Tecnologia

7 principais erros que podem acontecer em seu site

Perda de tráfego e vendas na internet são as principais consequências dos erros em páginas da web.
Tempo de leitura: 4 minutos.

Você já entrou em uma página da web e deparou-se com o erro 404 ou 500? A maioria das pessoas já passou por isso. Se você tem um site, precisa entender o que significam todos estes erros para evitar a perda de tráfego e de oportunidades de negócios.  As páginas de erro aparecem quando o navegador identifica algum problema no site. Esses problemas são identificados por números e códigos, que denunciam a origem do problema, dividindo-se entre falhas do lado cliente - o usuário que está acessando o site - e panes associadas ao servidor, como mostraremos a seguir.

Dependendo do servidor onde hospeda seu site, os erros podem acontecer com maior ou menor frequência, isso porque alguns deles estão relacionados ao servidor de hospedagem. E neste artigo vamos explicar por que eles acontecem.

Erro 404 — Página Não Encontrada (Page Not Found)

Este erro é um dos mais populares da internet, ocorrendo quando uma página não existe naquele domínio (site), ou seja, o navegador tenta e não consegue encontrar as informações da URL. 

O erro 404 pode acontecer por erros de digitação ou até por alterações na URL do site. A dica é fazer o redirecionamento (redirect 301 - procedimento feito no arquivo .htaccess - requer conhecimento avançado) dessas páginas antigas para novos endereços para que o problema não ocorra. 

Erro 500 — Erro Interno de Servidor (Internal Server Error)

Este é um erro interno do servidor que hospeda o site. Geralmente, ele acontece quando o servidor não consegue atender à solicitação do usuário, nem carregar a página. O problema pode acontecer devido a algum erro de código ou falha na manutenção do site. 

Erro 403 — Página Proibida (Forbidden

Este tipo de erro não possui uma explicação clara sobre sua origem. Geralmente, ele acontece quando há uma negação por parte do proprietário do site, que impede que uma página receba visitas. 

Erro 502 — Portal Ruim (Bad Gateway)

O erro 502 acontece por conta de uma falha de comunicação entre os servidores. Em muitos casos, o servidor atua como meio de comunicação ou proxy com outros serviços. Assim, sempre que há algum erro de protocolo, os servidores não trocam dados, e essa falha aparece na tela. 

Erro 400 — Pedido Ruim (Bad Request

Este erro é causado por uma requisição com sintaxe inválida. Basicamente, essa falha acontece quando o serviço interpreta que os dados de URL não respeitam o protocolo HTTP e classificam a tentativa como um “pedido ruim”. 

Geralmente, o erro 400 acontece devido a uma instabilidade da conexão de internet ou do próprio computador. Nestes casos, os usuários devem limpar o cache e tentar abrir o site por outro navegador. 

Erro 504 — Tempo Limite de Gateway (Gateway Timeout

Este erro é parecido com o 502, mas com uma simples diferença: ele acontece por tempo de espera. Assim, essa falha ocorre quando o proxy ou o gateway demora demais para responder ao servidor, fazendo com que ele não consiga solicitar o acesso à página. 

Erro 503 — Serviço Temporariamente Indisponível (Service Temporarily Unavailable)

O erro 503 é uma condição temporária do servidor. Essa falha é bastante comum em sites que recebem muitas visitas simultâneas ou quando o servidor está passando por alguma manutenção. 

Nesse momento, o site fica fora do ar, e qualquer usuário que tente acessá-lo se depara com essa mensagem. Se você tem um site, precisa contratar uma hospedagem com muitos recursos e tempo de uptime (tempo de servidor plenamente operante) de 99.9% para tentar evitar que ele caia em grandes picos de visita, por exemplo. 

Muitos dos erros listados acima são referentes a falhas no servidor, então é preciso reiterar a importância de uma boa hospedagem de sites. Recomendamos que você pesquise bastante sobre os tipos de hospedagem e provedores para escolher a melhor opção para o seu site.

...

Author: Henrique Morgani - Colaboração para MundoZ!

Topo