Casa e Decoração

Fritadeira elétrica: conheça o item que vai revolucionar sua vida na cozinha

A fritadeira elétrica utiliza circulação de ar quente para cozinhar e fritar alimentos sem óleo 
Tempo de leitura: 3 minutos
Fritadeira elétrica

Cada vez mais as pessoas estão buscando formas de mudar seus hábitos alimentares em busca de mais qualidade de vida – e a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para que isso seja possível.

Se você adora preparar batatas fritas, salgadinhos e outras guloseimas deliciosas, saiba que é possível saboreá-los de forma saudável e sem gastar muito escolhendo a fritadeira elétrica ideal. Descubra as vantagens do item e aprenda como utilizá-lo.

5 ótimas razões para você cozinhar com seus filhos
Uma cozinha 'dobrável'
A Cozinha Tetrix

O que é a fritadeira elétrica e qual sua funcionalidade?

Conhecida como airfryer, a fritadeira elétrica é um aparelho revolucionário para a cozinha doméstica. Ela permite que o usuário cozinhe, frite e aqueça alimentos de forma rápida e prática. Além disso, é ótima para os cuidados com a saúde, já que a circulação de ar quente faz com que não seja necessário usar óleo para fritar.

Diferente de um forno convencional, a fritadeira elétrica permite que os alimentos sejam feitos com muito mais agilidade, permitindo uma textura crocante e agradável.  A panela tem um cesto com pequenos furos onde a comida deve ser colocada para ser preparada conforme a circulação de ar quente passa por todo o aparelho.

A temperatura do equipamento varia entre 80 a 200 graus Celsius. Alguns modelos ainda indicam o tempo de preparo e a temperatura para cada receita que o consumidor deseja fazer.

Vantagens e benefícios de ter uma fritadeira elétrica

Entre as vantagens do eletrodoméstico está sua estrutura compacta, que não ocupa muito espaço na cozinha. Outro benefício é que a panela não requer óleo para fritar: a sua potência faz com que a refeição seja feita de uma maneira mais nutritiva e também em um tempo mais curto.

É possível encontrar modelos de diferentes litragens. Os de 2L são aparelhos menores, geralmente utilizados por quem mora sozinho, e fazem receitas em uma quantidade menor. Os modelos de 3 a 5L são indicados para famílias e pessoas que gostam de receber visitas, necessitando de preparações em quantidades maiores.

Como utilizar?

A fritadeira elétrica foi fabricada exclusivamente para fritar, embora essa não seja sua única função. Se você deseja cozinhar ou aquecer refeições, ela também será útil.

O aparelho permite o preparo de carnes, frango, peixes, batatas fritas, legumes, hambúrguer, tortas, pão de queijo, bolinho de chuva ou arroz, suflê, e até mesmo sobremesas, como cupcakes, churros, pudins e muffins.

Se você quiser fritar batatas fritas congeladas, por exemplo, você pode colocar a quantidade desejada no cesto e ajustar o tempo (normalmente indicado em 200ºC entre 12-16 min). Caso não estejam como deseja, você pode colocar mais 5 a 7 minutos para dourar.

Uma informação importante é que alguns modelos deste aparelho não interrompem a circulação de ar quando você puxa a alça com o cesto para ver se a refeição está pronta. Caso abra a panela durante o cozimento, pode acabar danificando o aparelho.

Para evitar isso, você deve esperar o tempo acabar ou reajustar o botão até o zero para interromper o preparo. Caso o alimento ainda não esteja pronto, mexa ou vire o alimento e coloque para cozinhar novamente.

Já para o preparo de sobremesas, alguns modelos do eletrodoméstico beneficiam o consumidor com uma mini assadeira para tortas e suflês, por exemplo, que não podem ser preparadas diretamente no cesto.

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Topo