Dinheiro

O ano em que os brasileiros investiram trilhões

A caderneta de poupança ainda é a modalidade preferida de investimento dos brasileiros e isso aponta para o fato de que precisamos de mais orientação e conhecimento sobre investimentos financeiros, já que essa é considerada por especialistas a pior alternativa de investimento.

Segundo estudo divulgado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) ainda em fevereiro de 2020, indicou um grande aquecimento do setor de investimentos no nosso país - atingindo a marca de R$ 3,3 trilhões em 2019. Um crescimento 12% maior do que o ano anterior e o maior desde 2015.

783,2 bilhões investidos com a pior taxa.

O que mais chama a atenção no relatório da Anbima é justamente que a caderneta de poupança é o produto preferido pelos clientes dos bancos de varejo, já que recebeu R$ 783,2 bilhões em depósitos. E esse comportamento é resultante da grande falta de conhecimento e também insegurança por parte do investidor comum, guardar dinheiro na poupança se tornou fator cultural no Brasil. Os brasileiros veem na poupança a forma mais fácil e rápida de se fazer investimento sem a interferência de nenhum intermediário além da possibilidade de sacar os valores a qualquer momento.

O melhor caminho para investir.

Para fazer escolhas acertadas quando investir, a melhor estratégia para o investidor iniciante é buscar informações de qualidade com especialistas. Você não tem que ser um expert em investimento financeiro para obter bons resultados. Mas para evitar fazer escolhas erradas, que não estejam de acordo com o perfil e os objetivos do investidor, o melhor caminho é ter auxílio de um profissional da área de investimento.

Embora a maioria dos investidores comuns desconheçam, os bancos oferecem orientações na área de investimento. Mas a melhor coisa a se fazer mesmo, é consultar especialistas autônomos, como os planejadores financeiros, além de buscar por informação de qualidade em canais confiáveis na internet.

Veja também:
Operações de curto prazo com robôs de investimento.

Os profissionais de investimentos mais preparados.

A exigência por parte dos bancos e das corretoras de valores em relação a capacitação de profissionais que fazem a análise do mercado na hora de orientar investidores aumentou muito nos últimos anos justamente por causa do ingresso de uma enorme quantidade de investidores no mercado brasileiro. O consumidor de produtos financeiros está mais bem informado hoje do que há dez anos e ele nota quando o consultor de investimento não está totalmente preparado na hora de esclarecer as questões que vão surgindo.

O que o investidor iniciante precisa é ter especialistas em investimento, orientando ele sobre questões fundamentais para que possa entender o mercado financeiro e conhecer com profundidade cada tipo de investimento. Desta forma teremos uma maior diversidade em carteiras de investimentos, com os produtos mais adequados ao perfil de cada investidor.

Se você está começando seus investimentos esse é o caminho.

Ao investidor que deseja mais informações a cerca do mercado financeiro, sobre o cenário econômico e carteiras recomendadas  recomendamos acessar o Insiders Capital onde você recebe sugestões de investimento em ações, moedas, mini índice, mini dólar, criptomoedas, fundos de investimento e muito mais. O Insiders é o projeto perfeito para quem deseja iniciar no mercado financeiro ganhando dinheiro e reduzindo os riscos. CLIQUE AQUI PARA CONHECER.

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! Dinheiro
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo