MundoZ! Portal de Conteúdo.

Carros

Tudo o que sabemos sobre a e-plataforma BYD 3.0

Na Auto Shanghai 2021, a BYD apresentou sua nova plataforma para veículos elétricos (EVs) chamada 'e-platform 3.0'.
Tempo de leitura: 6 minutos
veículos elétricos

O primeiro produto montado sobre a e-plataforma BYD 3.0 é o BYD Dolphin (na foto), que estará à venda na China e Austrália no primeiro semestre de 2022. Segundo a fabricante, a plataforma será origem a uma série de modelos para diferentes segmentos de veículos de passageiros. 

Veja também

Uma moto elétrica com visual agressivo e motor de 108 cv

Código aberto

O BYD e-platform 3.0 integra e padroniza componentes e tem uma estrutura que foi desenvolvida recentemente. A BYD empacota uma arquitetura digital e elétrica, além de um sistema operacional de veículo BYD aprimorado na mesma plataforma, assim como o SEA da Geely, a e-platform 3.0 da BYD é uma plataforma de código aberto.

Plataforma EV dedicada

A BYD e-platform 3.0 é totalmente dedicada, o que significa que os designers têm mais liberdade e podem criar modelos com proporções diversas.

Com os eixos bem afastados, é possível manter as saliências curtas para um design esportivo e esticar a distância entre eixos para ter uma cabine mais espaçosa, por exemplo.

Bancos baixos e com designs muito aerodinâmicos, os EVs baseados nesta plataforma podem ter um coeficiente de arrasto tão baixo quanto 0,21 Cd. Os EVs da e-platform 3.0 podem ter uma distância entre eixos de qualquer lugar entre 2,5 e 3,5 metros.

Pronto para eAWD

Os modelos de plataforma eletrônica BYD 3.0 podem empregar um ASM frontal com até 150 kW (201 bhp) de potência e 310 Nm (229 Lb.-Ft.) de torque e um motor PMSM traseiro com até 270 kW (362 bhp) de potência e 360 ​​Nm (266 Lb.-Ft.) de torque. Portanto, é possível fazer EVs com eAWD nesta plataforma.

Usa a bateria Blade

A BYD equipou a e-platform 3.0 com um módulo 8 em 1 atualizado para o sistema de acionamento, permitindo uma eficiência geral de mais de 89%.

A bateria “ultra-segura” da lâmina BYD fabricada pela empresa, que superou com sucesso  temperaturas extremas, sobrecarga e muitos outros testes. Apresentando células LFP, é padrão nesta plataforma. A bateria Blade faz parte da estrutura do veículo, o que dobra a rigidez ‘torcional’ da carroceria.

Ao contrário da maioria (ou de todos os outros) EVs com baterias que consistem em células LFP, EVs com baterias Blade podem ter uma alta tensão de sistema de 800 volts. Isso significa que é possível oferecer carregamento rápido em BYD e-platform 3.0 EVs.

A BYD afirma que o uso da tecnologia de 800 volts nesta plataforma permite atingir um alcance de 150 km com apenas cinco minutos de carregamento rápido ou ultrarrápido. A alta voltagem do sistema reduz o consumo de energia em 10% a cada 100 km e aumenta o alcance do ‘cursing’ em 10% no inverno.

Bomba de calor padrão

A BYD equipou a plataforma eletrônica 3.0 com um novo tipo de bomba de calor.

A empresa diz que esta bomba de calor funciona eficazmente mesmo a -30 °C, melhorando o alcance em até 20% no inverno.

Intervalo de quatro dígitos

BYD diz que sua plataforma e 3.0 permite um alcance de até 1.000 km. Ainda que seja uma figura de alcance NEDC, é impressionante. Os clientes comprariam esses EVs com nenhuma preocupação quanto a autonomia e total tranquilidade, mas inicialmente modelos com autonomia maior  estão disponíveis apenas nos modelos premium.

BYD OS

Os EVs baseados na plataforma 3.0 BYD usam o sistema operacional BYD que foi desenvolvido na própria empresa, que afirma que o BYD OS torna a plataforma expansível, atualizável e totalmente aberta aos desenvolvedores.

Pronto para direção autônoma

Os modelos BYD e-platform 3.0 podem usar um LiDAR, uma câmera e um radar mmWave para condução autônoma.

 

...

MundoZ! Carros & Motos
Author: MundoZ! Carros & Motos
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

RELACIONADOS

Porsche 911 Turbo S

O 911 mais vendido do mundo chega com um preço que definitivamente combina com todo esse poder.
Tempo de leitura: 5 minutos
Carros

Carros

Como é calculado o valor do seguro de carro

Uma das primeiras coisas com que qualquer dono de automóvel deveria se preocupar é justamente sobre o seguro do veículo.
Tempo de leitura: 8 minutos
Carros

Carros

 Jeep Commander

Jeep Commander é lançado em 4 versões veja preço e detalhes do modelo

Jeep Commander, é o terceiro modelo da marca que será vendido por aqui, e que pretende liderar o segmento das SUVs grandes.
Carros