Vai viajar? Confira o que não pode faltar no seu check-list
- Além da máscara facial e do álcool em gel, é recomendado levar documentação necessária, além de medicamentos contra enjoos, febres e dores de cabeça.
- Tempo de leitura: 4 minutos.
- Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!
- Atualizado: Terça, 22 Março 2022 21:22
- Views: 2.143
Em tempos de pandemia, viajar requer muito mais cuidados que apenas preparar a mala, fazer a revisão do carro e garantir que os pets fiquem com alguém enquanto você estiver fora de casa. Nesse contexto, são precisos alguns cuidados até que a população seja imunizada. Assim, é recomendável viajar de carro a destinos próximos, sem aglomerações e em lugares na natureza, a céu aberto.
Se não é possível viajar sem avião, é melhor optar por deslocamentos de, no máximo, três horas de duração, no território brasileiro. Para quem gosta de realizar viagem de feriado, confira alguns itens essenciais para levar na mala.
Máscara facial e álcool em gel
Além do distanciamento social, o uso de máscaras de proteção social e álcool em gel mostrou-se uma estratégia essencial para reduzir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus. Por isso, não se esqueça de levar, pelo menos, três máscaras para cada viajante. Vale lembrar que a máscara é individual e não pode ser compartilhada com ninguém.
- Férias na praia: veja as peças de roupa que não podem faltar
- Conheça Jericoacoara: uma das praias mais belas do mundo
- Mala de viagem: o que levar para destinos quentes?
Durante a viagem, não se esqueça de que máscaras caseiras devem ser usadas por até três horas e devem ser separadas em um plástico limpo após serem utilizadas.
Embora todos os estabelecimentos comerciais sejam obrigados a fornecer álcool em gel, é sempre bom ter um frasco pequeno na bolsa durante os passeios.
Carteira de vacinação
Manter a carteira de vacinação em dia é essencial para garantir saúde e permitir a ida a alguns lugares do Brasil, como zonas rurais, florestas e áreas de contato intenso com a natureza. O ideal é receber a vacina entre oito e seis semanas antes da data da viagem.
Entre as vacinas indicadas para esses locais, estão aquelas contra febre amarela, difteria, tétano, raiva, hepatites A e B, além da tríplice viral (contra caxumba, rubéola e sarampo). No Brasil, essas vacinas são recomendadas, sobretudo, para quem vai visitar algum lugar situado na região Norte do país.
Seguro de viagem
Outro documento bastante importante é o seguro de viagem. Embora muita gente acredite que ele seja essencial somente em rotas internacionais, no Brasil, também é recomendado fazer um.
Além de cobrir despesas médicas, farmacêuticas e odontológicas, os seguros de viagem nacionais custeiam assistência jurídica, assistência total em casos de extravio de bagagem e até prática de alguns esportes. Ele também é essencial se você precisar cancelar a viagem ou realizar um retorno de emergência.
Em geral, os seguros preveem que os viajantes paguem despesas médicas do próprio bolso e depois solicitem o reembolso à seguradora, segundo os valores estabelecidos no contrato do seguro. Por isso, guarde todos os comprovantes, como notas fiscais, laudos médicos e tudo mais que possa confirmar o atendimento.
Uso do cartão
Uma tarefa básica, mas que muita gente pode acabar esquecendo de fazer por causa da correria das últimas semanas de preparação antes da viagem é liberar o uso do cartão de crédito e/ou débito internacional no banco. Levar dinheiro em espécie é sempre importante, mas imprevistos e emergências podem acontecer em qualquer viagem. Numa situação não programada, ele pode não ser suficiente.
Medicamentos
Separar as medicações que são usadas diariamente é outro cuidado essencial para quem vai viajar. Aqui, estão inclusos remédios contra diabetes, hipertensão e pressão alta. Mulheres que tomam anticoncepcionais também devem lembrar de tomar a pílula.
Contudo, também é recomendado levar medicações contra náuseas, enjoos, febres, dores musculares e dores de cabeça, mesmo se você não sofre com comorbidades nem precisa tomar remédios regularmente.
...