Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Veja no gráfico quanto rendeu o FGTS nos últimos 20 anos

Uma mulher contando dinheiro do investimento do FGTS.

Quem investiu o valor do FGTS na Petrobras obteve rendimentos de mais de 2000%. O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem rentabilidade fixa e foi criado para oferecer uma certa estabilidade àqueles trabalhadores de tem emprego formal. E para isso, os valores devem ser depositados, todos os meses pelas empresas, na conta do trabalhador, na Caixa Econômica Federal, funciona como uma espécie de ‘poupança forçada’, apresentando rendimento fixo de 3% a cada 12 meses acrescido da variação da TR (Taxa Referencial), que não costuma ter uma variação muito grande, diga-se de passagem.

Em épocas em que a taxa de juros cai, como ocorreu em 2021, é normal que a rentabilidade do FGTS ultrapasse os ganhos de aplicações como o Tesouro SELIC, por exemplo.  E quando há um aumento da taxa de juros, o FGTS acaba perdendo rentabilidade, até mesmo para poupança.

De janeiro de 2002 até maio de 2022, os valores depositados no FGTS apresentaram um rendimento acumulado de 136% e aquelas pessoas que já possuíam algum depósito no fundo de garantia naquela época conseguiram ‘alterar’ uma parte dessa rentabilidade. 

Explicando:

Em 2000 e 2002, quem tinha valores depositados na Caixa Federal, naqueles ‘Fundos Mútuos de Privatização (FMP)’, que na verdade eram fundos de investimento em ações de companhias estatais que estavam em vias de serem privatizadas, puderam usar até 50% desses valores para comprar ações de empresas como a Vale e a Petrobras.

Aqueles que optaram por investir nas ações da Vale e da Petrobras com o valor daquele fundo obtiveram rendimentos de 2.235% (investidores da Vale) e 649% (para investidores da Petrobras) nos últimos 20 anos. Muito melhor do que os mirrados 136%, não é mesmo?

 

Veja também
- Como evitar o roubo de dados por aproximação de cartão de crédito.


E de novo, no início de 2022, os trabalhadores puderam investir até 50% do valor depositado no FGTS para o FMP da Eletrobras. Mas quem não quis mexer no saldo do FGTS ainda pode investir algum valor na Eletrobras, através de uma corretora de valores.

Nesse gráfico você pode verificar  a rentabilidade acumulada dos valores do FGTS nos últimos 20 anos com o investimento nos Fundos Mútuos de Privatização da Vale e da Petrobras.

Gráfico mostrando retorno acumulado do FGTS em 20 anos.

* Números referentes ao período de 02-01-2002 a 13-05-2022. ** Comparação entre os recursos investidos no 100% no FGTS,
50% FGTS+50% FMP Petrobras e 50% FGTS + 50% FMP Vale. fonte: Quantun Axis

 

 

 Veja também
- Como sacar o FGTS pelo celular.

 

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! DinheiroWebsite: https://e-zoop.com/dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.