Caio Weber
Atualizado: 14-10-23 às: 13:23
A sequência de Duna, épico de ficção científica, vai mostrar mais sobre a estrutura do planeta Arrakis. Além disso, a história deve desenvolver ainda mais os personagens de Timothee Chalamet (Paul Atreides) e Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides).
Timothee Chalamet como Paul Atreides e Rebecca Ferguson como Lady Jessica Atreides em ‘Duna’. Fotos: Chiabella James / Warner Bros Pictures
A produção de Duna voltará a Abu Dhabi em novembro deste ano para iniciar as filmagens da sequência: Duna Parte Dois
Durante o Culture Summit 2022 Abu Dhabi, que começou no domingo, Hans Fraikin, gerente de filmes de Abu Dhabi, conversou com Sam Kozhaya, vice- presidente administrativo de operações e desenvolvimento comercial da Legendary Entertainment, produtora de Duna, em um painel intitulado ‘Duna: A criação de uma franquia de filmes de grande sucesso’.
Veja também
– Timothée Chalamet precisa ser o vilão de Duna 2
Fraikin e Kozhaya analisaram o processo de criação do épico de ficção científica e a participação de Abu Dhabi no sucesso mundial do filme.
“Abu Dhabi foi um parceiro essencial no sucesso de Duna”, disse Kozhaya. “Eles foram um cruciais para o sucesso e as 10 indicações ao Oscar e também, as seis vitórias do Oscar. Tivemos uma experiência tão boa que estamos de volta para a sequência de Duna.”
A produção de Duna é baseada no romance de Frank Herbert publicado em 1965
Baseado no romance de 1965 de Frank Herbert, Duna teve várias adaptações ao longo dos anos. Embora nenhuma delas tão apreciada pela crítica e pelos fãs quanto o filme de 2021.
Uma parte muito importante do sucesso foi atribuído ao roteiro permanecer fiel ao rico romance escrito por Herbert, graças aos roteiristas Jon Spaihts e Eric Roth, juntamente com a exigente visão do diretor Denis Villeneuve.
“Para reproduzir o mundo de Arrakis, Denis queria a autenticidade baseada na realidade ”, disse Kozhaya.
“Ele não queria que os fãs se sentissem deslocados do mundo de Duna. Ele os queria totalmente imersos. “Uma parte muito importante do sucesso de Duna é justamente o cenário do planeta fictício [Arrakis]. O deserto de Liwa, a três horas da megacidade de Abu Dhabi, onde ocorreram as filmagens, ajudou a dar vida a Arrakis, a história de Herbert e a visão de Villeneuve. “Tudo foi incrível, desde as dunas imponentes do deserto e os belos mirantes ajudaram a capturar as melhores tomadas do deserto”, disse Kozhaya.
A equipe de Duna teve acesse a infraestrutura de Abu Dhabi
Estar perto de uma “megacidade metropolitana bem equipada” como Abu Dhabi também foi fundamental para filmar, acrescentou Kozhaya, já que o elenco e a equipe, que estavam em um cronograma de filmagem de seis dias,“ precisavam de um lugar para chamar de lar”.
“E também, ter uma equipe local talentosa era essencial, disse Kozhaya. “Tendo o apoio que exigimos e conseguimos em Abu Dhabi a partir de instalações e trabalhando com diretores de cinema e outros serviços.”
Kozhaya tem planos para aumentar o tamanho da equipe de filmagem desta vez.
“Estamos estimando cerca de 700 a 800 empregos que estaremos criando em Abu Dhabi”, disse ele. “Isso compreende desde a equipe original, extras, fornecedores, comerciantes e outras pessoas que serão associadas ao projeto.”
A produção de Duna terá talento local
A Legendary Films também vai contratar cinco estagiários dos Emirados Árabes Unidos para testemunhar em primeira mão como é trabalhar no set de um filme como Duna.
Veja também
– Timothée Chalamet precisa ser o vilão de Duna 2
A produtora também planeja realizar fóruns em Abu Dhabi para aspirantes a cineasta e técnicos nos Emirados Árabes Unidos para aprender mais sobre as diferentes áreas da produção cinematográfica.
“Achamos que é uma ótima ocasião para troca de conhecimento”, disse Kozhaya. Vamos ter fóruns sobre artes visuais e produção cinematografia – nós concluímos que será uma grande oportunidade enquanto estivermos filmando, se pudermos trazer a nossa talentosa equipe para apresentar alguns desses fóruns.“
Kozhaya também revelou o que os fãs podem esperar sobre Duna Parte Dois
“Continuaremos com a estrutura que começamos na parte um e que vamos conectar diretamente na parte dois”, disse ele. Continuaremos a ver as casas em guerra e como essas histórias se desenrolam. E veremos ainda o retorno de Timothee Chalamet e Zendaya no elenco, e como eles se conectam na segunda parte da história.”
Duna Parte Dois tem data de lançamento planejada para 3 de novembro de 2023
Ele [Kozhaya] disse que os novos membros do elenco, que estarão em Abu Dhabi, incluem Christopher Walken, Austin Butler e Florence Pugh.
Kozhaya também enfatizou como a equipe e o elenco, aproveitaram o tempo em Abu Dhabi durante as filmagens.
“Eles aprenderam sobre a cultura beduína que estava por todos os lados no deserto e passaram um tempo aprendendo sobre o resto da cultura local”, disse ele. “Eles realmente sentiram o calor das pessoas em Abu Dhabi, sentiram a hospitalidade. E desta vez, será uma interação muito maior, com o que estamos planejando, com todos os fóruns na cidade.”
Jason Momoa, Timothee Chalamet e Zendaya posam para fotógrafos na estreia de ‘Duna’ na Odeon Luxe Leicester Square em Londres.
Veja também
– Duna 2: Tudo o que sabemos sobre a sequência
Especialista em redes sociais e apaixonado por cinema, e como adoro um belo desafio, também programo sistemas de gerenciamento, alééém de ainda escrever sobre tecnologia, empreendedorismo, carros e viagem.