MundoZ! Portal de Conteúdo.

Empreendedorismo

Cinco filmes sobre empreendedorismo para te Inspirar

O sucesso não está propriamente na ideia, mas na forma como a executamos. E ninguém melhor para nos mostrar isso do que os grandes nomes do empreendedorismo.

Empreender é o sonho de muitas pessoas, porém não é uma tarefa fácil! Seja um negócio físico ou virtual, abrir uma empresa exige dedicação, foco e persistência. Para criar seu próprio negócio online, o primeiro passo é criar um site e estar presente nas redes sociais para conseguir se aproximar do seu cliente em potencial.

Além disso, buscar conhecimento e inspiração além de elaborar um bom plano de negócios também é de grande ajuda nesta fase. E se você está em busca de inspiração acompanhe nosso artigo onde listamos os cinco filmes sobre empreendedorismo que pode ser ótimas fontes de grandes ideias para você!

Por que assistir filmes sobre empreendedorismo?


Filmes sobre empreendedorismo mostram o comportamento de grandes empreendedores que fizeram história, e também demonstram que os maiores empresários do mundo já passaram por dificuldades antes de alcançar o sucesso.

São histórias que ressaltam a importância de se persistir no que você acreditamos, enfatizando a diferença que resiliência pode fazer na vida de um empreendedor.

O que se pode aprender com esses filmes?


Mais do que conhecer as características importantes dos grandes empreendedores e o perfil ideal para o mundo dos negócios, é possível aprender de forma leve e descontraída alguns conceitos mais 'densos' e difíceis, como a importância de uma boa gestão de capital de giro ou o que é como se pode tirar proveito de um sistema de crowdfunding, ou mesmo sobre
banking as a service, investidores-anjo, stakeholders e muitos outros.

Além disso, essa é uma maneira divertida para se manter motivado, mesmo em tempos de dificuldades. 

Cinco filmes sobre empreendedorismo para se inspirar

1 - Walt Antes do Mickey (2015)



Quem olhava para Walt Disney, dono de um império bilionário, nem conseguia imaginar que ele começou aquela empresa do zero.

Neste longa sobre empreendedorismo, podemos acompanhar a trajetória do empresário que criou o personagem de desenho mais famoso da história: Mickey Mouse. Mesmo contra a vontade de sua família e a falta de apoio, Walt Disney decidiu persistir na sua ideia de criar uma empresa de animação.

O filme também retrata as dificuldades enfrentadas pelo empresário para alcançar o sucesso, como a fome, a necessidade de fazer inúmeros empréstimos para viabilizar a empresa além da dificuldade de pagar as contas da negócio.

No decorrer da história, vemos a importância de se confiar na intuição, não desistir, ter um plano de ação e contar com uma boa equipe ao seu lado.


2 - Joy: o nome do sucesso (2015)



Joy Mangano é uma jovem divorciada e mãe de dois filhos. Apesar de sua complicada história de vida cheia de conflitos familiares, ela criou um produto que alcançou grande sucesso de vendas e que a tornou uma das empreendedoras mais bem-sucedida dos Estados Unidos.

Além de ser uma incrível história de superação, serve de incentivo para milhões de mulheres que desejam se destacar no mundo dos negócios. No longa, é possível ver como comportamentos e características que fizeram de Joy uma empreendedora de destaque, como autoconfiança, perseverança, criatividade e poder de persuasão podem desequilibrar o jogo em favor de quem domina essas softskills.


3 - Coco, antes de Chanel (2009)



Outro filme sobre empreendedorismo que conta a história de uma empresária e mulher de sucesso é Coco antes de Chanel, que retrata a trajetória da estilista francesa Gabrielle Chanel. O longa mostra como Gabrielle, que começou sua trajetória como costureira e cantora de cabaré em uma pequena cidade, revolucionou a moda de seu tempo e criou um verdadeiro império.

Ela é visionária, persistente e corajosa, além disso, acredita no que está fazendo, quebra os padrões e encontra oportunidades quando parece que não há mais esperança. Uma grande lição para quem está criando seu próprio negócio agora!

4 - O Lobo de Wall Street (2013)


Embora seja focado no mercado financeiro, o filme traz grandes lições sobre empreendedorismo, mais especificamente o que não fazer nessa carreira se você quiser construir sucesso de forma sólida e duradoura.

O longa retrata a história real de Jordan Belfort, um corretor de Wall Street que decidiu aproveitar as oportunidades e abrir sua própria corretora de valores. Você aprenderá sobre como ambição e persuasão são importantes no mundo do empreendedorismo, e verá como Jordan fez de tudo para alcançar seus objetivos. Porém, também entenderá como é necessário ter limites para evitar grandes problemas.


5 - Steve Jobs (2016)


A Apple é uma marca revolucionária que revolucionou a indústria dos celulares no final dos anos noventa. Por trás dela, estava Steve Jobs, um empreendedor que começou em uma garagem, mas que sabia exatamente onde queria chegar. O longa mostra os bastidores por trás da criação de uma grande marca que se tornou sucesso mundial. Ainda retrata como Jobs foi revolucionário em seu tempo e que, apesar dos seus defeitos, tinha verdadeira paixão por suas ideias. 

A grande lição que podemos tirar de Steve Jobs - o filme - é sobre acreditar em sua própria ideia, e além disso saber como lidar com investidores, apostar em conceitos inovadores e tratar de questões burocracias.

Esperamos que nossa pequena lista de grandes filmes sobre empreendedorismo sirva como fonte de inspiração e motivação para você que está iniciando a trilhar esse fantástico caminho que é o do empreendedorismo. Te desejamos muito sucesso e nos vemos no podium.

 

...

Author: Paula Moraes - Colaboração para MundoZ!

RELACIONADOS

10 filmes que empreendedores não podem perder

Empreendedorismo

Topo