Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que é a realidade aumentada usada pelo metaverso?

 
Criança usando realidade aumentada

A AR enriquece a percepção com elementos virtuais no mundo físico. A palavra "aumentada" significa expandir, estender ou tornar melhor. A realidade aumentada (AR) pode ser explicada como uma forma de realidade virtual (VR) onde o mundo real é expandido ou ainda aprimorado através do emprego de elementos virtuais, e isso ocorre geralmente criando uma sobreposição desses elementos virtuais no mundo real com o uso de um dispositivo visual.

E é justamente este um dos principais conceitos explorados pelo Facebook, agora rebatizado como Meta, em seu metaverso, um mundo virtual onde as pessoas poderão, através da AR e VR (realidade virtual) desfrutar de uma imersão completa.  

Neste artigo

Como funciona a realidade aumentada
AR com marcadores e sem marcadores
AR em camadas
AR em Projeção
Emprego de AR na educação
A utilização na navegação
AR em jogos
Realidade mista

A AR pode funcionar de maneiras diferentes e é usada por muitos motivos diferentes, mas na maioria dos casos os objetos virtuais de AR são sobrepostos e rastreados numa visão do mundo real, dando a ilusão de que estão ocupando o mesmo espaço.

Os dispositivos AR contam com um display, uma espécie de dispositivo de entrada com sensor e processador. Esses dispositivos podem ser monitores, head-mounted displays, óculos, lentes de contato, consoles de jogos e até smartphones, dentre outros. A sensação de som e toque pode ser incluída num sistema de AR por meio de métodos e dispositivos não visuais.

Embora a AR seja uma forma de RV, a verdade é que existe uma grande distinção entre as duas. A realidade virtual é uma experiência inteira que é totalmente simulada - tanto a visão da "realidade" quanto os objetos nela contidos - enquanto a AR usa apenas alguns aspectos virtuais, que são misturados à realidade para formar algo diferente.

Como funciona a realidade aumentada

A realidade aumentada aparece ao vivo. E para que funcione, o usuário deve ser capaz de ver o mundo real como ele está agora. A AR manipula o espaço do mundo real que o usuário vê, alterando a percepção da realidade percebida pelo usuário.

Uma forma de AR: o usuário assiste a uma gravação ao vivo do mundo real com elementos virtuais sobrepostos sobre ele. Muitos eventos esportivos utilizam esse tipo de AR; o telespectador pode assistir ao jogo ao vivo de sua própria TV, mas também ver os resultados sobrepostos no campo de jogo.

Outra forma de AR permite que o usuário olhe ao redor de seu ambiente normalmente e em tempo real, mas por meio de uma tela que sobrepõe as informações para criar a experiência aumentada. Um exemplo disso é o Google Glass, que é um dispositivo que se parece muito com um par de óculos comum, mas inclui uma pequena tela na qual o usuário pode ver as direções do GPS, verificar o tempo, enviar fotos e muitas outras funções.

Quando um objeto virtual é colocado entre o usuário e o mundo real, o reconhecimento do objeto e a visão computacional podem ser usados ​​para permitir que o objeto seja manipulado por outros objetos físicos reais permitindo que o usuário possa interagir com os elementos virtuais.

Por exemplo, alguns aplicativos de lojas de varejo permitem que os clientes selecionem uma versão virtual de algo que estão pensando em comprar, como um móvel, por exemplo, e visualizem como ele ficaria no espaço real de sua casa por meio do telefone. Eles podem ver sua sala de estar real, por exemplo, e o sofá virtual que escolheram ficará visível para eles por meio da tela do celular, permitindo que decidam se caberá naquele cômodo e se gostam da aparência do objeto dentro da casa deles.

Outro bom exemplo permite que os clientes digitalizem produtos ou códigos especiais (como símbolos UPC) que usam AR para apresentar ao cliente mais informações sobre um determinado produto físico antes de comprá-lo, além disso ainda podem ver as avaliações de outros compradores ou ainda verificar o que está dentro de uma embalagem fechada.

