Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

Comportamento animal: o que significa o cão lamber muito a pata?

Se o seu amiguinho pet anda lambendo as patinhas, fique de olho nesses sintomas.
Tempo de leitura: 5 minutos
Cachorro lambemdo a pata.

As patinhas do seu cachorro precisam de cuidados especiais, ainda mais se ele costuma fazer passeios fora de casa. É importante fazer a limpeza correta, usando um pano umedecido em água e sabão neutro, ou produtos próprios para isso, além de cuidar dos pelos, no caso das raças mais peludas.

O motivo? A sujeira presa nas patas pode incentivar o animal a lambê-las constantemente, porém, essa não é a única causa do problema. Muitas vezes é uma questão de comportamento, um sinal que seu amigo dá, e pode ser necessário o uso de remédios para cachorro no tratamento.

Então, se você já percebeu que seu companheiro canino lambe as patas com frequência, veja agora quais são os principais motivos que o levam a fazer isso.

Alergia nas patas dos cachorros

A alergia nas patas dos cachorros pode surgir por causa de pulgas, outros parasitas, ou contato com substâncias químicas, como produtos de limpeza usados na casa. É comum que aconteça a perda de pelos e vermelhidão ao redor das patinhas.

Para combater a alergia é importante identificar a causa. No caso dos parasitas, os medicamentos antiparasitários podem ajudar. Outra dica é trocar os produtos usados na limpeza da casa e manter o pet longe enquanto você arruma o espaço dele.

Ansiedade dos cachorros

A ansiedade nos cachorros, o tédio e o estresse podem surgir por mudanças de comportamentos dos donos em relação ao cão. Por exemplo, se antes você passava bastante tempo em casa e agora precisa sair para trabalhar fora.

O resultado é uma mudança comportamental no animal: ele começa a lamber as patas na tentativa de se distrair e acalmar. A dica para evitar o problema é deixar muitos brinquedos à disposição e mostrar ao seu companheiro que ele continua sendo amado.

Higienização em cachorros

Este é um motivo que não precisa preocupar os donos. Quando as 'lambeduras' acontecem de vez em quando, em momentos específicos, seu amigo está apenas limpando as patinhas.

Ele pode ter pisado em algo na grama, inclusive no próprio xixi, e está fazendo a higienização natural. Se desejar, você pode ajudá-lo com produtos específicos para as patinhas.

Quando os cachorros sentem dor nas patas

Seu companheiro pet também pode estar sentindo dor nas pastas, por isso a 'lambedura' frequente. Ele pode ter machucado a pata durante uma caminhada, resultado de uma queimadura no asfalto, por exemplo, ou ter pisado em algo que cortou ou incomodou.

A queimadura pode ser notada com as almofadas das patinhas mais secas. Para ajudá-lo e diminuir as lambidas, passe um hidratante. Percebeu algum machucado mais grave? Leve seu cão para uma visita ao veterinário.

Cachorros com unhas quebradas

As unhas quebras dos cachorros também podem causar incômodos. Caso não sejam cortadas ou gastas naturalmente, podem quebrar e até entrar nas almofadas das patas. Quando uma unha quebra muito curta, assim como acontece com os seres humanos, causa dor no pet. Por isso ele lambe a pata a toda hora.

Apesar de poder ser tratado em casa, é indicado consultar o veterinário, ainda mais quando a unha encravou. Pode ter alguma infecção e, além de remover o pedaço de unha da almofada da pata do cachorro, será necessário o uso de anti-inflamatório e outros medicamentos.

Parasitas nas patas do seu cachorro

Pulgas, carrapatos e outros parasitas podem ser os causadores da ação do cachorro em lamber tanto as patas. Eles causam incômodo e coceira, por isso, seu companheiro canino insiste tanto nas lambidas.

Carrapatos precisam ser removidos o quanto antes, ainda mais pelo risco da doença do carrapato. Os remédios antipulgas e parasitas são os mais recomendados e podem ser dados por via oral ou passados no pelo.

Corpo estranho nas patas dos cachorros

A entrada de um corpo estranho na patinha, como um espinho ou caco de vidro também deixa o pet muito incomodado. A lambida é uma tentativa de retirar o objeto, e, ao mesmo tempo, tratar o machucado.

Alguns sinais desta situação podem incluir dificuldade para caminhar, sangramentos e pequenas protuberâncias em alguma parte da pata. Caso o animal fique agressivo e não deixe mexer nas patas, o melhor é contar com ajuda profissional para retirar o corpo estranho.

 

Veja também

- Dicas para viajar com bichinhos de estimação
- Comportamento animal: o que significa o cão lamber muito a pata?
- Como dar banho nos gatos?

 

...





Author: Bianca Bezerra - Colaboração para MundoZ!