Mundo Z! É muito mais conteúdo para você.
  • Pesquisar
  • Abrir menu

KPI: o que é, para que serve e como utilizar

Uma pessoa verificando KPIs no dashboard do sistema ilustra nosso artigo sobre:  KPI: o que é, para que serve e como utilizar.

É preciso saber exatamente onde se quer chegar e ter uma estratégia clara de quais serão os passos para atingir o objetivo. KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Desempenho) é utilizado para medir o desempenho dos processos realizados dentro de uma empresa e, a partir disso, adquirir informações para estabelecer objetivos. Esse é um indicativo muito utilizado por executivos e chefes em suas gestões, pois possibilita a comunicação referente ao desenvolvimento da organização aos colaboradores. Um dos desafios encontrados na construção do KPI é definir uma meta a ser alcançada. É preciso o gestor saber exatamente onde quer chegar e tenha planejado quais serão os passos dados para atingir o objetivo, seja a prospecção de clientes ou melhorias de posicionamento em setores da empresa.

Muitas organizações têm cometido o erro de utilizar grandes esforços em atividades não tão relevantes para o seu público. É justamente esse erro que se reflete no KPI, já que as metas estão sendo estabelecidas de maneira equivocada.

Como definir os objetivos do KPI

Para conseguir definir KPI, podendo ele ser para a busca de novos clientes, ou saber exatamente onde se quer chegar, é necessário utilizar uma metodologia capaz de auxiliar nessa definição. Entre as existentes podemos citar a SMART (specific, measurable, attainable, relevant e time-bound ou português: específico, mensurável, atingível, relevante e temporizável):

Específico: Ticket médio por cliente;
Mensurável: Medido por uma ferramenta financeira;
Atingível: Lançamento de novos benefícios;;
Relevante: Aumento do ticket médio permitindo uma boa saúde financeira;
Temporizável: Duração de um ano.

Veja também
Como vender banners e espaços publicitários.

Como mensurar um indicador-chave de desempenho?

Mensurar resultados é muito importante para quem tem um negócio e vive investindo, por isso a utilização de ferramentas eficientes com essa finalidade são sempre bem vindas, ainda mais às organizações em busca cliente.

Por exemplo, no marketing digital o KPI é utilizado como um indicador de desempenho de cada uma das metas estabelecidas, permitindo um acompanhamento imediato durante as ações. Ele fornece informações com o intuito de facilitar a compreensão do andamento da campanha.

Entre as empresas utilizando essa métrica para monitorar o seu trabalho, garantindo os resultados de seus clientes sejam alcançados, podemos citar o Busca Cliente.

Quais as vantagens de se atentar aos KPI?

Quando bem aplicado, o KPI proporciona grandes benefícios ao negócio. O rastreamento de falhas nos procedimentos internos pode ser identificado com maior agilidade podendo otimizar seus recursos conforme surgir necessidade.

Além disso, ele ainda oferece a oportunidade para empresa criar fluxo de melhoria contínua, sendo que o KPI pode ser um objetivo simples em um primeiro momento, mas que levará a outro maior.

Quando avaliamos os fatores que mais impactam no lucro da organização fica mais fácil alinhar uma estratégia para modificar este cenário, melhorando a qualidade dos produtos e serviços entregues pelos colaboradores e também os procedimentos internos, os quais possam estar atrapalhando uma entrega melhor ao consumidor final.

Existem outras métricas capazes de auxiliar na melhora organizacional visando sempre alcançar os resultados esperados pela empresa que pode ser aumento de vendas, busca cliente e até melhora no relacionamento entre cliente e marca.

Em resumo, estratégias para a prospecação de novos clientes ou mesmo para fidelizar os atuais, o KPI é um indicador fundamental.

RELACIONADO - Como criar um KPI

Roberta Matta - Colaboração para Mundo Z!
Author: Roberta Matta - Colaboração para Mundo Z!Website: https://www.talentii.com.br/
Roberta Matta é formada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá, e pós graduada em Gestão de pessoas. Desde 2005 atua em Recursos Humanos, tendo passado por empresas de pequeno, médio e grande porte. Trabalhou em diversos segmentos, como transporte, Oléo e Gás, Construção e Montagem Industrial, Varejo e Consultoria. Atualmente é sócio diretora na Talentii, empresa idealizada para levar as melhores soluções de Recursos Humanos para o seu negócio. Apesar de termos inaugurado nossa marca em 2022, trazemos uma bagagem de mais de 15 anos de excelência em gestão de pessoas, contribuindo para o sucesso de organizações e carreiras em todo o mundo.