• Pesquisar
  • Abrir menu

Como consultar o valor do PIS?

Para ter direito a receber o PIS, o trabalhador deve atender à alguns requisitos. Como, por exemplo estar cadastrado no PIS por no mínimo 5 anos.
Tempo de leitura: 5 minutos.
Como consultar o valor do PIS?

Como consultar o PIS? O Programa de Integração Social do governo provê excelentes benefícios para trabalhadores da iniciativa privada. Mas também pode suscitar muitas dúvidas nos beneficiários do sistema, neste artigo vamos ajudar você a  como consultar o PIS de forma simples e rápida.

Em primeiro lugar, é importante entender em linhas gerais o que é esse programa.

Resumidamente, trata-se de um abono salarial pago pelo governo através de dinheiro arrecadado das empresas, ou seja, um tributo pago pelas empresas que se torna benefício para seus funcionários. Para ter direito a receber o PIS, os trabalhadores com carteira assinada devem atender à alguns requisitos.

Está interessado em saber mais sobre o PIS? Fique conosco pois veremos como ele funciona e também como você pode consultar seu saldo.

Como funciona o PIS?

É muito comum ler sobre o PIS/PASEP pois ambos são programas similares, e que partilham do mesmo fundo.

Enquanto o PIS atende aos funcionários da iniciativa privada, o PIS/PASEP atende servidores públicos, o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. O objetivo de ambos é promover benefícios aos trabalhadores como o abono salarial, além do também seguro-desemprego. Por isso são administrados  em conjunto pelo Governo Federal.

Até outubro de 1988, as contribuições foram feitas pelas empresas ao programa do PIS, mas posteriormente elas foram distribuídas, sendo que o valor resultante deveria ser proporcional à quantidade de tempo trabalhado e também ao salário do empregado.

Para ter direito de sacar o valor do PIS, o trabalhador deve atender aos seguintes requisitos:

1- Estar cadastrado no PIS por um período mínimo de 5 anos;
2- Sua remuneração mensal média não pode ultrapassar 2 salários mínimos durante o último ano base (ano anterior ao saque);
3- Deve ter realizado atividade remunerada para Pessoa Jurídica, ter trabalhado com carteira assinada, pelo menos por 30 dias, no ano base.

Os dados devem ter sido corretamente informados pela Pessoa Jurídica, a firma onde a pessoa trabalhou, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Então, uma vez que o trabalhador atenda a todas essas condições ele poderá fazer a solicitação. Porém, se você não tem certeza de que realmente está apto a sacar o valor do PIS, veja abaixo como fazer a consulta.

Descobrir o seu número NIS

Para fazer a consulta do PIS, é preciso saber o número do NIS, pois ele será exigido para consultar o PIS.

Caso você não tenha o número do NIS, que é o Número de Identificação Social, necessário para participar dos programas do governo, você poderá descobrir no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Basta fazer o seguinte:

1- Entre no site do Cadastro Nacional de Informações Sociais;
2- Selecione a opção "Cidadão";
3- Em seguida clique em "Inscrição";
4- Logo depois, pressione o item "Filiado";
5- Então aparecerá um formulário que deverá ser preenchido com os seus dados pessoais;
6- Assim que terminar, clique em continuar. Então você verá seu número do NIS.

Essa não é a única maneira de obter o Número de Inscrição Social (NIS).

Você também pode fazer isso através do aplicativo 'Meu INSS'. Acompanhe abaixo o passo a passo:

1- Baixe o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS;
2- Depois de "Entrar", selecione "Crie sua conta";
3- Então deverá informar todos os dados que forem solicitados;
4- Confirme e depois crie uma senha;
5- Faça login no Meu INSS usando a senha criada;
6- Se for pedido, confirme os seus dados;
7- Em seguida selecione "Meu Cadastro".

Pronto! Agora você vai poder checar o valor do PIS através do aplicativo 'Meu INSS', além disso também é possível acessar o 'Meu INSS' pelo computador, caso você não possa usar o celular. Então, depois de ter checado o seu número do NIS pelo 'Meu INSS', você já terá as informações necessárias para realizar a consulta do valor do PIS.

Consultando o PIS

De antemão saiba que existem várias maneiras de realizar essa consulta.

Por exemplo, pode-se fazer a consulta do valor do PIS através do site da caixa. Lembre-se que será necessário ter o NIS em mãos, pois ele será exigido.

Além do site da Caixa Federal, os outros meios de consultar o PIS são os seguintes:

1- Você pode ir diretamente até uma das Agências Bancárias da Caixa Econômica Federal;
2- Também pode fazer a consulta numa casa lotérica;
3- O PIS pode ser consultado também através do 'Aplicativo Caixa Trabalhador';
4- Ou ainda, ligando para o número: 0800 726 0207.

Assim você tem muitos meios de se manter informado a respeito do PIS e sobre a possibilidade de sacá-lo. Apenas fique atento aos cronogramas e mudanças que normalmente acontecem. Dessa forma, o programa pode atender bem aos que precisam dele.

Enfim, esperamos que o nosso guia tenha ajudado você a conseguir consultar o valor do PIS.

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.