Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Tudo sobre a atualização do Windows 11

Windows11. Seu computador muito mais bonito e com a usabilidade melhorada e totalmente intuitiva.
Tempo de leitura: 5 minutos

A Microsoft vem há anos aprimorando seu sistema operacional, trazendo novos recursos, praticidade e estilo para seus usuários. Assim, a empresa conseguiu se manter na liderança de um dos mercados mais competitivos do mundo.

Segundo números divulgados pela Net Applications, a versão mais recente do Windows (versão 10) já dominava 50,99% do mercado. Este número representava um incremento 2,13% na base de usuários do sistema operacional da Microsoft, por mês.

Sendo usado na maior parte dos computadores e notebooks do mercado mundial, e em 2021, ela apresenta a mais recente atualização: o Windows 11.  

Então, para que você saiba o que muda nesse upgrade, separamos sete novidades para você se inteirar. 

A nova interface do Windows 11

A primeira mudança é o melhoramento em seu design. Os cantos das telas e abas estão mais arredondados, todas as artes gráficas dos menus e ícones foram redesenhados e trazem novas animações. 

O Fluent Design, que possibilita a opacidade e semi transparências no fundo das janelas e barras, segue presente nesta atualização, tornando-se padrão nos modelos recentes.

Os wallpapers também trazem novos estilos e um novo toque minimalista para a interface inicial, todas essas novas formas e aprimoramentos visuais proporcionam mais conforto aos olhos e tornam a experiência muito mais agradável. 

O novo menu iniciar do Windows 11

O menu iniciar, que antes possuía um posicionamento padrão, agora pode ser alinhado tanto à esquerda quanto centralizado, proporcionando muito mais versatilidade. Seu ícone principal também foi reestilizado, com um desenho quadrado que exibe uma janela flutuante.

Além disso, os aplicativos mais utilizados ganharão espaço e serão exibidos em destaque na tela. 

A barra de tarefas não poderia ficar de fora da nova atualização do Windows. Agora ela exibe ícones centralizados com novos efeitos e animações de transição e há diversas novas opções de cores para os temas. 

Windows 11 com o Microsoft Store e Android instalados

Microsoft Store e Android instalados - @Microsoft

A interface da Microsoft Store não ficou de fora das mudanças e ganhou alguns retoques, com aparência modernizada, novo estilo de organização e maior capacidade para abrigar programas de mídia - como os serviços de streaming e músicas -, além dos jogos.  

Vale ressaltar que uma parceria entre a Amazon Appstore e a Microsoft agora permite que aplicativos Android rodem no Windows11. Esses apps podem ser fixados no menu iniciar ou barra de tarefas e ajustados da mesma forma que um programa nativo. 

Novos widgets do Windows 11

Widgets do Windows 11 - @Microsoft

Outra customização interessante do Windows11 são os novos widgets, que a partir de agora possuem botão próprio na barra de tarefas. São informações rápidas exibidas na tela, como previsão do tempo, notícias, cotações do mercado financeiro e o que mais você quiser.

Pode-se ainda contar com inteligência artificial para lembrar os conteúdos que você mais consome, que serão recomendados especificamente para casa usuário. Parece mesmo que a empresa do tio Bill Gates quer deixar tudo do seu jeito! 

Windows11 e os Snap layouts 

Snap layouts - @Microsoft

E para aqueles que necessitam que várias telas estejam abertas ao mesmo tempo mas ainda buscam por organização, o Windows 11 tem o Snap Layouts. Quando o usuário passar o mouse pelo botão maximizar, terá à sua disposição vários modelos de posicionamento das janelas que estão abertas no navegador.

Outra funcionalidade interessante é que os aplicativos que você está utilizando serão lembrados e, caso você precise sair da tela, poderá retornar rapidamente para suas tarefas.  

Dentro dessa nova configuração do Windows11 temos o Snap Groups.

Essa ferramenta permite que você agrupe seus aplicativos e utilize uma forma de organização para cada grupo, isso faz com que sua produtividade seja maior e o computador memorize o que você mais utiliza. 

Acessibilidade no Windows11

Acessibilidade no Windows11 - @Microsoft


Talvez esse seja a versão com maior acessibilidade do Windows, até aqui, já que muitos recursos foram aprimorados. As ferramentas de fala foram repaginadas para pessoas com deficiência visual ou baixa visão e contam agora com digitação por voz, além de narrador e reconhecimento vocal, facilitando o uso do notebook. 

E para os que ficam muito tempo em frente ao computador, tem-se maior diversidade de contrastes e temas escuros, amenizando os efeitos da iluminação sobre os olhos.  

Microsoft Teams no Windows11

Microsoft Teams no Windows11 - @Microsoft

E agora, os adeptos do home-office podem contar com o sistema de reuniões Microsoft Teams, que se integra com o calendário e diversas outras ferramentas que irão otimizar sua reunião de trabalho, escola ou com amigos. 

E mais: o aplicativo pode interagir com os seus contatos do Outlook e Skype e também permite que você responda rapidamente pela barra de notificações. Praticidade é a palavra-chave dessa atualização do Windows11! 

Essas são algumas novidades e praticidades do Windows 11, que agradam muito, seu computador fica muito mais bonito com a usabilidade melhorada e totalmente intuitiva. 

...

Author: Bianca Bezerra - Colaboração para MundoZ!