Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Neuralink de Elon Musk implanta chip cerebral no primeiro ser humano

A imagem de Elen Musk de perfil mostrando um chip implantado em sua cabeça ilustra nosso artigo sobre: Neuralink de Elon Musk implanta chip cerebral no primeiro ser humano.

O fundador bilionário da empresa Neuralink, Elon Musk, anunciou que o primeiro paciente humano a receber um implante de chips cerebrais da startup está se recuperando bem após o procedimento realizado no domingo.

"Mosso nos estágios iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios", compartilhou Musk em uma postagem na plataforma de mídia social X na segunda-feira. Esses picos referem-se à atividade dos neurônios, que são células descritas pelo Instituto Nacional de Saúde como utilizando sinais elétricos e químicos para transmitir informações entre o cérebro e o corpo.

No ano passado, a Food and Drug Administration dos EUA concedeu à empresa autorização para realizar seu primeiro ensaio clínico em humanos, representando um marco significativo nas aspirações da startup de auxiliar pacientes na superação da paralisia e de uma variedade de condições neurológicas.

Em setembro, a Neuralink anunciou ter recebido aprovação para recrutamento de participantes para o referido teste em humanos. De acordo com declarações anteriores da Neuralink, o estudo envolve a utilização de um robô para realizar cirurgicamente a implantação de uma interface cérebro-computador (BCI) em uma área específica do cérebro responsável pelo controle dos movimentos intencionais. A empresa destacou que seu objetivo inicial é capacitar as pessoas a controlar um cursor ou teclado de computador exclusivamente por meio de seus pensamentos.

Chip cerebral no primeiro ser humano já vinha sendo planejado há muito tempo

No ano passado, a Food and Drug Administration dos EUA concedeu autorização à empresa para realizar seu primeiro ensaio clínico em humanos, um passo crucial nas aspirações da startup para auxiliar pacientes na superação da paralisia e de várias condições neurológicas.

Em setembro, a Neuralink anunciou ter obtido aprovação para o recrutamento de participantes para o referido teste em humanos. A empresa explicou anteriormente que o estudo emprega um robô para realizar a implantação cirúrgica de uma interface cérebro-computador (BCI) em uma região do cérebro responsável pelo controle dos movimentos intencionais. Adicionalmente, a Neuralink declarou que sua meta inicial é habilitar as pessoas a controlar um cursor ou teclado de computador unicamente por meio de seus pensamentos.

A empresa tem enfrentado solicitações de maior escrutínio em relação aos seus protocolos de segurança. Segundo a Reuters, no início deste mês, a empresa foi multada por violar as regulamentações do Departamento de Transportes dos EUA (DOT) relacionadas ao transporte de materiais perigosos.

Em junho passado, a empresa foi avaliada em cerca de US$ 5 bilhões. Entretanto, ao final de novembro, alguns legisladores pediram que a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) abrisse uma investigação para determinar se Elon Musk havia mentido para os investidores sobre questões envolvendo a segurança de sua tecnologia. Isso ocorreu após registros veterinários revelarem problemas com os implantes em macacos, incluindo casos de paralisia, convulsões e inchaço cerebral.

Em uma publicação nas redes sociais em 10 de setembro, Musk afirmou que "nenhum macaco veio a óbito como consequência de um implante da Neuralink". Ele acrescentou que a empresa selecionou macacos em estado terminal para minimizar os riscos para os animais saudáveis.

Veja também
- Mais eficiência e personalização para sua rotina com uma assistente virtual.

Caio Weber
Author: Caio WeberWebsite: https://bit.ly/3eLkTtK
"Editor do eZoop! e CEO da MarkupEmpresa Sistema de Gestão, sou um apaixonado pelas oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Minha jornada empreendedora é marcada pelo compromisso de criar soluções significativas e acessíveis. Busco constantemente inovação, trabalhando em projetos que visam simplificar processos e melhorar a vida das pessoas. Estou sempre aberto a colaborações e aprendizado, acreditando que o verdadeiro sucesso está em ajudar a construir um ecossistema empreendedor mais vibrante e inclusivo."