Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como criar uma conta gov.br

Depois de descobrir como criar uma conta gov.br, casal faz a declaração de imposto de renda,

Vamos saber o que é e como criar uma conta gov.br, que fornece um modelo de declaração pré-preenchido, um mecanismo que compila dados e informações dos contribuintes que já estão contidas no sistema. O período de entrega da declaração do imposto de renda começa em 7 de março e vai até 20 de abril e a Receita Federal já divulgou as novidades para a declaração do IR.

Agora os contribuintes que tem conta no domínio gov.br com níveis prata ou ouro terão acesso a uma declaração pré-preenchida que confere maior agilidade ao processo por ser muito mais simples.  

Para que os contribuintes possam acessar o sistema, o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal) contará com um nível de segurança digital mais alto a partir desta sexta-feira (25 de fevereiro).

Aqueles contribuintes que tem o login único para cesso ao gov.br poderão ter acesso ao e-CAC com as contas de nível ouro ou prata que contam com uma gama maior de recursos assim como um nível mais alto de proteção.

Além da conta gov.br, as pessoas físicas que vão fazer a declaração do Imposto de Renda e as empresas que optam pelo Simples Nacional podem acessar o e-CAC por meio do código de acesso, uma forma de chave digital que pode ser renovada a cada dois anos. 

Outras empresas podem ter acesso ao portal e-CAC usando o seu certificado digital, caso não desejem utilizar o seus dados de login do do portal gov.br.

Mas toda essa inovação acabou gerando muitas dúvidas nos contribuintes. Então, o que é essa conta gov.br e como eu posso saber se já tenho esse nível de acesso prata ou ouro? E como posso criar a minha conta?

Calma, neste artigo nós vamos te ajudar a esclarecer a maioria dessas dúvidas.

O que é a conta gov.br?

A conta gov.br é aquela conta que possibilita à população acessar os serviços públicos por meio de uma ferramenta totalmente digital. Como mencionado no site do governo federal, a conta garante a identificação de todo cidadão que está cadastrado nos serviços digitais do governo.

A conta é uma inovação que visa tornar muito mais fácil a identificação e autenticação dos cidadãos, dando grande prioridade a questão da segurança dos dados dos contribuintes, além de  fornecer uma ferramenta centralizada.

O ambiente da conta gov.br visa oferecer uma forma de autenticação digital unificada dos usuários a todos os serviços públicos digitais, isso quer dizer que, com apenas um nome de usuário e uma senha você vai poder acessar todos os serviços públicos digitais que já estão integrados ao portal da conta gov.br. A Receita Federal divulgou que somente aqueles contribuintes titulares de contas ouro ou prata terão acesso a declaração pré-preenchida.

Sabendo que esse novo modelo pode facilitar a vida do contribuinte ao fazer a extração de diversos dados do histórico do cidadão, tais como rendimentos, carnê-leão e demais  pagamentos, muitos contribuintes questionaram como poderiam usar o sistema com a conta que já existe.

A Receita Federal adiantou que a mudança é um elemento chave de um processo que visa melhorar o acesso do cidadão aos serviços digitais da autarquia. 

De acordo com o que foi divulgado pela própria Receita, o aumento do nível de segurança deverá permitir que os serviços e-CAC, que hoje estão acessíveis somente através de um certificado digital, que é uma forma de assinatura eletrônica vendida a pessoas físicas e jurídicas, sejam fornecidos a uma quantidade muito maior de cidadãos.

Como criar uma conta gov.br?

Passo 1 - Acesse o site: https://acesso.gov.br;

- Escolha a opção “Crie sua conta gov.br”;

Passo 2 - Escolha a opção de registro

- Validação Facial no aplicativo Meu gov.br App;
- Bancos credenciados;
- Internet Banking;|
- CPF;
- Certificado Digital;
- Certificado digital na nuvem

Passo 3  - Faça o seu registro

A depender da sua escolha, diferentes perguntas serão mostradas na tela.

- Leia atentamente todas as instruções;
- Responda às questões;
- Escolha ‘Avançar’ para prosseguir.

No final, você precisa registrar uma senha para sua conta.

Então, qual é exatamente a diferença entre os níveis ouro, prata ou bronze?

O selo ouro ou prata depende da certificação digital de identidade, ao abrir a conta, a pessoa é automaticamente nível bronze. Quer dizer, se você seguir o passo a passo até a etapa três, sua classificação automaticamente será bronze.

Com níveis de prata e ouro, a Receita Federal está pronta para extrair os dados do contribuinte e apresentá-los diretamente na declaração de imposto de renda atual. A intenção aqui é integrar e unificar todos os sistemas do governo na mesma conta.

Para chegar à tela que apresenta o seu nível de segurança, você vai precisar  seguir esse caminho:

- Acesse o site do governo;
- Do lado esquerdo, clique em Privacidade;
- Entre na opção “selos de confiança”;
- Autorizar o acesso aos selos;
- Seu selo atual aparecerá;

As três opções são:

Conta básica – Bronze

Quando o cadastro for feito online, por meio do mix de perguntas no website do governo federal; ou via validação de dados do INSS; ou ainda de forma presencial, onde o registro é feito no balcão do INSS ou até mesmo no Detran.

Conta Verificada - Prata  

Quando o cadastramento for feito online por meio de cadastro validado no Sigepe, o banco de dados de servidores públicos da União; cadastro que passou pela validação da biometria facial feita no Denatran; registro via internet banking (através dos maiores bancos).

Conta comprovada - ouro

Quando o cadastro for finalizado no ambiente online por meio da biometria facial dentro do sistema TSE (é necessário baixar o aplicativo gov.br no celular para acessar esta opção); ou através do certificado digital.

Como mudar o nível da conta gov.br?

É possível ampliar o nível de segurança da conta, escolhendo uma das opções acima referidas e efetuando os registros necessários.

Para atualizar o nível da conta gov.br:

Adicionando selos

- Acesse https://acesso.gov.br;
- Acesse a sua conta gov.br;
- Escolha a opção “Privacidade”.
- Escolha em “Gerenciar lista de carimbos”;
- Clique sobre o selo que deseja adicionar;
- Siga as instruções mostradas na tela.

 

Veja mais sobre a declaração de imposto de renda.
- Declaração de Imposto de Renda: O que você deveria fazer para facilitar a sua próxima declaração.

 ...

MundoZ! Dinheiro
Author: MundoZ! DinheiroWebsite: https://e-zoop.com/dinheiro
As informações de investimento apresentadas nesta página se destinam apenas para fins educacionais. Nós não oferecemos serviços de consultoria ou corretagem e nem recomendamos ou aconselhamos investidores a comprar ou vender qualquer tipo de ativo.