• Pesquisar
  • Abrir menu

Como comprar uma cama box

Os cuidados necessários na hora de comprar a sua cama box.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Como comprar uma cama box

Com potencial para ser vilã ou aliada, uma boa noite de sono e uma boa cama são alguns dos principais fatores para o ter uma boa disposição e bom humor ao longo do dia. O modelo box traz soluções para diversas necessidades, podendo ser usado como cama de solteiro ou casal, servindo especialmente para aqueles que não têm muito espaço disponível.

Apesar de o modelo apresentar muitas vantagens, ainda é preciso prestar atenção na hora da compra e tomar alguns cuidados na escolha, já que a cama assume um certo 'protagonismo' do quarto e influencia tanto a decoração, quanto a fluidez e funcionalidade do cômodo.

Veja também: Encontre o guarda-roupa perfeito para o seu quarto

Pensar em uma cama box como opção pode ser uma abordagem muito inteligente por vários motivos, mas, em especial, pelo espaço que ocupa. 

Características principais.

Diferentemente do modelo tradicional, a cama box não precisa de laterais e cabeceira. Por si só, a ausência destes itens estruturais economiza muito espaço no quarto, tanto que, à primeira vista, ela pode até se parecer com um grande colchão.

Por ser mais compacto, este modelo de cama tem peso neutro em termos de decoração, especialmente, quando comparado aos tradicionais. A maior altura faz com que toda ou boa parte da estrutura fique oculta por lençóis, edredons e cobertores.

Na hora de escolher a sua cama, uma dica importante é prestar atenção no revestimento do box. Quanto mais leve e melhor for a ventilação dele, mais fácil será de manter colchão longe de ácaros e outros parasitas, que podem ser prejudiciais à saúde e à qualidade do sono.

Como nem tudo apresenta só qualidades, a grande desvantagem deste tipo de cama é exatamente a altura maior se comparada com as camas normais. Para pessoas com idade mais avançada ou que possuam algum tipo de limitação de mobilidade, este pode não ser o modelo ideal no dia a dia.

Tipos de cama box.

Dentro destas características, o consumidor pode encontrar até quatro tipos de cama box no mercado: solteiro, padrão, queen size e king size. Vamos ver mais sobre cada um desses modelos.

Cama Box - Solteiro

Como o próprio nome sugere, a cama box solteiro é desenvolvida para crianças, adolescentes e adultos solteiros. Geralmente, os quartos desse tipo de público têm a vantagem de poder ser menos espaçosos.

A cama box solteiro é ainda mais compacta que as tradicionais, ocupando menos espaço no cômodo. As dimensões dela podem variar em versões de 78 cm por 1,88 cm, 88 cm por 1,88 m ou, ainda, 1 m por 2 m.

A grande vantagem em ter esse leque de opções é poder escolher o melhor modelo para cada situação, em que a menor versão é mais indicada para crianças, enquanto a maior conforta melhor um adulto.

Cama Box - Padrão

O chamado box padrão nada mais é que a versão do modelo para casais. Ele segue as mesmas dimensões da cama tradicional com estrado: 1,38 m de largura por 1,88 m de comprimento. Feito pensando em quartos pequenos, o modelo também pode servir muito bem para os solteiros que não abrem mão do conforto.

Cama Box - Queen

Versão intermediária entre o modelo padrão e o king, o box queen atende, mais ou menos, às mesmas necessidades da opção anterior, com a diferença em suas proporções.

Medindo 1,58 m x 1,98 m, o box queen é ideal para casais formados por pessoas de estaturas maiores, tanto em peso, quando em altura. Diferentemente do que pode ocorrer no modelo padrão, nesta versão, as chances de os pés ficarem para fora da cama são consideravelmente menores.

Cama Box - King

Ainda maior e mais espaçosa, a versão king size conta com 1,93 m de largura por 2,03 m de comprimento. Ela é quase um grande quadrado, o que requer atenção e planejamento na hora de montar a composição do quarto. Para optar por este modelo, mantenha sempre em mente o tamanho livre que ficará no cômodo, considerando os demais móveis também.

Os casais que usam este modelo podem tanto gostar de mais espaço, quanto desejarem aumentar a família. Com quase 4 m² de cama, todos podem se reunir, curtindo noites e momentos de descanso. Ainda é possível contar com compartimentos de armazenamento, como baús, em todas essas versões, dependendo do fabricante.

Cama Box - Colchão

Uma boa noite de sono pode trazer muitas vantagens para o corpo e a mente. Agora que você já escolheu o modelo, vale a pena considerar algumas informações sobre os tipos de colchão.

Muitas pessoas pensam que quanto mais macio, melhor, mas esse pode não ser uma boa ideia para escolha do seu colchão. Por outro lado, superfícies firmes demais também devem ser evitadas, pois, podem prejudicar a coluna.

O ideal é consultar se as características do colchão se enquadram com o seu biotipo, por meio da tabela do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso), buscando sempre as opções com as melhores características.

MundoZ! Casa e Decoração
Author: MundoZ! Casa e Decoração
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.