Marketing digital. Esse negócio é para mim?
- Felipe Cardoso - Colaboração para MundoZ!
- Atualizado: Domingo, 26 Março 2023 13:13
- Views: 11.167
Está querendo começar no marketing digital como afiliado? Este artigo pode te ajudar. Escrevi este artigo com o intuito de fazer com que aqueles que estão querendo iniciar no marketing digital reflitam sobre as principais dificuldades que encontrarão pela frente ao decidirem trilhar esse novo, desafiador e recompensador caminho. Por isso você encontrará muitas perguntas logo mais abaixo, mas não se preocupe eu vou te ajudar a responde-las.
A grande dificuldade que as pessoas encontram quando decidem começar a trabalhar usando com Marketing digital, vendendo produtos com como afiliados é organizar todos os incontáveis detalhes necessários até que estejam prontos para fazer a primeira venda.
No Marketing digital se você tiver um mapa, vai ajudar muito
No marketing digital existe um passo a passo que precisa ser seguido para que a coisa comece a funcionar e gerar vendas, e o dinheiro comece a entrar de fato.
Não use jargões, sério.
O problema é que se você não tem nenhum tipo de conhecimento sobre internet, redes sociais, estratégias de vendas, ferramentas digitais, nunca ouviu falar em HTML, páginas de conversão, não tem a menor ideia do que é e como se identifica um nicho de mercado e muito menos como construir a sua 'persona', é muito complicado entrar no mercado de marketing digital, justamente porque você precisa organizar toda essa informação, colocando tudo no seu devido lugar até encontrar a sua maneira para fazer a coisa acontecer.
É complicado para quem não está familiarizado com toda essa parafernália de termos e gírias moderninhas do marketing digital, além dos famosos jargões que todas as profissões tem e que infelizmente alguns profissionais adoram usar durante a conversa tentando impressionar os compradores, um belo tiro no pé.
Seus primeiros leads te aguardam...
Mas não é impossível, pelo contrário, é perfeitamente possível que qualquer pessoa aprenda tudo isso em um espaço de tempo 'relativamente' curto para começar fazer as primeiras vendas de info produtos no mercado de afiliados - usando ferramentas do marketing digital - ou mesmo começar a gerar os primeiros 'leads' (olha o jargão aí), aliás esse é um termo com o qual você precisa ir se acostumando, leads são seus primeiros clientes em potencial, aqueles que ainda não compraram o seu produto mas que já demonstram interesse por ele, e com os quais você começará a se relacionar usando o seu... 'auto responder' e seus posts de blog que serão publicados na sua 'Fanpage' (sua página profissional no Facebook) e Instagram, além de serem enviados também para o seu Twitter.
Bem, mas voltando à questão do 'perfeitamente possível', você pode aprender isso sim, e olha que pode ser muito mais fácil do que parece à primeira vista. Na verdade é quase como uma receita de bolo, quase, existe sim um passo a passo, uma sequência de ações que precisam ser implementadas para o negócio começar a andar 'quase sozinho'. Falo mais sobre isso aqui.
Antes de mais nada você precisa responder algumas perguntas, e essas respostas não são para mim ou para qualquer outra pessoa, elas são única e exclusivamente para você.
E a primeira pergunta é:
'Será que trabalhar com marketing digital é para mim?'
Para te ajudar nesta resposta posso dizer que SE você não aguenta mais ter que acordar todo o santo dia as 6:30 e começar a trabalhar as 8:00, tendo que aturar aquele seu chefe chato e grosseiro que pode bem ser um idiota que sabe muito menos do que você, e apesar disso te dá ordens, e como se não bastasse ainda tem um salário bem maior que o seu...
E se você está em busca de algo que te dê mais liberdade para que possa passar mais tempo com sua família, seus filhos, cuidar mais da sua saúde, poder escolher a hora que você quer ir à academia, poder decidir se vai acordar as 8:00 da manhã ou as 11:00...
Bem, se esse é você. Então sim, o marketing digital, o marketing de afiliados é para você, foi feito sob medida para pessoas como você.
Agora que já sabemos o que queremos, vamos à receita de bolo, o passo a passo:
Quando eu comecei a primeira pergunta que precisei responder foi:
Mas qual produto eu vou escolher para divulgar/vender?
