Hackear Facebook. Como evitar que sua conta do Facebook seja hackeada
- Com essas ações você vai aumentar muito o nível de segurança da sua conta do Facebook.
- Tempo de leitura: 6 minutos
- MundoZ! Tecnologia
- Atualizado: Segunda, 21 Março 2022 13:22
- Publicado: Domingo, 05 Dezembro 2021 12:36
- Views: 777

Com certa frequência, os leitores aqui do MundoZ! relatam problemas de invasão de hackers em suas contas do Facebook. Em muitos casos, o acesso não autorizado nem sempre se dá pela atividade de criminosos cibernéticos, os crackers (erroneamente chamados de hackers aqui no Brasil), que desejam roubar as informações do proprietário da conta.
Hoje vamos dar algumas dicas sobre como proteger seu perfil do Facebook e minimizar a chance de sua conta ser hackeada.
Facebook hackeado: os erros mais comuns dos próprios usuários
Ainda que seja uma realidade vivida por muitos usuários do Facebook, ter seu perfil acessado de forma indevida nem sempre é resultado da ação de algum hacker. Basta um descuido para que pessoas não autorizadas tenham acesso à sua ta do Facebook, por exemplo - deixar o nome de usuário e a senha salvos no navegador de internet é o mais comum.
Mesmo que seja um recurso que visa dar mais praticidade ao dia a dia dos usuários, que era para ser uma conveniência acaba dando a chance para que todos possam acessar os dados d seu perfil sem ter de efetuar qualquer procedimento mais hard.
Neste caso a nossa sugestão é direta, nunca deixe a opção "mantenha-me conectado" marcada e recuse a escolha de salvar a senha oferecida pelo próprio navegador. Esta recomendação deve ser seguida quando você estiver usando qualquer tipo de sistema com alguma forma de controle de acesso, na internet, seja email, blog ou perfil de rede social.
Existem pequenos programas que se instalam de forma anônima para captar tudo o que se digita no PC ou no seu celular.
Esse tipo de programa, também chamado de keylogger, pode ajudar o dono do software a monitorar discretamente tudo o que é digitado no PC ou no celular. E, claro, pode funcionar como um meio malicioso de obter dados confidenciais do usuário.
Para impedir que tais programas sejam instalados, o melhor é manter um bom anti-virus instalado, além de evitar emprestar o PC ou celular a terceiros.
Evitando que seu Facebook seja hackeado: Recursos de segurança adicionais
O próprio Facebook oferece configurações adicionais para estender a segurança do seu perfil, para habilitar essas configurações, clique (aqui), a página de configuração de segurança do Facebook será exibida e, portanto, os seguintes itens serão listados:
- Navegação segura:
Ao ativar este recurso você cessará a sua conta, sempre que possível, usando um protocolo criptografado (https). Para habilitar essa camada de segurança, clique na opção Editar e em seguida marque a opção ‘Quando possível, acesse o Facebook utilisando uma conexão segura’ , para finalizar salve as alterações.
- Notificações de login:
Através deste serviço, toda a vez em que a conta do Facebook é acessada em um computador ou celular desconhecido, o sistema envia uma mensagem ao proprietário do referido perfil.
O mecanismo tem a probabilidade de notificação através do envio de um e-mail ou mensagem de texto para o seu celular. Para habilitar as notificações, clique em editar, verifique os métodos de notificação conforme achar adequado, então salve as alterações.
- Aprovações de login:
Através deste recurso, quando habilitado, é necessário informar um código de segurança que irá ser enviado por SMS para o número do celular cadastrado no perfil quando a conta estiver sendo acessada por um navegador desconhecido.
- Senhas de aplicativos:
Você vai gerar senhas para aplicativos que têm acesso permitido ao seu perfil. No entanto, as aprovações de login não funcionarão para Xbox, Spotify e Skype. Para os aplicativos, basta você clicar em Editar > Gerar senhas de aplicativos, informar o nome do referido aplicativo e na sequência clicar em Gerar senha. Após alguns momentos, a nova senha para o aparelho inserido será exibida.
- Sessões ativas:
Este item exibe o local, a data e hora, além de dados do navegador que fez o acesso ou que ainda permanece conectado ao seu perfil do Facebook. É uma escolha muito útil para verificar seu histórico de navegação. Para encerrar a sessão, basta clicar em Finalizar atividade.
Além de habilitar configurações adicionais, é recomendável evitar clicar em links desconhecidos que são postados, se você estiver visitando algum jogo ou aplicativo para o Facebook, é recomendável pesquisar sua origem, antes de permitir que ele acesse as configurações do perfil. E, principalmente, evite senhas óbvias como datas de aniversário, nome do animal de estimação, nome de alguém que você conhece .
Quando a questão é segurança de dados na internet, é impossível ter um sistema totalmente à prova de invasões, mas seguindo as nossas dicas é possível diminuir a probabilidade do seu perfil do Facebook ser hackeado.
...