A realidade aumentada com marcadores e sem marcadores para simular objetos

Quando o reconhecimento de objetos é usado com realidade aumentada, o sistema reconhece o que está sendo visto e usa essa informação para ativar o dispositivo de AR. É apenas quando um marcador específico está visível para o dispositivo que o usuário pode interagir com ele para completar a experiência de AR.

Esses marcadores podem ser códigos QR, números de série ou qualquer outro objeto que pode ser isolado de seu ambiente para a ser visualizado pela câmera. Depois de registrado, o dispositivo de realidade aumentada pode sobrepor informações desse marcador diretamente na tela ou abrir um link, reproduzir um som, etc.

A realidade aumentada sem marcadores permite que um sistema use uma localização ou pontos de ancoragem baseados em posição, como a bússola, GPS ou acelerômetro. Esses sistemas de realidade aumentada são usados quando a localização é de fundamental importância, como por exemplo, na navegação AR.

AR em camadas

Este tipo de AR usa um dispositivo para reconhecer um espaço físico e sobrepor informações virtuais sobre ele. É assim que você pode experimentar roupas virtuais, exibir etapas de navegação bem na sua frente, verificar se uma nova peça de mobiliário cabe na sala da sua casa, colocar tatuagens divertidas e muito mais.

Projeção AR

A princípio, isso pode até parecer o mesmo que realidade aumentada em camadas ou sobreposta, mas é diferente em um aspecto bem específico: a luz real é projetada em uma superfície para simular um objeto físico. Outra maneira de pensar na projeção AR é como se fosse um holograma.

Um uso específico para este tipo de realidade aumentada pode ser projetar um teclado numérico ou teclado ‘normal’ diretamente em uma superfície permitindo que o usuário digite usando o teclado virtual projetado.

Existem muitas vantagens em usar a realidade aumentada em áreas como medicina, turismo, locais de trabalho, manutenção, publicidade, setor militar e outros.

AR na educação e no local de trabalho

Em alguns sentidos, pode ser mais fácil e divertido aprender com a realidade aumentada, e existem muitos aplicativos de AR que podem facilitar isso. Um par de óculos ou um smartphone pode ser tudo de que você precisa para aprender mais sobre os objetos físicos, como pinturas ou livros.

Um exemplo de um aplicativo AR gratuito é o SkyView, que permite apontar seu telefone para o céu ou para o solo e ver onde estrelas, satélites, planetas e constelações estão localizados naquele exato momento, tanto durante o dia, quanto à noite e até mesmo do lado oposto do planeta.

O SkyView é considerado um aplicativo de realidade aumentada em camadas que usa GPS. Ele mostra o mundo real ao seu redor, como árvores e outras pessoas, mas também usa sua localização e a hora atual para ensinar onde esses objetos estão localizados e fornecer uma gama maior de informações sobre cada um.

O Google Translate é outro exemplo de aplicativo de AR útil para o aprendizado. Com ele, você pode escanear texto em um idioma que você não entende e o app irá traduzi-lo  em tempo real.

A educação para o trabalho também está mudando devido à AR. Doug Stephen, presidente da divisão CGS Enterprise Learning, diz que está se tornando parte das opções de treinamento no mundo corporativo.

"Muitas vezes a AR foi considerada como tecnologia emergente e muito disruptiva, mas a verdade é que hoje ela  oferece aos alunos um formato muito mais envolvente de aprendizado", diz ele. "Um exemplo de como usar a AR voltada para a educação do consumidor é o uso de modems mesh que podem ser usados para entender o alcance da Internet. Ao usar a AR, a pessoa pode visualizar os pontos fortes da Internet em toda a casa usando um tablet ou qualquer outro dispositivo móvel.”  

