Casa e Decoração

Reforma de casa: 5 Erros comuns que você deve evitar

Se você está prestes a fazer uma reforma em casa, antes, confira nosso artigo e veja os erros mais comuns que as pessoas cometem.
Tempo de leitura: 4 minutos
Reforma de casa

Seja por necessidade ou por vontade de mudar/melhorar um ambiente, a reforma é algo que uma hora ou outra acontece na casa de todo mundo. É quase inevitável. E tudo bem, afinal, as pessoas querem que seus lares estejam da maneira que sempre sonharam. Porém, uma reforma não é algo simples e nem barato de se fazer.

Por isso, para você evitar transtornos, gastos desnecessários e outros problemas, é de suma importância que você saiba quais são os erros mais comuns em reformas, afinal de contas, você não quer cometê-los, certo?

- Aplicar insulfilme em janelas e portas de vidro é ajuda ou atrapalha?
- Home office: saiba como renovar o seu ambiente de trabalho
- Os direitos do consumidor para quem está comprando um imóvel

Erros comuns em uma reforma de casa

1. Não planejar a reforma

Geralmente, fazer uma reforma não é algo simples e tranquilo. Por isso, planejar-se é fundamental! E sabe por quê? Porque uma reforma envolve diversos custos, escolha de materiais, contratação de profissionais, definição de um cronograma e muito mais.

E se você não tiver tudo isso bem planejado, estruturado e alinhado, como é que você acha que a obra vai sair? Portanto, antes de dar início a obra, faça um planejamento. Assim, você já evita uma série de transtornos.

2. Não contratar profissionais qualificados

Outro erro comum que muitas pessoas cometem quando o assunto é reforma, é contratar profissionais pouco qualificados para o serviço. E isso, além de prejuízos e dores de cabeça, pode gerar desperdícios e gastos desnecessários.

Portanto, antes de começar a sua reforma, pesquise bastante, avalie portfólios e busque referências, profissionais que tenham experiência e que sejam qualificados para o serviço que você precisa. Não escolha um profissional olhando apenas para o preço que ele cobra.

Lembre-se: o barato pode sair caro!

3. Não pesquisar e não orçar em diversos lugares

Como já dissemos, uma reforma é algo que demanda a contratação de profissionais e a compra de diversos materiais. Por isso, é essencial que você pesquise bastante e faça orçamentos, de modo a conseguir bons negócios.

Sendo assim, é de suma importância que você não pare na primeira loja que visitar. Vá em pelo menos três locais diferentes. Além disso, não deixe de pesquisar na internet, pois, você pode comparar preços em diversos sites e encontrar boas ofertas também.

Ah! E uma coisa muito importante: em suas pesquisas, tanto online quanto presencial, não esqueça de verificar o prazo de entrega e o valor do frete, pois, esses dois fatores contam bastante no preço final de uma reforma.

4. Não fazer uma lista com os materiais necessários

Todas as obras precisam de materiais, algumas mais, outras menos. Sendo assim, é muito importante que você faça uma lista com todos os materiais que serão necessários para a sua reforma. Pode ser em um caderno, no Word ou em uma planilha do Excel.

Dessa forma, você terá tudo organizado em um só lugar e terá controle sobre o que já foi comprado e o que ainda está pendente. Além disso, para deixar essa lista mais completa, você pode colocar ao lado dos materiais, qual a quantidade necessária e os valores de cada item. Isso te ajudará a ter um controle mais claro e realista do que precisará e do quanto vai gastar.

5. Fazer serviços muito elaborados por conta própria

Dependendo do tipo de reforma, dá sim, para fazer sem o auxílio de um profissional, claro. No entanto, obras mais elaboradas precisam de profissionais qualificados para execução do serviço. Por exemplo, em relação à parte hidráulica ou elétrica da casa.

A menos que você tenha conhecimento suficiente para tal, você precisa contratar profissionais que façam esse serviço para você, desde a elaboração do laudo elétrico até a parte mais técnica que envolve mexer em fiação, cabos, etc. Não coloque em risco a sua segurança e a de pessoas que convivem com você.

Um bônus sobre reforma da casa:

Para finalizar nosso artigo, separamos abaixo alguns outros erros muito comuns cometidos por muitas pessoas quando o assunto é reforma:

- Não fazer um cronograma;
- Usar materiais de baixa qualidade;
- Não definir um orçamento, um teto para gastar;
- Dar atenção somente para a estética, sem considerar a funcionalidade e ergonomia;
- Não verificar autorizações e questões legais para a obra;
- Ignorar a opinião de profissionais;
- E não separar uma quantia extra de dinheiro para imprevistos.

Pronto! Agora você já sabe quais são os erros mais comuns em reformas residências! Dê muita atenção à estes tópicos quando for fazer uma obra em sua casa para evitar erros que podem comprometer seu orçamento. Até a próxima!

 

...

MundoZ! Casa e Decoração
Author: MundoZ! Casa e Decoração
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo