Vida e Saúde

Quais os melhores suplementos que podem ajudar a manter sua saúde em dia?

Na agitada vida moderna nem sempre temos tempo para uma alimentação adequada, e para suprir a falta de nutrientes podemos recorrer aos suplementos alimentares.
Tempo de leitura: 4 minutos

A saúde depende de bons hábitos. Nem sempre temos tempo para uma alimentação balanceada, não é verdade? Porém, quando não nos alimentamos direito, várias doenças aparecem. Aliás, nosso desempenho no trabalho também cai e podemos sofrer penalidades.

Indivíduos idosos tendem a sofrer com a má alimentação. De fato, o organismo já não absorve os nutrientes como antes, e fica ainda mais fácil sofrer de déficit nutricional. É por isso que existem vários suplementos para idosos por aí.

Porém, o público jovem também sofre bastante com a falta de nutrientes. Portanto, jovens também fazem uso de suplementos alimentares, ainda mais quando já possuem alguma predisposição genética.

Listamos os principais suplementos e nutrientes que ajudam a manter a saúde em dia.

Boa leitura!

Suplementos de cálcio

O cálcio é um nutriente muito importante para o corpo humano. No entanto, nem sempre conseguimos atingir os valores diários para manter a saúde. Nesse ponto entra a suplementação de cálcio.

Consumir a dose certa de cálcio garante ossos fortes e duros. Dessa forma, impede que se quebrem com facilidade e diversos outros problemas.

Os idosos devem consumir um pouco mais de cálcio para sobrepujar os efeitos da idade. De fato, a quantidade de cálcio fixado nos ossos diminui com a idade, o que leva a osteoporose e ossos quebradiços.

Por fim, o cálcio atua diretamente na saúde bucal. Além de equilibrar o pH bucal, também deixa os ossos da base e os próprios dentes mais robustos. Isso é vital para quem pretende realizar implantes, pois, sem ossos da base fortes, não há como fixar os dentes na boca.

A importância do ômega-3

O ômega-3 ajuda a manter a saúde do cérebro e do coração. Ele faz parte dos nutrientes mais recomendados para as pessoas por causa de sua atuação no organismo. No entanto, consumi-lo nem de longe é algo gostoso.

A razão disso está no fato de que o ômega-3 fica majoritariamente nos peixes. Aliás, o fígado representa a parte mais rica do peixe. Por isso é difícil consumir ômega-3 no dia a dia.

Porém, como é um nutriente bastante importante, algumas empresas sintetizaram suplementos de ômega-3. Dessa forma, o fígado de peixe foi substituído por pílulas. Bem mais fácil de consumir, não é verdade?

Podemos encontrar esses produtos em quase todas as farmácias do mundo. Geralmente possuem um preço acessível para a população.

Suplementação de Vitamina C

A Vitamina C faz um trabalho fabuloso em nosso organismo. Além de aumentar a imunidade do corpo, ainda colabora para evitar lesões musculares e até combate radicais livres. Dessa forma, ela é um antioxidante poderoso, e como tal beneficia bastante nossa saúde.

Consumir Vitamina C é simples: basta ingerir frutas cítricas. No entanto, nem todo mundo tem tempo para preparar os alimentos para consumo. Assim, muitas vezes as pessoas nem consomem frutas em sua dieta diária.

A falta de Vitamina C causa cansaço, fadiga, irritabilidade, escorbuto e vários outros problemas. Por isso devemos manter uma boa dose de Vitamina C circulando em nosso organismo.

O trabalho dos probióticos

Você sabe o que os probióticos fazem em seu organismo? Eles cuidam de seus intestinos e os mantém funcionando da forma correta. Sim, é isso mesmo que você está pensando: os probióticos são seres vivos que vivem dentro de nós.

Quando fazemos uso de antibióticos, as bactérias “amigos” de nosso corpo sofrem junto com as “inimigas”. As mais afetadas são as bactérias do intestino. Por isso temos problemas intestinais e uma série de desordens no trato digestivo ao usar antibióticos.

Outra doença que os probióticos tratam é a candidíase. Dessa forma, se estiver com desarranjo ou candidíase, consuma alguns probióticos, seja pela alimentação normal ou por suplementação.

Não se esqueça da Vitamina D

A Vitamina D é muito importante para nosso organismo, mas também é extremamente escassa nos alimentos. Em geral, quando um alimento possui Vitamina D, ela vem em doses ínfimas.

A Vitamina D atua nos músculos, dando força e mantendo-os equilibrados. Além disso, alguns estudos buscam comprovar seu efeito protetor contra esclerose múltipla, doença de Parkinson e alguns tipos de câncer.

Assim como o ômega-3, ela está presente em peixes oleosos — o que pode não agradar a todo mundo. Porém, existem várias opções de suplementos de Vitamina D. O importante é não ficar sem ela no organismo.

Suplementos de albumina para um corpo saudável

A albumina está presente no plasma do sangue, e seu papel é transportar hormônios e nutrientes em nosso organismo. Além disso, ela cuida para que o pH do sangue fique dentro do normal.

Ela é sintetizada por nosso corpo, mas nem sempre fica na quantidade certa. Dessa forma, devemos fazer uso de suplementos de albumina para manter a saúde.

Todos os suplementos citados aqui são importantes para sua saúde. No entanto, antes de adquirir qualquer um deles, consulte um especialista da saúde. Lembre-se que uma dieta balanceada sempre é o recomendado.

Tags: canal minas,

Author: Lucas Widmar Pelisari - Colaboração para MundoZ!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo