Carros

Fim dos carros a combustão no Reino Unido já tem data para acontecer

O Reino Unido anunciou esta semana medida que deverá impactar diretamente a indústria automotiva do país, e possivelmente de toda a Europa.

A proibição de venda de automóveis novos que sejam 100% movidos a combustíveis fósseis, gasolina e diesel, que até agora estava prevista para 2050, acabou sendo antecipada. No início de 2020 o prazo já havia sido alterado para 2040, sendo que em fevereiro, foi antecipado novamente para 2030.

Dessa forma, em uma década somente veículos híbridos e elétricos terão permissão de venda nas concessionárias britânicas. Sendo que os automóveis híbridos, terão apenas uma sobrevida, uma vez que deverão ser proibidos em 2035.

Veja também: Tesla S é multado por excesso de velocidade

Apesar da data de proibição já estar definida, ainda não se tem uma previsão exata para banir de vez a circulação dos automóveis antigos movidos a gasolina e óleo diesel. Mas especula-se que isso deverá ocorrer a partir de 2050.

Sendo que essa proibição não deve ser exatamente por conta de uma lei específica, isso porque o governo britânico deve proibir a venda dos combustíveis fósseis no país.

Já outros países também tem estabeleceram seus prazos para abolir veículos novos movidos a combustão.

A China, por exemplo, pretende iniciar a proibição em 2030, enquanto que nos EUA a decisão ficará a cargo de cada estado, na Califórnia, a proibição deve vigorar já em 2035.

A Noruega ainda não tem uma data específica, mas acredita que os automóveis novos movidos com gasolina e óleo diesel, devam desaparecer das lojas em 2025. O que é perfeitamente possível, uma vez que o país já tem 61% da sua frota composta por veículos elétricos, e se considerarmos os carros híbridos do tipo plug-in, essa taxa pode chegar a incríveis 80%.

E no Brasil, não temos ainda nenhuma ideia de quando essa evolução possa chegar.

Apenas um único projeto de lei foi apresentado até agora pelo senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, sugerindo a proibição de comercialização de automóveis movidos a combustão para 1 de janeiro de 2030.

Segundo o PL 304/2017, somente carros alimentados a etanol e biocombustíveis poderiam circular no país, além dos veículos elétricos, já os modelos híbridos teriam circulação proibida. O Projeto de lei, também determina a proibição de circulação dos carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040.

Entretanto, não há absolutamente nada definido até este momento, e pelo andar dessa carruagem isso não vão evoluir tão rapidamente. O que é uma pena, pois o Brasil, mais uma vez está perdendo o bonde da inovação e a oportunidade de se modernizar.

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo