Empreendedorismo

O Que é SAC 3.0: A importância da tecnologia no atendimento ao cliente

O SAC 3.0, uma revolução no processo de atendimento ao cliente, promovendo a aproximação dos consumidores com as empresas.
Tempo de leitura: 4 minutos.
O Que é SAC 3.0: A Importância da Tecnologia no Atendimento ao Cliente

SAC 3.0, a metodologia que está revolucionando os setores de atendimento ao cliente nas empresas mais inovadoras do mercado, fique comigo, neste artigo vamos entender o que é o SAC 3.0 e como ele pode ajudar o seu negócio a crescer.

De alguns anos para cá, o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente e informado. Pensando nisso, foi criado um novo conceito de Atendimento ao Cliente. Trata-se do SAC 3.0.

RELACIONADO: Os cinco tipos de clientes que você tem na sua empresa

Esse termo nasceu a partir de um outro, o de consumidor 3.0, que se originou do avanço da tecnologia e da crescente expansão das redes sociais. Afinal de contas, o consumidor está mais conectado do que nunca e neste novo cenário o SAC 3.0 tem contribuído para um serviço de atendimento ao cliente cada vez melhor.

A Evolução do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente

No início, o serviço de Atendimento ao Cliente era realizado quase que exclusivamente por telefone. No entanto, o processo era engessado e repleto de burocracia, o que acabava gerando insatisfação por parte dos clientes, até mesmo quando em situações onde era preciso resolver as questões mais simples. Enfim, esse processo era chamado de SAC 1.0.

Com o passar do tempo, sempre buscando formas de melhorar a experiência do consumidor ao entrar em contato com a empresa, criou-se o conceito de SAC 2.0.

Que corresponde ao uso de canais digitais para oferecer o atendimento ao cliente, como é o caso de redes socais, por exemplo, com a finalidade de tornar o processo mais ágil e simplificado.

Com esse novo formato de atendimento, esperava-se também garantir maior comodidade ao cliente, bem como uma melhor interação por meio da troca de mensagens.

Foi então que, para prover ainda mais praticidade na relação do cliente com a empresa, e melhorar o engajamento, foi criado o conceito de SAC 3.0. Visto que a tecnologia está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Atualmente, os usuários passam horas conectados nas redes sociais, principalmente.

Por isso, no SAC 3.0, são usados os mais diversos canais digitais para oferecer um atendimento mais ágil, eficiente e de qualidade. proporcionando, por meio desses canais, uma melhor interação entre cliente e empresa.

Afinal, como o cliente está mais informado, ele também ficou mais exigente, e com o poder de compra nas mãos. Portanto, as suas ações e opiniões podem impactar na reputação da sua empresa ou marca de forma positiva ou negativa.

Dessa forma, o SAC 3.0 utiliza todas essas ferramentas com a finalidade de proporcionar um atendimento mais facilitado e eficiente para o cliente, tornando a sua experiência bem mais agradável.

Como a Tecnologia Pode Mudar o Atendimento ao Cliente?

Os novos processos tecnológicos, as empresas passaram por uma série de mudanças de uma forma geral. Por isso, para “sobreviverem” no mercado, e serem capazes de oferecer um atendimento de qualidade para os clientes, elas devem se adaptar à nova realidade implementando tecnologias inovadoras que facilitam o atendimento, e tornam os processos mais ágeis.

Do mesmo modo, também é preciso conhecer os clientes, e saber identificar seus desejos e necessidades. E através do SAC 3.0, as marcas têm a chance de conhecer bem o perfil dos seus clientes, para identificar exatamente aquilo que precisam.

Passo a Passo de Como Fazer o SAC 3.0

Para que você possa implementar o SAC 3.0, será preciso reunir três importantes pontos. São eles: análise, conhecimento e automatização.

Vejamos quais são as principais características de cada um desses pontos, e qual a sua importância:

• Análise

Em primeiro lugar, você precisa analisar os mais diversos dados dos usuários e isso só é possível com o emprego de soluções de inteligência artificial. Afinal de contas, à medida com que o SAC foi evoluindo, obter o máximo possível de informações dos clientes em vários canais se tornou essencial.

Pois, conforme os resultados obtidos com o uso da inteligência artificial, as empresas serão capazes de identificar o perfil dos clientes. Da mesma forma, também será possível criar e direcionar melhor as estratégias para aperfeiçoar os serviços de Atendimento ao Cliente.

• Conhecimento

Uma vez que você realizou a análise dos dados do clientes, você terá mais clareza para identificar as oportunidades. Com isso, também conseguirá elaborar melhores estratégias de atendimento.

Assim, quando for possível identificar alguma dúvida dos clientes sobre um produto ou serviço, por exemplo, você tem a chance de oferecer informações mais claras, melhorando a experiência do consumidor.

Do mesmo modo, também é essencial identificar qual o canal usado pelo cliente, ficando bem mais fácil garantir o atendimento exatamente no canal que ele utiliza. Ademais, você também poderá direcionar as suas estratégias de forma mais assertiva, atingindo exatamente o seu público-alvo.

Por isso, para melhorar o engajamento do público, e garantir que ele tenha um atendimento facilitado quando precisar, busque oferecer o Serviço de Atendimento no canal usado por ele.

• SAC 3.0 e a Automatização

Oferecer um atendimento de qualidade e com rapidez sempre foi essencial para garantir a satisfação do cliente. Além disso, como o mercado atual está cada vez mais competitivo, para conseguir se sobressair, é essencial estar na frente da concorrência.

E com a utilização de soluções de automação, fica muito mais fácil melhorar a agilidade dos processos de atendimento. E isso faz toda a diferença numa época em que os consumidores esperam respostas e soluções cada vez mais rápidas.

O que nos faz atentar para o fato de que as empresas precisam garantir que seus canais de atendimento estejam disponíveis para o consumidor 24 horas por dia, sete dias por semana. E para facilitar a automação do atendimento usando o SAC 3.0, é possível implementar sistemas de chatbot, por exemplo, ou outro assistente conversacional, como assistentes virtuais.

Tecnologias que permitem um atendimento mais prático, pois podem ser acessados em qualquer celular. Aliás, o uso dessa tecnologia também contribui para que a empresa consiga identificar novas oportunidades de negócios, assim como melhorar o engajamento com o seu público.

O SAC 3.0 corresponde a uma verdadeira revolução no processo de atendimento ao cliente, promovendo a automação do setor de atendimento e aproximando os clientes da empresa. O resultado é uma grande transformação digital na forma como as empresas interagem com seus clientes.

 

Author: JACIMAR SILVA - Colaboração para MundoZ!

Topo