"Ele também pode oferecer instruções imediatas sobre configuração e instalação, bem como ajudar o usuário a determinar posicionamentos de modem mais eficazes para otimizar o alcance das conexões de internet. Isso ajudará o consumidor a economizar tempo, esforço, dinheiro e frustração por ter que esperar para um técnico fazer o serviço em sua casa."

AR na navegação

A exibição das rotas de navegação em um para-brisa de carro ou por meio de um fone de ouvido fornece instruções aprimoradas para motoristas e motociclistas para que eles não tenham que olhar para baixo para seu dispositivo GPS ou smartphone apenas para ver qual estrada seguir. Os pilotos podem usar um sistema AR para exibir marcadores transparentes de velocidade e altitude diretamente em sua linha de visão, pelo mesmo motivo.

Outro uso para um aplicativo de navegação AR pode ser sobrepor as classificações de um restaurante, comentários de clientes ou itens do menu bem em cima do prédio, e bem antes de você entrar no restaurante. Ele também pode mostrar a rota mais rápida para o restaurante francês mais próximo enquanto você caminha por uma cidade desconhecida.

Aplicativos GPS AR, como o Car Finder AR, podem ser usados ​​para localizar seu carro num grande estacionamento, ou um sistema GPS holográfico como o WayRay pode sobrepor direções  na estrada quando você estiver dirigindo à noite.

AR em jogos

Existem muitos jogos e brinquedos de AR que podem mesclar o mundo físico com o virtual, e eles vêm com muitas formas diferentes para serem usados por muitos dispositivos. Um exemplo conhecido é o Snapchat , que permite aos usuários sobrepor máscaras e designs divertidos em seus próprios rostos antes de enviar uma mensagem  de seus smartphones. O aplicativo usa uma versão ao vivo do seu rosto para colocar uma imagem virtual  sobre ele.

Outros exemplos de jogos de realidade aumentada incluem Pokémon GO!, INKHUNTER , Sharks in the Park (Android e iOS), SketchAR , Temple Treasure Hunt Game e Quiver.

O que é uma realidade mista?

A realidade mista (MR), como o nome sugere, mistura ambientes reais e virtuais para formar uma realidade híbrida. MR usa elementos de realidade virtual e realidade aumentada para criar algo novo. É difícil classificar um sistema RM como algo diferente de realidade aumentada, pois a forma como funciona é sobrepondo elementos virtuais diretamente no mundo real, permitindo que você veja os dois ao mesmo tempo, muito parecido com o AR.

No entanto, o foco principal da realidade mista é que os objetos são ancorados em objetos físicos reais que podem interagir em tempo real. Isso significa que o MR pode permitir que personagens virtuais se sentem nas cadeiras reais de uma sala ou que a chuva virtual caia e atinja o solo real com uma física semelhante à do mundo real.

A realidade mista permite que o usuário coexista perfeitamente em um estado real com os objetos reais ao seu redor e no mundo virtual com objetos renderizados por um software interagindo com objetos do mundo real para criar uma experiência totalmente imersiva. A demonstração do Microsoft HoloLens é um bom exemplo do que significa realidade mista.

Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre AR e VR?

A realidade aumentada funciona e existe fundamentalmente no mundo real, sobrepondo camadas de interatividade sobre as coisas do mundo real, como é o caso do Pokémon GO. A realidade virtual é uma imersão total em um mundo totalmente virtualizado, como o jogo de sobrevivência Half-Life: Alyx on the Valve Index.

Quando foi inventada a realidade aumentada?

A tecnologia que impulsiona as experiências de AR foi criada há algumas décadas, mas a tecnologia de AR entrou no mercado com mais força na década de 1990. A AR se tornou mais popular na década de 2010 devido aos muitos jogos e produtos de AR lançados no mercado.

...

MundoZ! Tecnologia
Author: MundoZ! TecnologiaWebsite: https://e-zoop.com/tecnologia
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.