Fim dos carros a combustão no Reino Unido tem data para acontecer
- O Reino Unido anunciou esta semana medida que deverá impactar diretamente a indústria automotiva do país, e possivelmente de toda a Europa.
- Redação MundoZ!
- Atualizado: Domingo, 28 Julho 2024 16:16
- Views: 3.946
A proibição de venda de automóveis novos que sejam 100% movidos a combustíveis fósseis, gasolina e diesel, que até agora estava prevista para 2050, acabou sendo antecipada. No início de 2020 o prazo já havia sido alterado para 2040, sendo que em fevereiro, foi antecipado novamente para 2030.
Dessa forma, em uma década somente veículos híbridos e elétricos terão permissão de venda nas concessionárias britânicas. Sendo que os automóveis híbridos, terão apenas uma sobrevida, uma vez que deverão ser proibidos em 2035.
Apesar da data de proibição já estar definida, ainda não se tem uma previsão exata para banir de vez a circulação dos automóveis antigos movidos a gasolina e óleo diesel. Mas especula-se que isso deverá ocorrer a partir de 2050.
Sendo que essa proibição não deve ser exatamente por conta de uma lei específica, isso porque o governo britânico deve proibir a venda dos combustíveis fósseis no país.
Outros países também tem estabeleceram prazos para abolir veículos novos movidos a combustão
A China, por exemplo, pretende iniciar a proibição em 2030, enquanto que nos EUA a decisão ficará a cargo de cada estado, na Califórnia, a proibição deve vigorar já em 2035.
A Noruega ainda não tem uma data específica, mas acredita que os automóveis novos movidos com gasolina e óleo diesel, devam desaparecer das lojas em 2025.
O que é perfeitamente possível, uma vez que o país já tem 61% da sua frota composta por veículos elétricos, e se considerarmos os carros híbridos do tipo plug-in, essa taxa pode chegar a incríveis 80%.
E no Brasil, não temos ainda nenhuma ideia de quando essa evolução possa chegar
Apenas um único projeto de lei foi apresentado até agora pelo senador Ciro Nogueira, do PP do Piauí, sugerindo a proibição de comercialização de automóveis movidos a combustão para 1 de janeiro de 2030.
Segundo o PL 304/2017, somente carros alimentados a etanol e biocombustíveis poderiam circular no país, além dos veículos elétricos, já os modelos híbridos teriam circulação proibida.
O Projeto de lei, também determina a proibição de circulação dos carros movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040.
Entretanto, não há absolutamente nada definido até este momento, e pelo andar dessa carruagem isso não vão evoluir tão rapidamente. O que é uma pena, pois o Brasil, mais uma vez está perdendo o bonde da inovação e a oportunidade de se modernizar.
Veja também: Refinanciamento de veículos: Quando vale a pena?