Casa e Decoração

Encontre o guarda-roupa perfeito para o seu quarto

Para ter um guarda-roupa perfeito, é preciso ficar atento à decoração do quarto, bem como as necessidades que serão supridas pelo móvel.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Encontre o guarda-roupa perfeito

Um quarto não é nada sem que todos os seus móveis sejam devidamente planejados, deixando o ambiente ainda mais agradável. Portanto, caso esteja em dúvida sobre como escolher o guarda-roupa perfeito, saiba que você está no lugar certo. Antes de adentrar no mundo perfeito dos móveis, é preciso ter em mente algumas coisas para deixar o seu quarto perfeito. Por exemplo, tudo o que estiver dentro do cômodo precisa combinar. Ou seja, independente de um móvel, cor da parede ou item de decoração, todos eles precisam estar em harmonia.

Veja nesse artigo como encontrar o guarda-roupa perfeito para o seu dormitório.

Bom, assim como no mundo da moda, os móveis precisam ter harmonia entre si de forma que deixem o ambiente mais agradável, tanto para você quanto para as suas visitas. No entanto, o pensamento de muitas pessoas quando estão elaborando o quarto é: ninguém além de mim mesma verá essa decoração aqui.

Pode até ser verdade, mas a expectativa é que, por ser o seu local de descanso e onde passará boas horas do seu dia, é imprescindível que ele esteja a sua altura. A decoração de uma casa, em especial o dormitório, deve refletir sua essência. Mesmo que estejamos falando em móveis, não podemos chegar numa loja e simplesmente escolher o primeiro móvel que o vendedor nos oferecer.

Portanto, caso você esteja procurando o guarda-roupa perfeito para compor o seu dormitório, mas não saiba por onde começar, abaixo nós lhe daremos as melhores dicas para não errar na escolha final.

Qual tamanho escolher?

Antes mesmo de escolher o modelo, número de portas e até mesmo a cor do móvel, é preciso saber qual é o tamanho que deverá ideal para o espaço disponível em sua casa. Então, o primeiro passo é tirar as medidas do local onde o guarda-roupa ficará e somente com essas informações você poderá seguir para a próxima etapa.

Um lembrete que muitas vezes é esquecido é que o móvel jamais deverá ter as medidas exatas do local onde será instalado. Por isso, é muito importante escolher um móvel menor do que o espaço disponível. Se o espaço for amplo, mas você deseja adquirir uma peça em um tamanho menor, não há o menor problema, afinal, o restante do espaço poderá ser aproveitado e decorado com quadros ou outros itens de decoração.

A quantidade de portas é importante?

Bom, a verdade é que o número de portas está relacionado diretamente ao tamanho do móvel, então, quanto mais portas, a tendência é de que o móvel ocupe mais espaço. Não é pertinente basear a sua busca pelo guarda-roupa perfeito tendo como base o número de portas. Claro, existem casos onde o modelo da porta tende a influenciar bastante no momento da escolha, mas perceba que são duas coisas totalmente diferentes.

Os guarda-roupas mais modernos possuem portas de correr, basta deslizar para a direita ou esquerda e você terá acesso ao interior do móvel. Dessa maneira, a tendência na hora de escolher este tipo de móvel também dependerá de quanto você vai precisar utilizar a peça.

As portas consideradas normais precisam de um espaço livre à sua frente para serem abertas e assim voltamos ao tópico anterior: não há como escolher um móvel sem antes saber a medida de onde ele será inserido. Caso o lugar tenha um espaço limitado, opte pelas portas de correr. Mas, se houver um amplo espaço disponível, as portas de abrir são uma ótima opção.

Nichos ou espaço para cabides?

Se você gosta de visualizar a roupa antes de escolher, saiba que esse tópico é indispensável para você! A opção de ter um nicho é atraente, embora possa ser as vezes meio inconveniente. Porque com os nichos a única opção é deixar as roupas organizadas em forma de pilhas. Dessa forma, não há como saber qual roupa estamos vislumbrando quando temos somente uma pequena amostra dela.

Geralmente, os nichos são úteis para guardarem bolsas, sapatos e esses acessórios que ajudam na hora de compor um look. Mas, dê sempre preferência para guarda-roupas com cabides ou design semelhante, uma vez que sua vida será muito mais facilitada com esse tipo de organização.

Quantas gavetas eu preciso?

Não há uma quantidade definida de gavetas para ter um guarda-roupa ideal. O que vale nesse quesito são as coisas que serão guardadas dentro delas. Portanto, verifique sempre se as gavetas vão servir somente para as peças de roupas íntimas ou para guardar acessórios, tais como óculos, brincos, gravatas e outras coisas.

Caso seja um móvel para o quarto do casal, lembre-se que será necessário o dobro de espaço. Dessa forma, ter muitas gavetas pode ser uma excelente solução. Trata-se de uma parte compacta, mas que trás muita utilidade, principalmente quando o espaço dentro do quarto é pequeno.

Preciso de espaço. O maleiro pode ser a solução?

Depende. Isto é, nem todos os compartimentos de um guarda-roupa são úteis para guardar mais de um tipo de roupa. O maleiro geralmente é usado como um espaço para guardar as peças usadas para os móveis da casa, como, por exemplo, lençóis de cama, toalha de banho, mesa e assim sucessivamente.

Geralmente, esse compartimento fica localizado no alto e, assim, dificulta bastante no processo de escolha caso tenham roupas de uso pessoal nele. Se na sua casa tiver muitos itens de cama, mesa e banho, esse poderá ser o modelo ideal para você, afinal, tudo será guardado em um único espaço.

è bom ter em mente que esse compartimento tende a ocupar bastante espaço e, assim, é imprescindível que o local escolhido seja proporcional ao seu tamanho. O guarda-roupa perfeito para o seu dormitório é aquele que atende a todas as suas necessidades, mas sem deixar de combinar com o ambiente.

 

Author: Thiago Klaumann - Colaboração para MundoZ!

Topo