Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Imposto de Renda 2022, fim do prazo para envio da declaração de rendimentos

Pessoas fazendo a declaração de imposto de renda

Saiba o  que você deve fazer caso não receba seus informes de rendimentos. Empresas e instituições financeiras  são obrigadas a enviar a Imposto de Renda, informações sobre valores recebidos, contas bancárias e demais investimentos até o dia 28 de fevereiro. Ou seja, quando o prazo para a declaração começar em 7 de março, o contribuinte, em tese,  já deveria ter acesso  a todas ou pelo menos à algumas declarações de rendimentos obrigatórias para preencher a DIRF.

O comprovante de renda traz informações sobre  o rendimento integral obtido pelo contribuinte  no último ano (ano-base) e também ao imposto de renda retido na fonte referente ao mesmo período.

Mas o que acontece se o contribuinte não tiver recebido os relatórios a tempo?

Os relatórios  são muitas vezes  enviados por e-mail, por correio normal e também é  permitido que os recibos sejam disponibilizados na web, em áreas controladas por login, nos sites das empresas e instituições financeira ou lançados em aplicativos móveis.

Sem essas informações, o contribuinte  não  terá uma parte importante sobre seus dados financeiros essenciais para poder preencher a sua declaração de imposto de renda.

O contribuinte precisa ter todos os relatórios financeiros de todas as instituições em que  tenha conta e de todos as empresas nas quais tenha trabalhado ao longo do anterior (ano-base), mesmo  nos  caso onde tenha havido uma rescisão contratual.


Veja também

- Como declarar imposto de renda.


Além das empresas onde  ele tenha trabalhado, os bancos e outras instituições financeiras  são obrigadas  a entregar os relatórios de rendimentos aos seus clientes, com todos os dados sobre aplicações financeiras e saldo de contas.

As operadoras de planos de saúde e as instituições acadêmicas (universidades e escolas) também devem fornecer notas fiscais dos valores recebidos dos contribuintes, neste caso, para que possa ser feita a dedução do imposto de renda.

A obrigatoriedade da disponibilização dos documentos cabe às empresas, mas, sua eventual ausência não exime o contribuinte da obrigação de fazer a declaração e de apresentar  os dados de sua renda no prazo estabelecido, que encerra em 29 de abril.

O  eu que posso fazer se não receber os relatórios de rendimentos?

Para  as pessoas que  não conseguiram receber os relatórios de rendimentos, é recomendado que procure o mais rápido possível  o departamento de recursos humanos da empresa onde trabalha ou o gerente do banco, ou corretora. Porém, se o atraso persistir, a recomendação é que a Receita Federal deva ser informada.

Aquelas empresas que  não enviam, omitem ou fornecem informações incorretas estão sujeitas as multas

A Receita Federal multa as instituições ou empresas que não enviem os informes de rendimentos no valor mínimo de R$ 41,43 por documento, mas para isso o funcionário ou titular da conta de investimento que tenha sido lesado deve se manifestar junto a Receita Federal.

É necessário  que haja uma reclamação para a que a Receita Federal possa emitir uma multa, isso porque ainda não é possível para a Receita identificar aquele contribuinte que foi prejudicado pela  omissão do informe de rendimento.

Além disso, a fonte pagadora que fornecer informações falsas sobre os rendimentos pagos, deduções ou sobre imposto retido na fonte, estará sujeita a uma multa de 300% sobre cada valor que tenha sido omitido ou acrescentado indevidamente, o que poderia causar uma redução do imposto a ser pago ou um aumento do imposto que deverá ser restituído.

Mesmo sem os relatórios de rendimentos, o conselho é sempre enviar as informações à Receita Federal

Os especialistas em tributação aconselham que, para os casos de não recebimento dos informes de rendimentos, o contribuinte deverá informar na sua declaração os dados disponíveis, mesmo quer estejam com pouca exatidão ou incompletos.

Isso porque, o descumprimento do prazo de entrega da declaração do IR pode  resultar na aplicação de multa que pode variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido, acrescido de juros e correção monetária.

Ainda é bom lembrar que, durante o prazo de entrega da declaração, o contribuinte pode fazer uma declaração preliminar e, posteriormente, fazer uma declaração retificadora. O programa para declaração de imposto de renda estará disponível para download a partir de 7 de março.

 

Veja mais sobre a declaração de IR
- O que é imposto de renda e qual sua finalidade?

...

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! DinheiroWebsite: https://e-zoop.com/dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.