Tecnologia

Descubra como deixar o computador mais rápido em 5 passos

Com o tempo, acabamos esquecendo muitas pastas no computador, com arquivos pesados, vídeos e imagens, que ocupando espaço no disco e causando lentidão.
Tempo de leitura: 4 minutos

Ninguém suporta um computador lento, principalmente quando a pessoa está fazendo um trabalho ou se divertindo. A boa notícia é que existem algumas ações básicas que podem deixar o computador mais rápido e hoje vamos ensinar cada uma delas.

Qualquer PC ou notebook, depois de um certo tempo de uso, tende a ficar lento e isso prejudica o desempenho da máquina e gera em certo desconforto na utilização da máquina.

Veja também

- Asus: smartphones com mais recursos para fotos: Zenfone 8 e o Zenfone 8 Flip
- Os 5 melhores smartphones até R$ 2 mil
- Samsung:  sucessor do smartphone mais popular do mundo

Ao invés de comprar outro computador, de imediato, o ideal é recorrer a alguns procedimentos básicos que podem deixar o PC mais rápido, para não precisar gastar dinheiro agora. Pensando nisso, preparamos este artigo com as principais dicas de como deixar o seu computador mais rápido.

Como deixar o computador mais rápido

1. Faça limpeza dos arquivos desnecessários

Quando um computador sai da loja, novinho, funciona perfeitamente e sem travamento algum, porém, com um certo tempo de uso, o mesmo começa apresentar lentidão, pois o acumulo de arquivos e a falta de manutenção gera isso.

O que muitos não sabem é que, quanto mais usamos o computador, o próprio sistema armazena muitos arquivos que são desnecessários e isso pode ser uma das causas da lentidão do seu PC.

Para resolver isso, existem alguns programas capazes de fazer a limpeza em computadores e notebooks.

Esses programas existem em versões pagas ou mesmo gratuitas. Com eles é possível liberar espaço e, com isso, o sistema operacional irá iniciar mais rápido fazendo sua máquina obter um desempenho melhor.

2. Elimine os vírus

Os vírus no computador são um dos principais fatores que causam a lentidão.

Eles costumam ficar trabalhando o tempo todo na máquina, enquanto outros programas estão rodando.

O que podemos fazer para eliminar os vírus?

É importante que você tenha um bom antivírus instalado em seu computador e também é necessário que ele esteja sempre atualizado e, além disso, você precisa sempre fazer uma varredura à procura de vírus na máquina e eliminá-los constantemente.

E outra dica importante: nunca clique em links que  recebidos por e-mail, que sejam de fontes desconhecidas, isso realmente é muito perigoso.

3. Verifique se há aquecimento em excesso

Quando o computador esquenta demais, a tela pode começar a travar, isso pode acontecer porque a máquina pode estar super aquecida.

Geralmente, isso ocorre devido a alguns fatores tais como: poeira, ventilação obstruída e até ventoinhas com problema.

Mas para saber se o computador estar com aquecimento excessivo, existem programas que realizam esse monitoramento e alguns são até gratuitos, ou então, você perceberá esse problema a partir de alguns sintomas como: se tiver fazendo muito barulho na ventoinha ou mesmo se o computador estiver ligando e desligado sozinho.

Para esse tipo de problema, o correto é chamar um profissional para realizar a manutenção e se precisar, poderá ser feita a formatação. O técnico fará a limpeza do cooler e dos demais componentes e caso necessário poderá realizar outros procedimentos.

4. Limpeza do cache

Quanto mais utilizamos o computador, mais arquivos são armazenados no cache do sistema, além de relatórios, arquivos temporários e vários outros elementos. Com isso, o espaço acaba ficando comprometido, o que acarreta a diminuição do desempenho do computador.

Então, é importante eliminar todos esses arquivos temporários, veja como fazer isso!

O próprio Windows possui uma ferramenta que faz a limpeza do sistema.

Para acessar essa opção, vá em “Meu Computador”, com o botão direito, clique em “Disco Local” e em “Limpeza de Disco”. Por fim, marque o que quer incluir, para ser apagado, e pressione “ok”.

Esta é uma ferramenta muito útil e faz com que a máquina fique bem mais leve.

5.  Desinstalar os programas não utilizados

Muitas vezes instalamos programas no computador, que só utilizamos uma única vez, e os deixamos instalados eternamente.

Com isso, seu computador pode ficar com a memória e capacidade de armazenamento comprometidos, com algo que não está sendo mais utilizado. O ideal é que todos os programas que não são mais usados sejam desinstalados a fim de liberar espaço no HD, assim a velocidade do seu computador também irá melhorar.

6. Esvaziar lixeira e deletar pastas que não são mais usadas

Com o passar do tempo, acabamos esquecendo algumas pastas no computador, com isso, arquivos pesados, vídeos, imagens etc, que ficam ocupando muito espaço no disco rígido.

Por exemplo, existem pessoas que baixam arquivos o tempo todo e nunca lembram de deletar esses arquivos na pasta de “Downloads”. Além disso, as vezes um único vídeo está salvo em várias pastas do sistema. Por isso, é recomendado fazer uma checagem geral e deletar tudo que não é mais útil.

Conclusão

Com algumas ações simples é possível deixar o computador mais rápido. Porém, se seu equipamento for recém comprado e ele já é lento de fábrica, isso não quer dizer que ele esteja com problemas, isso pode ser consequência de um processador mais fraco além de memória RAM menor,  ou seja, é um equipamento básico.

Portanto, o bom uso do seu equipamento e a manutenção periódica do mesmo, pode fazer toda a diferença, para ter um desktop ou notebook mais veloz.

 

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo