Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Pesquisa sugere que má qualidade do sono pode produzir 'atividade paranormal'

Estudo sugere que má qualidade de sono potencializa crenças sobrenaturais.

Quando a noite cai, o escuro e o silêncio podem nos assustar e, portanto, é o ambiente perfeito para questionarmos se há alguma atividade paranormal acontecendo. É também a hora do dia em que a maioria de nós vai dormir, acontece que existe uma conexão fascinante entre a má qualidade do sono que temos e as nossas crenças paranormais.

O estudo realizado na Goldsmiths University of London e publicado no Journal of Sleep Research realizou uma pesquisa online, com participação incentivada via mídia social e pela BBC Science Focus Magazine.

Como resultado, 8.853 participantes com mais de 18 anos responderam a perguntas sobre suas crenças paranormais e padrões de sono.

A pesquisa descobriu que medidas subjetivas de qualidade de sono mais pobres estavam ligadas a crenças mais fortes no paranormal - variando da alma que vive após a morte; a existência de fantasmas; demônios; a habilidade para algumas pessoas se comunicarem com os mortos; experiências de quase morte são evidências de vida após a morte; e alienígenas visitaram a Terra.

A pior qualidade do sono incluiu menor eficiência do sono, maior latência do sono, menor duração do sono e aumento dos sintomas de insônia.

"Até onde sabemos, esta é uma nova descoberta digna de um exame mais aprofundado", escreveram os pesquisadores.

Enquanto isso, a crença de que alienígenas vieram à Terra para uma visita está associada à paralisia do sono isolada e à síndrome da cabeça explosiva - um tipo de distúrbio do sono em que uma pessoa pode ouvir um barulho alto ou som explosivo em sua cabeça.

Má qualidade do sono pode potencializar crenças pessoais.

A crença de que as experiências de quase morte são evidências de algum tipo de vida após a morte foi associada à paralisia do sono isolada (com outros sintomas como narcolepsia) - uma condição em que uma pessoa é incapaz de se mover ou falar direito ao adormecer ou acordar .

Aqueles que relataram paralisia do sono isolada também tinham significativamente mais crenças espirituais (por exemplo, endossando a crença de que a mente e a alma podem deixar o corpo e viajar) do que aqueles sem.

Este estudo da Goldsmiths University of London analisou se havia uma conexão entre ter crenças paranormais e quanto dormimos iStockphoto by Getty Images

“Para todas as associações, descobriu-se que um nível mais alto de crença paranormal estava associado a uma pior qualidade subjetiva do sono, mesmo quando controlando os efeitos de idade e gênero”, acrescentaram os pesquisadores.

Ainda há pontos de interrogação sobre por que o sono e o paranormal estão ligados, o que exigiria uma investigação mais aprofundada.

Paralisia do sono, seres sobrenaturais e alienígenas.

Mas algumas teorias foram fornecidas por pesquisadores que sugerem que a crença em alienígenas pode ser devido às alucinações visuais e auditivas causadas pela paralisia do sono e ruído alto da síndrome da cabeça explosiva.

“Uma explicação para essas associações é, portanto, que alguém experimentando sons ou imagens associadas ao sono pode interpretar isso como evidência de que existem alienígenas ou outros seres sobrenaturais”, observaram.

No entanto, os pesquisadores também sugeriram que as ligações poderiam ser o contrário e que a ansiedade sobre o paranormal pode causar distúrbios no sono – talvez esta seja a razão pela qual aqueles com uma qualidade de sono pior são mais propensos a ter crenças mais fortes no paranormal.

 

Veja também
- Um novo estudo sobre uma teoria antiga sobre sonhos.

 

Embora mais estudos sejam necessários para investigar de onde exatamente vem a ansiedade - fantasmas, demônios, alienígenas ou assuntos menos assustadores e mais filosóficos, como a vida após a morte.

Outros fatores, como religião, saúde mental, educação e personalidade, também precisam ser considerados, pois também podem afetar as crenças paranormais.

Estudo sobre sono e crenças paranormais ainda não é conclusivo.

Outro motivo para que esse assunto seja mais explorado é que, embora uma grande amostra [de pessoas] tenha participado do estudo, os pesquisadores reconhecem que os participantes se apresentaram e, portanto, "é improvável que sejam representativos da população em geral".

“Por exemplo, as taxas aparentemente altas de [paralisia isolada do sono] e [síndrome da cabeça explosiva] podem indicar que indivíduos com esses sintomas eram mais propensos do que outros a se interessar em participar deste estudo”, explicaram.

Embora seja necessário mais pesquisas para desenvolver uma maior compreensão da ligação entre o sono e as crenças paranormais, espera-se que isso aumente a conscientização dos profissionais de saúde "para avaliar distúrbios do sono e parassonias relevantes, além de outras formas de psicopatologia", com seus pacientes.

“Relatos de atividade paranormal ou crenças anômalas podem ser confundidos como evidência prima facie de distúrbios mais graves”, disseram eles.

 

...

 

 

MundoZ! Vida e Saúde
Author: MundoZ! Vida e Saúde
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.