Vida e Carreira

Como uma boa liderança melhora os resultados de seu negócio?

As 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil são aquelas que apresentam uma cultura organizacional bem definida.
Tempo de leitura: 3 minutos
Pessoas de uma equipe trabalhando em conjunto

Dentre as especificidades de cada negócio o grande desafio é encontrar a direção certa para o crescimento. Sendo assim, as empresas que se destacam no mercado são aquelas que sabem exatamente o seu impacto na vida das pessoas. 

Para ter sucesso, uma empresa deve saber aprender em todos os níveis. Isso significa aprender sobre o cliente, sobre o próprio negócio, sobre as melhores formas para se desempenhar os trabalhos e, principalmente, de gerar valor. 

Basicamente, é assim que os resultados vêm.

Mas não é só isso. A aprendizagem não acontece se não escoar para todos os níveis da empresa. Para isso, é preciso uma liderança eficiente que una toda a organização. 

Continue lendo para saber como uma boa liderança gera impacto!

Bons líderes superam desafios

Podemos dizer que os resultados são produtos da superação de desafios. Afinal, quando não há desafios a serem batidos as equipes tendem a manter-se na suas zonas de conforto. 

E manter-se nessa zona de conforto gera estagnação que, por sua vez, não produz aprendizado e inovação, dois fatores cruciais para a obtenção de resultados. 

Por isso, boas lideranças envolvem os colaboradores ativando suas habilidades. A missão de um líder é estimular o foco no resultado e vontade de aprender para ir além. É dessa forma que desafios são superados. 

Bons líderes buscam o desenvolvimento constante

Muitas vezes, algumas pessoas chegam à um alto patamar e logo pensam que não precisam melhorar em mais nada. Afinal, se elas chegaram a um cargo de liderança é porque são competentes e inteligentes o suficiente e, por isso, não precisam provar mais nada, certo? 

Errado! Líderes acomodados e conformados com a rotina são sinônimo de fracasso. Isso porque, eles deixam de buscar métodos criativos e inovadores para otimizar processos. 

Assim, a empresa para no tempo e fica sempre um passo atrás da concorrência. 

Outra coisa comum no mundo dos negócios é encontrar líderes com o ego tão inflado, que não buscam e nem aceitam feedback de suas equipes. Esse tipo de profissional é incapaz de analisar o próprio comportamento e relacioná-lo com os impactos nos resultados. 

Por isso, um bom líder deve saber escutar, tanto quanto falar. E, acima de tudo, continuar buscando pelo desenvolvimento pessoal, pois ele, muitas vezes, é mais valioso do que o conhecimento técnico. 

A liderança tem relação direta com a satisfação e comprometimento dos colaboradores

Todo mundo, provavelmente, tem alguma história com um líder tóxico. Muitas pessoas, inclusive, deixaram suas antigas empresas em consequência de problemas com a liderança. 

Um líder tóxico é aquele que falha em reconhecer os próprios erros, rouba crédito de feitos de outros integrantes da equipe, ignora contribuições, não se mostra disponível e não tem vontade de entender as dificuldades de seus colegas.

Nesses casos, exigir o desempenho das outras pessoas é impossível, pois elas não se sentem motivadas a trabalhar em prol da empresa. 

A motivação dos colaboradores, por sua vez, está diretamente ligada com o desempenho de seus líderes. 

Aqueles que procuram agir de acordo com o que cobram de seus subordinados (empenho, seriedade, honestidade e lealdade) se mostram confiáveis e estabelecem uma relação estreita com o restante da equipe. 

Lembre-se: profissionais que se sentem prestigiados quando alcançam resultados e apoiados em meio as dificuldades são profissionais mais felizes e produtivos.

Líderes aumentam a produtividade

E por falar em produtividade, olha ela aqui! Como dissemos no tópico anterior, colaboradores motivados são mais produtivos.  Além disso, um líder responsável é capaz de direcionar o trabalho da equipe para que os objetivos sejam alcançados. 

Isso é feito por meio de perspicácia e observação, pois o seu papel é detectar os pontos a serem melhorados e as oportunidades para otimizar o trabalho. 

Tudo isso traz entusiasmo e o gás necessários para que as metas sejam batidas e superadas. Deste modo, podemos dizer que a produtividade está atrelada ao perfil de liderança. 

Se a gestão de pessoas e processos for boa, então a produtividade estará em alta. Caso contrário, os resultados ficarão muito aquém do esperado. 

Uma liderança eficiente diminui a rotatividade

Grande parte de uma boa liderança consiste em desenvolver talentos. Isso quer dizer, enxergar o potencial em cada um e otimizá-lo em prol da equipe. 

Desta forma, é essencial que as pessoas tenham espaço para se desenvolverem e tenham incentivo para isso. 

Sem o desenvolvimento de talentos a organização perde profissionais excelentes, já que eles não vão querer ficar em um ambiente pouco receptivo. 

Para que isso não aconteça os líderes devem estimular o senso de responsabilidade individual, desenvolver a autoconfiança entre os membros, delegar desafios e fortalecer a determinação de cada um. 

Benefícios empresariais desenvolvem equipes

Parece óbvio, mas é bom reforçar: as pessoas se sentem mais motivadas quando a empresa oferece algo a mais para trabalharem. 

Esse “algo a mais” pode ser desde premiações em dinheiro ou viagens, reconhecimentos diante de toda a empresa ou até benefícios empresariais, como vale alimentação, plano de saúde ou plano empresarial odontológico.

Segundo uma pesquisa feita pela Love Mondays, as 50 melhores empresas para se trabalhar no Brasil são organizações que apresentam uma cultura organizacional bem estabelecida, um plano de carreira e benefícios que estimulam o trabalhador. 

Assim, um líder que ajude seus liderados a se sentirem felizes dentro da empresa, precisa levar em consideração todos esses itens. E principalmente, pensar na saúde do colaborador. 

Um ambiente de trabalho que propõe planos de saúde e plano odonto empresa para todos os dependentes do colaborador, se torna uma empresa com vantagens diante das outras que não oferecem estes benefícios. 

Liderar não é fácil 

É importante fechar esse assunto dizendo que liderar não é fácil. Se fosse, não seria um cargo de confiança que requer responsabilidade para com as pessoas e os resultados. 

Para que você seja um bom líder é importante manter isso sempre em mente. Não se acomode, não deixe de olhar para os seus colegas de equipe e nunca se esqueça que você só terá sucesso quando todos estiverem na mesma sintonia e com a mesma motivação. 

 

Author: Beatriz Estima - Colaboração para MundoZ!

Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.

Topo