• Pesquisar
  • Abrir menu

Soft Skills: o que são e como adquirir

As soft skills são habilidades sociais/interpessoais essenciais que aumentam ou prejudicam a nossa capacidade de realizar tarefas no trabalho.
Tempo de leitura: 5 minutos
Soft Skills: o que são e como adquirir

Recentemente o Linkedin divulgou uma lista com as soft skills mais relevantes no mundo corporativo e no topo dessa lista estavam: Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Inteligência Emocional.

Por isso, se você está à procura de emprego ou quer progredir na carreira é uma boa ideia fazer uma auto análise saber quais dessas características são mais marcantes em sua personalidade e o que precisa ser melhorado.

Soft skills são as habilidades sociais/interpessoais essenciais que podem aumentar ou prejudicar a nossa capacidade de realizar determinadas tarefas no trabalho.

Habilidades como criatividade, colaboração, persuasão e inteligência emocional permanecem no topo da lista das soft skills mais relevantes ano após ano, reforçando ainda mais a ideia de que é indispensável desenvolvê-las para manter o seu emprego atual ou conseguir entrar no mercado de trabalho.

Vejamos então, como cada uma destas cinco soft skills influenciam os nossos resultados 

1. Criatividade

As empresas precisam de pessoas que possam abordar de forma criativa os problemas e tarefas em todas etapas do negócio, da engenharia aos recursos humanos. Então concentre-se em aprimorar sua capacidade de trazer novas ideias para a mesa.

2. Persuasão

Líderes e responsáveis de recursos humanos valorizam pessoas que conseguem explicar o "porquê" das decisões que tomam. Para progredir na carreira, aprimore a sua capacidade de comunicar ideias de forma mais eficaz, conseguindo assim, persuadir seus colegas de trabalho mais rapidamente.

3. Colaboração

O trabalho em equipe pode ser muito mais produtivo do que o de um profissional individualista - e é claro que as empresa sabem disso. Então, procure aprender como os seus pontos fortes podem complementar os dos seus colegas de trabalho para alcançar um objetivo em comum.

A colaboração é prejudicada quando as funções de cada um e os objetivos gerais não são definidos como se deve.

Na próxima vez que iniciar um projeto em grupo, faça uma reunião explicando quais são os objetivos e quem deve fazer o quê no desenvolvimento e implementação do projeto. Essa simples iniciativa pode fazer toda a diferença, motivando a equipe e fazendo com que todos os integrantes do time puxem para o mesmo lado.

4. Adaptabilidade

A única constante na vida - e nos negócios - é a mudança.

Para se destacar no mundo corporativo tenha sempre isso em mente e procure demonstrar uma atitude positiva e um profissionalismo de quem está sempre aberto à novas ideias, especialmente em situações de maior pressão.

5. Inteligência Emocional

Inteligência emocional é a capacidade de perceber, avaliar e responder às suas próprias emoções e às emoções dos outros.

A necessidade de inteligência emocional ressalta a importância de responder e interagir de forma assertiva com os colegas da equipe. Quando foi a última vez que você quis saber a opinião de um colega de trabalho? Adquirir o hábito de escutar os pontos de vista dos outros não apenas fortalecerá a sua inteligência emocional, mas também poderá torná-lo muito mais eficiente.

Você também pode e deve pedir feedbacks.

A autoconsciência é um componente essencial da inteligência emocional.

Pedir feedback regularmente aos outros integrantes da sua equipe ajudá-lo a perceber qual a opinião que as outras pessoas a seu respeito. E quando receber críticas construtivas, mesmo que sejam difíceis de ouvir, lembre-se de que não há "certo" ou "errado" quando se trata dos pontos de vista dos outros - essa é a percepção deles, e a percepção é a realidade.

Espero que, com uma visão mais clara do que as empresas precisam hoje em dia, você se sinta motivado para desenvolver as soft skills essenciais para progredir na carreira ou entrar no mercado de trabalho.

Para terminar quero apenas lembrar que existem cursos onde se pode melhorar nossas habilidades como a capacidade de comunicação, inteligência emocional, liderança, capacidade de trabalho em equipe, organização do trabalho, dentre outras. E um site onde você pode encontrar bons cursos é o "Cursos Financiados" que pode ser acessado AQUI.

 

...

Author: Carlos Pereira - Colaboração para MundoZ!
Entusiasta de estilo de vida saudável e autor do blog Dieta Alcalina.