O que é cultura empresarial?
- Roberta Matta - Colaboração para Mundo Z!
- Atualizado: Quinta, 30 Maio 2024 12:03
- Views: 3.519
Não há nada melhor do que trabalhar em uma organização com uma cultura voltada para o crescimento e realização de todos os envolvidos. Ter uma grande cultura no local de trabalho pode ser algo bem raro, e desenvolver uma é impensável e quase impossível para alguns empresários e gestores. As pessoas muitas vezes são frustradas pela cultura do local onde trabalham, e com frequência descrevem o lugar como sendo dominado por personalidades negativas e tóxicas, onde os gestores tentam exercer o controle sobre os subordinados através da intimidação, muitas vezes física, as brigas internas fazem parte da rotina e a dissimulação e manipulação sufocam o crescimento, inovação e os resultados.
Não há nada pior do que trabalhar numa organização que tenha uma cultura ruim. Não importa quanto dinheiro você ganhe, quando você trabalha em um ambiente tóxico, você chega em casa ainda tenso e estressado no final de cada dia.
E isso realmente não vale a pena porque certamente acabará afetando sua vida em família, seu casamento, a maneira como você se relaciona com seus filhos e sua saúde. Por outro lado, não há nada melhor do que trabalhar em uma organização com uma cultura voltada para o crescimento e realização de todos os envolvidos.
Você acorda todos os dias motivado para voltar ao trabalho movido pela missão da empresa, além de saber que estará com pessoas que você gosta de ter por perto.
Talvez esta não seja a maior lista sobre cultura empresarial, mas ela trás 12 sinais de que uma grande cultura existe em sua organização ou empresa:
1. As pessoas estão esperando na fila para participar de sua equipe
Não é porque você está oferecendo mais dinheiro do que poderiam encontrar em outro lugar. Muitas vezes o salário é menor, mas as pessoas já ouviram falar sobre sua empresa, e dariam tudo para fazer parte dela.
2. Baixa rotatividade
Você deve prestar atenção nisso, especialmente em funções de nível básico e médio. É possível que muitos dos funcionários mais antigos ainda estejam lá porque o salário é bom, mas se você perceber que uma grande parte das pessoas estão lá mesmo não tendo um grande salário ou grandes perspectivas de promoção, provavelmente você está olhando para uma empresa onde existe uma cultura muito saudável.
3. Os líderes não são inseguros
Os chefes não demonstram insegurança quanto ao surgimento ou ascensão de outros profissionais dentro da empresa. Na verdade, eles até os incentivam.
4. Não há tolerância para a falta de caráter
Não são apenas os líderes que trabalham para que se tenha um alto nível de comunicação interna. Em todos os níveis, a fofoca é encerrada com um incentivo para que se fale diretamente com o indivíduo em questão.
5. Liderança horizontal
Liderar pessoas de cima para baixo é fácil. Quando comparado a conduzir as pessoas que estão ao seu lado, sobre as quais você não tem nenhuma autoridade. Uma grande cultura identifica as pessoas que estão lado a lado e procura incentivá-las ou, ocasionalmente, corrigir e redirecionar.
6. A missão é o fator de motivação
Ouvir líderes em todos os níveis da organização falando sobre sua missão resulta em energia positiva que se difunde na empresa, e eles estão constantemente pensando em maneiras de potencializar esta energia.
7. Vai além do trabalho
As pessoas vão ao cinema, visitam seus colegas de trabalho, e às vezes até saem de férias juntas. Isso não significa que elas não tenham outros amigos, é que realmente querem desfrutar da companhia das pessoas com quem trabalham.
8. As pessoas realmente acreditam que são muito mais importantes do que a missão
Há uma sensação de que, como funcionários, eles realmente importam. Eles não são apenas as pessoas que produzem, eles são a própria cultura da empresa, os sistemas a linguagem e a estrutura que gera todo esse valor. Mesmo em tempos difíceis com congelamentos de salários ou diminuição dos benefícios, o clima ainda é de: "Somos importantes!"
9. As pessoas sorriem
Ande pelos corredores e verá pessoas sorrindo, aproveitando para conversar, e ter uma interação benéfica que sempre acaba resultando em alta produtividade e foco intenso.
10. Não há medo
As pessoas não se preocupam se estão dizendo a coisa errada na frente da pessoa errada. Não há conversas sussurradas por causa do medo do que vai acontecer se elas forem ouvidas. Empregados em uma organização com uma grande cultura podem entrar no escritório do chefe com uma preocupação e sair de lá sabendo que foram ouvidos.
11. A comunicação é eficaz
Os funcionários não são pegos de surpresa quando veem um novo anúncio da empresa na internet, isso porque a comunicação é feita de maneira tão eficaz que as pessoas são avisadas com antecedência de tudo o que é importante para a empresa e consequentemente para elas. Isso resulta em um grande engajamento fazendo com que os gestores tenham a certeza de que podem contar com os funcionários para encontrar novas soluções.
12. Toda a inovação é bem-vinda
Ninguém têm medo da mudança. Não é que todo mundo goste de mudanças, mas a maioria já passou por isso e pôde perceber que os líderes geriram as transições com cuidado e dignidade e que já não há motivos para ter medo do novo.
Esta lista pode ser desanimadora, para quem trabalha em um ambiente tóxico.
Se você é uma dessas pessoas, saiba que você tem o poder de mudar a cultura do lugar, um dia de cada vez! Construir uma cultura saudável é algo que pode começar com algumas poucas pessoas determinadas.
Em apenas um departamento, em um canto do edifício, uma nova cultura pode começar a surgir, e quando outros começarem a interagir com um departamento mais saudável, poderão ser atraídos para ela.
Em sua essência, ninguém quer viver em uma rotina de negatividade. As pessoas querem amar o seu trabalho, elas podem não saber como agir em um ambiente positivo, e podem resistir quando convidadas a sair de um estado de mediocridade, mas em última análise, determinação e positividade sempre vencem.
Relacionado
- Sobre inteligência emocional no trabalho.