ainda é preciso ter documentação em dia no momento da solicitação e residir no Brasil. Vale lembrar que o cartão não pode ser usado para pagamento de despesas pessoais, ficando para utilização exclusiva da empresa.

As vantagens do cartão BNDES e como pode ser usado

Com o objetivo de facilitar a vida do microempreendedor, o cartão de crédito do BNDES conta com uma das menores taxas de juros do mercado brasileiro, 1,17 % ao mês. Dessa forma, a modalidade se mostra ideal para os pequenos e médios empreendedores que precisam de uma solução barata e viável.

Com sua utilização sendo exclusiva para pagamento de despesas da empresa, sejam elas provenientes de compras diretas, através de conta online aberta pelo titular do cartão no BNDES, ou ainda de compras indiretas, para negociações feitas com fornecedores, sendo que neste caso a transação deve ser informada no portal do BNDES.

O cartão tem vencimento a cada 15 dias. E a modalidade de pagamento é por débito automático na conta corrente da empresa, que precisa ser a mesma informada durante o processo de contratação do cartão.

O passo a passo da solicitação do cartão BNDES para MEI

O procedimento inicial na obtenção do cartão BNDES é possuir uma conta corrente num dos seguintes bancos: Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Brasdesco, BRDE, Banrisul, Benestes e Banco do Nordeste.

Na sequência, o MEI precisa acessar o site do BNDES e escolher o menu "Solicite seu Cartão". Será preciso preencher um formulário com informações, como CNPJ e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Em seguida, deve-se escolher o banco ao qual será vinculado o cartão e para finalizar, basta enviar a proposta.

Depois disso, o MEI deve se dirigir até o banco onde possui conta-corrente e apresentar os seguintes documentos:

Atas de eleição dos administradores;
Balanço Patrimonial;
Certidão Negativa de Débito (CND);
Certidão de regularidade do FGTS (solicitada no site do FGTS);
Contrato Social da Empresa.

Se a documentação estiver em ordem, a instituição financeira terá prazo de até 30 dias para remessa do cartão de crédito ao endereço que informado no formulário da proposta. Porém em caso de a solicitação não for aprovada, é possível fazer uma nova, contudo esta deverá ser feita através de outro banco, visto que as regras para concessão de crédito sofrem variações de acordo com cada instituição financeira.

eZoop! Empreendedorismo
Author: eZoop! Empreendedorismo
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo