Tecnologia

YouTube Shorts concorrente do Tiktok, está sendo testado por alguns usuários

E o lançamento da novidade 'YouTube Shorts' ocorre num momento muito propício para a companhia americana.
Tempo de leitura: 2 minutos
YouTube Shorts, concorrente do Tiktok, está sendo testado por alguns usuários

YouTube anunciou, hoje, segunda-feira (14), o lançamento do YouTube Shorts, que deve disputar mercado com o Tiktok e o Reels, do Instagram. Segundo o Youtube, já nos próximos dias a versão beta será disponibilizada na Índia, para testes de um grande número de usuários. Na sequência, outros países também poderão usar a nova plataforma.

Porém, a empresa não informou quando o YouTube Shorts chegará ao Brasil. Muito parecido com seus concorrentes, o YouTube Shorts também tem nos vídeos rápidos seu principal atrativo. "Shorts é a nova experiência de vídeo no formato curto para produtores e celebridades que queiram fazer vídeos envolventes apenas com seus smartphones", relatou o Youtube no comunicado.

Com a plataforma do YouTube Shorts, será possível gravar vídeos de até 15 segundos usando apenas um smartphone contando com algumas ferramentas de edição já bem conhecidas, como os controles de velocidade, cronômetro, contagem regressiva, além da biblioteca de música.

"A medida em que a tecnologia evoluir, os criadores e artistas poderão aproveitar mais o incrível poder dos smartphones para gravar e lançar conteúdos de alta qualidade de qualquer lugar", mencionou o vice-presidente de Gerenciamento de Produtos do YouTube, Chris Jaffe.

Sobre: YouTube Shorts

O lançamento da novidade ocorre num momento muito propício para a companhia americana: já que a guerra comercial entre a China e Estados Unidos atrapalha a vida do TikTok, que corre o risco de ser banido da terra do Tio San, se a ByteDance, dona do TikTok, e o governo norte-americano não entrarem num acordo logo. 

YouTube de fato nunca teve grande concorrência desde que foi lançado. Ainda que existam outras plataformas usadas por muitos usuários como Vimeo, DailyMotion e o Veoh , a verdade é que eles nunca ameaçaram seriamente a liderança do gigante do vídeo.

Já com o TikTok a história é diferente, porque é um competidor diferente, focando em vídeos curtos embalados por muita música.

E como o pessoal do YouTube de bobos não tem nada, estão mais do que ligados na situação e já estão se mexendo para neutralizar o o TikTok com um novo recurso chamado "Shorts", com o objetivo de aumentar a retenção dos usuários em sua plataforma.

A novidade do YouTube Shorts deve incluir um feed de vídeos curtos postados por usuários dentro do aplicativo de propriedade do Google, além de aproveitar as vantagens do mix de músicas licenciadas do serviço de vídeo do Youtube, onde as músicas estarão disponíveis para serem usadas como trilha sonora nos vídeos criados pelos usuários.

YouTube Shorts terá algumas vantagens em relação ao TikTok. Por exemplo, ele já tem acordos de licenciamento de músicas com os produtores musicais e artistas, e isso significa que haverá muito mais músicas para escolher na hora de gravar clipes curtos.

YouTube também tem uma base de usuários muito maior, diante disso o Youtube acredita que os influenciadores podem achar que é mais vantajoso permanecer na plataforma para alcançar mais visualizações. 

Sobre: YouTube Shorts

Além do mais, o YouTube tem um sistema de monetização mais avançado, com o qual os influenciadores já estão habituados.

Já para os artistas e bandas, o TikTok tem sido uma espécie de dor de cabeça. Porque somente clipes curtos podem ser publicados ​​e mesmo assim, só aqueles que tem potencial para virar memes é que tem mais probabilidade de dar algum retorno mais substancial.

Os usuários que preferem ficar no YouTube em vez de ir para o TikTok oferecem mais chance de curtir uma música de um artista ou banda do que a exposição limitada do TikTok.

Dessa forma, na visão do Youtube é mais fácil lançar um incremento na sua atual plataforma do que fazer com que as pessoas adotem algo totalmente novo. O TikTok está na moda agora e deve ser interessante ver se o YouTube Shorts pode capturar alguns de seus usuários.

Veja Também: Motorola One Fusion e Fusion+. Lançados no Brasil. A partir de R$ 1.799,00

Tags: YouTube Shorts, Shorts, novidade YouTube Shorts,  concorrente YouTube Shorts, 

 

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! Tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.

Topo