Reposta:
Escolhi um produto com o qual eu já tinha alguma afinidade e até mesmo expertise. E acredite todo mundo tem uma base de conhecimento em alguma coisa e pode apostar, certamente alguém antes de você já pensou em ... criar um info produto para vender para aquelas pessoas que não tem tanto ou nenhum conhecimento sobre o tal assunto.
E é justamente aí que você entra. ESTE é o produto que você vai começar a vender na internet usando as técnicas do marketing digital.
Respondida a primeira pergunta e escolhido o produto, veio a segunda pergunta:
Como?
Como iniciar a divulgação?
Como começar a construir minha lista de e-mails? (Falo mais sobre isso aqui.)
Quais ferramentas usar?
Como escrever a primeira sequência de e-mails para dar continuidade ao processo de relacionamento com os primeiros leads?
Resposta:
Sim, eu precisava da tal receita de bolo, alguém que já tivesse passado por isso, criado e testado uma técnica para conseguir colocar tudo isso em prática. Mas onde conseguir um material devidamente organizado que me mostrasse todas as principais estratégias e ferramentas necessárias para começar no marketing digital?
Comecei minha pesquisa...
Na época em que decidi entrar de cabeça no mundo do marketing digital minha situação financeira não estava lá essas coisas, com essa 'premissa' em mente eu sabia que precisava de uma solução que coubesse no meu orçamento, no meu limitadíssimo o orçamento, bem, comecei minha busca lendo alguns gigabytes de posts em blogs, fanpages, newsletters assinadas em páginas de conversão...
Depois de mais ou menos uma semana acabei clicando num banner de remarketing (vai se habituando com esse termo, tem ouro aí...) no Facebook, eu já havia visitado o site de uma cara chamado Tiago Bastos, mas por algum motivo naquele momento não havia me despertado a atenção, porém desta vez quando cliquei no banner fui redirecionado para a página de apresentação dele, me lembro de ter pensado, 'já vi esse site antes, bem, vamos ver de novo, só que com mais atenção agora', para minha surpresa ele conseguiu apresentar de forma muito sucinta e objetiva a solução que eu estava buscando exatamente naquele momento.
Ele realmente consegue te passar de forma bem objetiva uma maneira de você conseguir tráfego para suas páginas de conversão sem a necessidade de pagar para postar banners no Facebook, e pode acreditar, isso faz uma grande diferença para quem está começando no marketing digital e não dispõe de muito dinheiro para investir na compra de tráfego.
Quando comecei a assistir ao vídeo de apresentação percebi que era realmente o que eu buscava, uma forma de gerar minhas primeiras vendas - conto essa história em outro post - apenas utilizando ferramentas que eu já conhecia e dominava como por exemplo uma conta no Facebook, além disso todo o investimento mais caro que teria que fazer se resumia no meu próprio tempo.
E a 'regra é simples': primeiro invista apenas o seu tempo, faça algumas vendas e só depois invista seu dinheiro.
Este artigo já está muito longo e eu não quero me estender ainda mais, então a sugestão que gostaria de deixar para você é: entre de cabeça nesse mercado do marketing digital, isso pode ser um divisor de águas na sua vida, você não imagina o quanto.
A ideia de vender seu tempo de vida em troca de alguns trocados é simplesmente, é TOTALMENTE ultrapassada, você tem a oportunidade e todas as ferramentas necessárias para dar essa guinada na sua vida profissional, só precisa dar o primeiro passo.
Se você quiser conhecer o trabalho do Tiago Bastos este é o link do site dele: clique aqui.
Bem pessoal, espero que de alguma forma este artigo tenha ajudado aqueles que como eu um dia precisaram encontrar respostas para algumas perguntas importantes e até para algumas bem básicas mas que podem fazer com que você acabe deixando seus sonhos e projetos engavetados até que as respostas apareçam.
Não que haja um grande problema em esperar um pouco mais até as tais respostas aparecerem, o problema é aquele seu chefe, lembra dele? Chato, ganha mais que você... Será que ele vai estar esperando por você... amanhã de manhã.... as oito horas?
Veja também
- Você AINDA tem medo de trabalhar como freelancer?
...