Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Como ver o IMEI do celular

Duas mulheres verificando o número IMEI do celular.

Neste guia vamos saber as maneiras para consultar o IMEI do seu celular e poder fazer a verificação da procedência do smartphone que você está comprando. Então você acabou de adquirir o seu celular novo ou quem sabe até, comprou um bom aparelho usado.

Neste caso é uma boa ideia consultar o IMEI do aparelho junto a Anatel.   

O IMEI é um código único para cada celular e é constituído por quatro grupos de números, é uma espécie de identidade do smartphone. Ter este número é importantíssimo para fazer o bloqueio do aparelho, caso você tenha seu celular roubado ou tenha perdido o mesmo.

Comprando um celular usado sempre verifique o IMEI

O número IMEI de um celular é ainda muito mais importante caso você esteja comprando um smartphone usado. Nesta situação você deve pegar o número IMEI para se certificar se o aparelho não está irregular (há casos em que o celular foi comprado fora do país) ou mesmo bloqueado.  

E para fazer esta verificação basta você fazer a consulta junto ao site da ANATEL, vamos explicar isso aqui a baixo. Você vai aprender a fazer esta consulta usando o próprio smartphone. Além disso, vamos passar mais algumas dicas para quem compra aquele celularzão novo e deseja saber tudo o que o aparelho oferece.  

E se você quiser proteger ainda mais o seu novo brinquedo, é interessante colocar uma capinha e uma película de qualidade.

Dito isto vamos ao que interessa: 

O que é IMEI e para que serve este número do celular?

IMEI significa ‘International Mobile Equipment Identity’ ou ‘Identificação Internacional de Equipamento Móvel’ numa tradução livre. E compõe o código de identificação que é único para cada smartphone comercializado no mundo.

Este número é forma mais confiável para fazermos a identificação desses equipamentos e poder rastrear celulares roubados ou contrabandeados. Se você teve seu celular roubado ou extraviado, terá que informar o número IMEI para a operadora quando solicitar o bloqueio do mesmo.

E para este procedimento, você precisa entrar em contato com a sua operadora, já tendo em mãos o número do IMEI e solicitar o bloqueio da linha e do aparelho.

Mas e se eu não tiver o IMEI do meu celular?

Neste caso, você terá que usar a embalagem do celular (a caixa) para descobrir o número do IMEI do celular roubado ou extraviado.

Uma coisa muito importante:

Quando você reaver o seu smartphone, que tenha sido roubado ou perdido, basta entrar em contato com a operadora para que seja feito o desbloqueio da linha e do aparelho.

Outra dica importante:

As empresas de seguro fazem a consulta do número IMEI junto às operadoras de celular antes de assinar uma apólice de seguros.

Como consultar IMEI do celular na Anatel?

No Brasil hoje os celulares conhecidos como ‘pirata’, aqueles que são importados sem o devido tramite legal costumam ser bloqueados. E isso ocorre justamente porque estes aparelhos não têm o número IMEI registrado junto à ANATEL.

Então, para ter certeza de que o seu novo smartphone não é um desses aparelhos piratas você deve consultar o número no site da Anatel.

No site da Anatel você pode consultar se o seu celular é pirata ou não. (Foto: Reprodução/Anatel)

No site da Anatel você pode consultar se o seu celular é pirata ou não. (Foto: Reprodução/Anatel)
 

E para fazer isso,  acesse o site da Anatel e escolha a opção:

- “Consultar situação do seu aparelho celular”;
- Na sequência informe o número IMEI do celular e escolha a opção ‘Consultar’;

Caso o aparelho esteja regular,  o sistema vai apresentar a mensagem de que não existem restrições de uso.

Uma dica importante:

Quando comprar um celular, seja novo ou de ‘segunda mão’, imediatamente faça a consulta do código IMEI junto ao site da ANATEL.

Como consultar IMEI pelo seu celular?

Depois de comprar um celular, seria possível fazer a verificação do IMEI usando o próprio aparelho? A resposta para esta pergunta é sim, e você tem algumas maneiras de fazer isso.

Você tem muitas maneiras de verificar o IMEI do seu novo celular. (Foto: Shutterstock)

Você tem muitas maneiras de verificar o IMEI do seu novo celular. (Foto: Shutterstock)

Copiando o IMEI da caixa do celular

A maneira de encontrar o número IMEI é na caixa do próprio aparelho. O número  deve estar impresso numa etiqueta colada na caixa. E em caso de um smartphone ter aquela capa removível na parte de trás, é possível  fazer a consulta do código de identificação na etiqueta que está colada no verso da bateria.

Verificando o IMEI na bandeja do cartão SIM

Além dessa opção ainda podemos verificar o número IMEI do celular no adesivo fixado dentro da bandeja do cartão SIM (chip).

Consultar IMEI pelo sistema do celular

Mas a maneira mais prática de e fácil de descobrir o número IMEI do celular é ligando para o número *#06#.  O sistema do aparelho vai mostrar o número na tela do seu telefone.

E para finalizar, comprou o seu novo celular e quer um fone de ouvido à altura para curtir a sua playlist? Veja aqui as nossas dicas de como escolher o melhor fone de ouvido Bluetooth.

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.