Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

O que é a camada SMAS da pele?

Saiba tudo sobre a camada que influencia diretamente na aparência e expressão facial das pessoas.
Uma mulher loira muito bonita após ter feito lifting facil

Uma das maiores preocupações de qualquer pessoa atualmente é justamente a sua imagem pessoal. Isso porque os traços de envelhecimento estão surgindo de forma mais rápida, aparecendo precocemente em milhares de pessoas, fazendo com que elas passem a buscar opções de tratamentos que ajudem no processo de rejuvenescimento. Logo, muitas dúvidas também surgem sobre os mais diversos conceitos, como o SMAS e a sua importância para manter a aparência jovem da pele.

De toda sorte, nos dias atuais, é possível contar com diversas opções de procedimentos, em que muitos deles se quer precisam de uma intervenção cirúrgica. Tais procedimentos são extremamente importantes para promover um rejuvenescimento tanto da face quanto da pele de todo o corpo.

Mas para isso, é necessário conhecer todas as estruturas da pele e entender o que pode ajudar a obter resultados satisfatórios.  

Sobre a pele

O maior órgão do nosso corpo é a pele e está dividida em 3 camadas: Hipoderme, Derme e Epiderme

Hipoderme

A Hipoderme é composta por células de tecido adiposo. Ela está situada um pouco abaixo da camada derme da pele. Trata-se de uma parte com muitos vasos sanguíneos e rica em gordura.

Além do mais, a gordura que fica armazenada na hipoderme é responsável por armazenar energia, atuando como um isolante térmico. É a parte mais profunda da pele do ser humano.

Derme

A Derme está localizada entre a hipoderme e a epiderme. Possui um grande número de funções e estruturas de grande importância, como é o caso dos fibroblastos, glândulas sudoríparas e sebáceas, bem como os vasos sanguíneos e linfáticos.

Os vasos sanguíneos da derme são os responsáveis por nutrir e oxigenar as demais camadas da pele, ou seja, a derme e epiderme.

Além do mais, os fibroblastos são os responsáveis pela produção de colágeno, fibras reticulares e elastina, fazendo com que a pele se mantenha elástica e tenha sustentação.

Epiderme

A epiderme é a camada mais superficial e externa da pele. Ela se subdivide em:

Camada córnea; Granulosa; Espinhosa; e Camada basal. É justamente nessa camada da pele que estão localizados os melanócitos. Estas células são responsáveis por produzir a melanina, criando as diferentes características que a pele das pessoas possui, fazendo com que a pessoa seja morena, clara, negra, etc.

Entre as principais funções desempenhadas pela epiderme, temos a proteção do organismo contra agentes físicos e químicos presentes no ambiente, bem como a proteção contra microrganismos prejudiciais à saúde da pele.

Por fim, localizada na parte abaixo do tecido adiposo e ao mesmo tempo recobrindo o tecido muscular, é possível encontrar uma das estruturas mais importantes do rosto, conhecida como SMAS.

O SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial) é considerado uma estrutura fina, de aparência esbranquiçada, que possui em abundância o colágeno tipo I e III e é responsável por trazer sustentação para a pele.

O que é o SMAS?

O SMAS é a camada que envelopa todos os músculos da face, influenciando na aparência e expressão facial das pessoas. O SMAS pode ser encontrado sob a pele do indivíduo, em todo o seu corpo. Ele está localizado entre a parte profunda da pele e a camada de gordura.

Desempenha um dos papéis mais importantes no processo de envelhecimento.

Isso porque, com o passar do tempo, o SMAS é enfraquecido, fazendo com que haja uma diminuição no suporte do rosto das pessoas, ou seja, a capacidade manter a gordura, pele e músculos do rosto é reduzida ao longo do tempo.

Logo, a redução da atividade do SMAS, aliado a alguns fatores do ambiente pode fazer com que surjam traços faciais, tornando a pele mais envelhecida.

O processo de envelhecimento e tratamentos utilizados

Com o passar dos anos, é normal que o corpo envelheça, fazendo com que o SMAS também sofra algumas alterações, enfraquecendo e perdendo aos poucos a capacidade de sustentar a pele, como mencionamos. Da mesma forma, ao combinar este fator com a gravidade, isso resulta em um processo chamado Ptose Facial, ou seja, o “derretimento do rosto”.

Há pouco tempo, eram utilizados procedimentos invasivos para fazer o tratamento do SMAS, como é o caso da cirurgia conhecida como Lifting Facial.

O procedimento consistia na realização de uma incisão no rosto do paciente até que fosse possível atingir o SMAS, onde estão as demais camadas dos tecidos subjacentes, removendo o excesso de pele que ficava no local.

Graças a este procedimento, era possível melhorar as estruturas da pele do indivíduo e devolver o rejuvenescimento facial para a pele, melhorando as linhas de expressão e o contorno facial, reduzindo as rugas.

HIPRO

Graças aos avanços experimentados, é possível a realização de um lifting facial sem a realização de nenhuma incisão. Para isso, é usada uma tecnologia conhecida como HIPRO. Trata-se de um procedimento de ultrassom microfocado, criado para ser utilizado nos tratamentos que demandam alta tecnologia, como é o caso do lifting facial.

A tecnologia HIPRO traz inovações, como a dispensa de trocas de cartuchos e o trabalho em profundidades que variam de 1,5mm até 1,5mm em tratamentos de lifting facial, bem como a profundidade de 6mm até 13mm para ser utilizado em tratamentos corporais.

Tudo isso é ajustado de forma eletrônica através de um software que acompanha o HIPRO, fazendo com que ocorra uma otimização no tempo da sessão e proporcione melhores resultados.

Algumas das principais vantagens deste equipamento são: 

Inovação: sem usar cartucho e com os ajustes eletrônicos da profundidade;

Personalização: possui 15 profundidades;

Autonomia: graças ao aplicador, que permite ter mais personalização e flexibilidade no tratamento.

 

Veja também

Cinco passos para desenvolver sua autoestima

 

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.