Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Tesla Model Y cai em penhasco de 70 mts e ocupantes sobrevivem

Um Tesla Model Y caiu de um penhasco de 70 metros na segunda-feira.

Os ocupantes do automóvel que sobreviveram ao cair de um penhasco de mais de 70 metros tiveram uma sorte incrível. E o que ajudou muito foi o fato de que estavam num Tesla Model Y, disse um especialista.

Dois adultos e duas crianças escaparam com apenas ferimentos leves depois de despencar da rocha conhecida como ‘Devil's Slide’, nos arredores da cidade de São Francisco, CA, nos Estados Unidos.

Depois que a família foi resgatada, as autoridades da Califórnia disseram que o motorista jogou o carro do penhasco de propósito. Ele acabou sendo preso pela tentativa de homicídio.

Intencional ou não, tal queda provavelmente seria fatal em quase todos os casos, de acordo com Jahan Rasty, um engenheiro forense que estuda colisões.

Rasty, que é professor de engenharia mecânica na Universidade do Texas (Tech University), analisou a física do acidente. Depois da perícia nos destroços do carro ele pode determinar como os recursos de segurança de Tesla provavelmente ajudaram os ocupantes.

Uma foto de Devil's Slide, na Califórnia, onde o Tesla Model Y caiu.

Uma foto de Devil's Slide, na Califórnia. Getty Images

Energia fatal

O Tesla Model Y é construído para dissipar a energia do impacto.

Acidentes de carro de qualquer tipo se resumem à transferência de energia. Se a energia de um carro em movimento for repentinamente direcionada para o corpo das pessoas, elas morrerão.

Quando o carro para abruptamente, essa energia tem que ir para algum lugar, como Rasty explicou. O design de segurança do carro tem tudo a ver com dissipar e desviar essa energia dos passageiros.

Uma maneira é construir estrategicamente o automóvel para que ele amasse com o impacto, gastando energia para dobrar o chassi. Esse processo é chamado de dissipação de energia.

Os ocupantes do Tesla Model Y tiveram sorte, porque o carro rolou antes do impacto.

Nenhum carro é construído para suportar uma queda enorme. Se o carro tivesse caído toda aquela altura sem parar, é muito improvável que os passageiros pudessem sobreviver, disse Rasty.

O trabalho de Rasty é determinar o que aconteceu com um carro examinando os destroços, e ele descreveu os prováveis eventos neste acidente.

Ele estimou que o carro saiu da estrada a mais de 120 km/h, caiu cerca de 70 metros, rolou no penhasco várias vezes e depois caiu mais 15 metros e parou sobre os pneus.

"O carro está destruído, mas o dano é bastante uniforme ao redor dele", disse o perito sobre as imagens dos destroços.

Cada vez que o carro batia na encosta do penhasco, um pouco da energia era dissipada quando um painel lateral desmoronava, disse ele. Isso significava que a energia não estava toda concentrada em um único lugar.

"Foi isso o que salvou as pessoas, o fato de que a energia do impacto foi distribuída de maneira uniforme por todo o carro", disse ele.

Se tivesse caído direto, o carro teria que absorver toda aquela energia de uma vez só.

Um Tesla caiu de um penhasco de 70 metros na segunda-feira. Twitter

Um Tesla caiu de um penhasco de 70 metros na segunda-feira. Twitter

Nem todos os carros modernos são construídos dessa forma

De acordo com Rasty, eles tiveram muita sorte de estar em um Tesla. Os tetos da Tesla "são cerca de 30% mais fortes em termos de resistência a colisões" do que um carro comum, disse Rasty.

"Assim, eles podem suportar cerca de quatro vezes o peso do carro, quando o normal é apenas três vezes."

Isso significa que não era provável que o carro desabasse sobre si mesmo, esmagando as vítimas, o que é um risco sempre que um carro capota.

A distribuição de peso do Tesla Model Y também ajudou.

Uma bateria Tesla está instalada no meio do carro, ao contrário de um carro a gasolina que geralmente tem seu motor pesado bem na frente. Isso significa que o Tesla tem menos probabilidade de cair de frente e, em vez disso, tende a rolar para o lado.

Os Teslas também têm um recurso de segurança chamado estrutura de degrau de aço, projetado para redirecionar a energia para as partes do carro que podem lidar melhor com ela.

"Estar naquele Tesla definitivamente melhorou as chances deles", disse ele. "São carros bastante seguros.

Cintos de segurança e cadeirinhas também ajudaram.

O carro só pode proteger os passageiros se eles permanecerem dentro do carro durante o acidente, observou Rasty. Sem cintos de segurança e cadeirinhas para as crianças, eles teriam sido jogados para fora.

Combinados, disse Rasty, esses itens de segurança ajudaram a fazer com que um acidente ‘ostensivamente mortal’ se tornasse uma improvável história de sobrevivência.

"Estar naquele carro da Tesla realmente aumentou muito as chances de sobrevivência deles", disse Rasty.

Veja também
- Tesla S - sem motorista - ganha multa por excesso de velocidade

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.