• Pesquisar
  • Abrir menu

O que não pode ser colocado no tapete de silicone do airfryer?

Atenção! Confira quais são as coisas que nunca devem ser colocadas dentro da sua fritadeira elétrica a ar.
Tempo de leitura: 5 minutos
Fritadeira elétrica Philips Airfryer fritando coxinhas de frango.

Sempre que um equipamento de cozinha novo é comprado, fica difícil segurar a ansiedade e não sair testando todo o tipo de receita maluca que surja na mente. Isso é o que acontece quando se compra um dos equipamentos cada vez mais comum nas cozinhas modernas, a fritadeira elétrica a ar. As inúmeras possibilidades de preparo dentro dela chamam a atenção. Preocupados com a durabilidade do aparelho, muitas pessoas contam com o tapete de silicone para airfryer, mas este não é o único sinal de cuidado necessário.

Mesmo que você possua um belo tapete de silicone para airfryer, existem alimentos e produtos que jamais devem ser colocados dentro do aparelho. Para evitar a ocorrência de acidentes, separamos algumas das coisas que sempre devem ficar longe da sua airfryer.

O que nunca colocar no tapete de silicone para airfryer

Confira uma lista com as principais coisas que nunca devem ser colocadas sobre o tapete de silicone para a airfryer. Aliás, mesmo que você ainda não utilize o acessório, nenhum dos itens abaixo deve ser aquecido dentro do equipamento.

1 – Formas de alimento feitas de papel

Jamais coloque forminhas de alimentos feitas de papel dentro da sua airfryer. Mesmo que ela possua tapete de silicone bem preparado, colocar esse item dentro do equipamento pode apresentar grandes riscos. Além de dar cheiro e gosto de papel queimado, a forminha pode pegar fogo e originar um incêndio na sua cozinha.

2 – Plástico filme ou potes de plástico

Pode parecer absurdo, mas a verdade é que algumas pessoas acreditam que podem colocar embalagens de plástico dentro da airfryer. No entanto, isso jamais deve ser feito, já que o material irá derreter por conta da alta temperatura. Aliás, a sua airfryer pode até ficar bem danificada.

3 – Jamais coloque isopor dentro da airfryer

Mesmo que você tenha um ótimo tapete de silicone, jamais arrisque colocar algum tipo de peça feita de isopor dentro dela. O isopor pode derreter quando exposto a altas temperaturas e seu gás é extremamente tóxico. Além disso, depois de derreter, o isopor endurece e vai danificar os componentes internos da fritadeira.

4 – Recipientes feitos de madeira

Qualquer tipo de prato ou pote feito em madeira não pode ser colocado dentro do aparelho. Ele vai bloquear a passagem do ar quente e impedir que o alimento seja frito dessa maneira. A madeira também pode oferecer riscos de ficar carbonizada.

5 – Evite queijos e molhos

Nunca coloque algum alimento que esteja cheio de molho ou com muito queijo aparente dentro do airfryer. Todos esses ingredientes podem vazar, danificar e até provocar acidentes durante o preparo.

Por fim, sempre procure um bom tapete de silicone para airfryer, já que produtos de má qualidade podem até derreter dentro da fritadeira. Na dúvida, sempre leia o manual de instruções que acompanha a sua airfryer. Nele, estarão descritas todas as orientações de segurança que o próprio fabricante oferece.

 

...

 

MundoZ! Casa e Decoração
Author: MundoZ! Casa e Decoração
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.