Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Surgem imagens de um dos mais novos caças furtivos da Marinha dos EUA caindo no mar

Uma imagem de redes sociais mostra um F-35C da Marinha dos EUA no Mar da China Meridional depois de tentar pousar no porta-aviões USS Carl Vinson.
Tempo de leitura: 4 minutos
 F-35C da Marinha dos EUA

Surgiram imagens de um caça furtivo F-35C da Marinha dos EUA caindo no Mar da China Meridional no início desta semana. O F-35C, um caça furtivo, o mais novo jato da frota da Marinha dos EUA, caiu no porta-aviões USS Carl Vinson durante operações de rotina na segunda-feira, informou a Marinha.

O avião de guerra de 100 milhões de dólares atingiu o convés de voo do porta-aviões de 100.000 toneladas e depois caiu na água quando seu piloto ejetou, disseram oficiais da Marinha. O piloto e seis marinheiros a bordo do Vinson ficaram feridos.

 

A Marinha americana corre contra o tempo para resgatar um de seus caças do fundo do oceano — antes dos chineses.
 

Um porta-voz da 7ª Frota da Marinha dos EUA disse na sexta-feira que uma investigação sobre o incidente continua enquanto confirma que as imagens que surgiram nas mídias sociais desde o acidente são genuínas.

"O navio avaliou que o vídeo e a foto divulgados pela imprensa foram feitas a bordo do USS Carl Vinson durante o acidente", disse o comandante. Hayley Sims, oficial de relações públicas da 7ª Frota, disse.

Uma foto ainda mostra o caça furtivo flutuando na superfície do Mar da China Meridional, com a cabine aberta e o assento ejetável ausente. Um vídeo mostra o F-35 em sua aproximação de pouso para o porta-aviões, mas é interrompido antes que o avião atinja o convés de voo.

A Marinha disse no início desta semana que os danos ao Vinson foram apenas superficiais, e que o porta-aviões retomou as operações normais. Um esforço para recuperar o caça do fundo do Mar da China Meridional começou, disse o tenente Nicholas Lingo, outro porta-voz da 7ª Frota.

Analistas disseram que levantar a aeronave provavelmente seria uma operação complexa e que seria monitorada pela China, que reivindica quase todos os 1,3 milhão de milhas quadradas do Mar do Sul da China como seu território.

O F-35C contém algumas das tecnologias mais avançadas da Marinha, e os analistas disseram que Washington gostaria de mantê-lo fora das mãos de Pequim.

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores da China disse na quinta-feira que estava ciente de que um caça furtivo da Marinha dos EUA caiu no Mar do Sul da China, mas "não tinha interesse em seu avião".

"Aconselhamos [os EUA] a contribuir mais para a paz e a estabilidade regionais, em vez de exercer força a cada curva [no Mar do Sul da China]", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.

 

 

...

Redação MundoZ!
Author: Redação MundoZ!
Se você gostou do nosso artigo curta, compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar criando matérias interessantes e conteúdos incríveis para nossos leitores.